Fios mais opacos, pontas espigadas, aspereza… se essas são características facilmente identificáveis nas suas madeixas pode ser que você tenha o cabelo seco ou ressecado. Enquanto que o cabelo seco é uma pré-definição genética, o cabelo ressecado é uma consequência de fatores externos, como uso intenso de ferramentas de calor e químicas.
Mas algumas coisas são comuns entre o cabelo seco e o cabelo ressecado: frizz, quebra, pouco brilho, pontas duplas, falta de sedosidade e fios difíceis de pentear. Se esses efeitos te incomodam e você já fez de tudo pra resolver, saiba que mais do que apostar em uma potente hidratação para cabelo ressecado, eventualmente, você precisa deixar de fazer algumas práticas.
O cabelo seco ou o cabelo extremamente ressecado necessita de atenção e cuidados redobrados para não desequilibrar ainda mais a lubrificação das cutículas ou abri-las mais do que já estão.
E para te ajudar nessa, listamos os principais hábitos que quem tem cabelo seco deve passar longe ou até mesmo para você que não quer ter um cabelo ressecado no futuro.
Agora vamos lá: 10 coisas que você deve evitar caso tenha cabelo seco:
1) Usar ferramentas de calor excessivamente.
2) Abusar dos procedimentos químicos.
3) Lavar o cabelo todos os dias.
4) Usar água quente na lavagem.
5) Estilizar os fios com secador ou chapinha sem proteção térmica.
6) Exposição solar sem proteção UV nos fios.
7) Exagerar no uso de spray fixador ou texturizador.
8) Usar o shampoo errado para o seu tipo de cabelo.
9) Utilizar produtos que contém álcool na fórmula.
10) Negligenciar a hidratação dos fios.
Viu como com algumas pequenas mudanças na rotina capilar o seu cabelo seco pode ficar mais saudável e incrível? Não deixe de seguir nenhuma delas, viu?