Secure Adnxs

Cabelo cacheado masculino: dicas e cuidados!

por Carolina Glogovchan

Por muito tempo o cabelo cacheado masculino precisava, obrigatoriamente, se manter sempre curto. Lembra disso? Afinal, havia um forte estigma de que os homens não ligavam tanto assim para sua própria aparência. A boa notícia é que isso é passado!  Hoje, além de diversos produtos e técnicas pensadas exclusivamente para a beleza masculina, há muitas […]

Cabelo cacheado masculino: dicas e cuidados!

Por muito tempo o cabelo cacheado masculino precisava, obrigatoriamente, se manter sempre curto. Lembra disso? Afinal, havia um forte estigma de que os homens não ligavam tanto assim para sua própria aparência. A boa notícia é que isso é passado!  Hoje, além de diversos produtos e técnicas pensadas exclusivamente para a beleza masculina, há muitas […]

Por muito tempo o cabelo cacheado masculino precisava, obrigatoriamente, se manter sempre curto. Lembra disso? Afinal, havia um forte estigma de que os homens não ligavam tanto assim para sua própria aparência. A boa notícia é que isso é passado! 

Hoje, além de diversos produtos e técnicas pensadas exclusivamente para a beleza masculina, há muitas opções de cortes diferentes que valorizam a curvatura do cabelo cacheado masculino. Quer descobrir como valorizar ainda mais a cabeleira com truques simples e fáceis? Bora conferir! 

Tipos de cabelo cacheados masculino

O primeiro passo para um cabelo cacheado bonito e cheio de vida é entender melhor a estrutura dos fios cacheados. Assim como os cabelos femininos, os cabelos dos homens também são classificados em quatro tipos. O tipo 1 são os cabelos lisos. O tipo 2 são os cabelos ondulados, com cachos leves e soltos. O tipo 3 são os cabelos cacheados, que contempla os cachos mais definidos e anelados. Por fim, os cabelos que fazem parte tipo 4 são os cabelos crespos, com cachos pequenos e estreitos que tem o formato de “Z”.

Cada tipo de cabelo tem necessidades específicas e conhecendo-os melhor, fica mais fácil entender as características desse tipo de fio. Nesse mesmo princípio, o tipo de fio também pode ajudar a encontrar o melhor corte.

Quem tem cachos tipo 4, por exemplo, e gosta de um cabelo bem alto e estruturado, pode investir nos cortes geométricos e em camadas, que ajudam a ganhar volume. Já os cortes em degradê e repicados ficam ótimos para quem quer manter o comprimento mais longo e definir melhor os cachos. Já quem busca diminuir o volume e manter os fios mais alinhados, pode optar pelos cortes mais retos. 

Como finalizar o cabelo cacheado masculino?

Muitas vezes o cabelo cacheado masculino precisa de uma mãozinha para ficar mais definido. Mas, o que é finalizar o cabelo? Entre as mulheres esse é um termo comum, mas entre os homens, será que faz sentido?

Finalizar o cabelo é o termo que se refere à última etapa de cuidados com os fios. É o processo que visa definir os cachos, reduzir o frizz e garantir um aspecto saudável e bem cuidado às madeixas.

Para finalizar o cabelo cacheado masculino, o caminho é o mesmo que o feminino: com os cabelos úmidos, aplique um creme de pentear ou ativador de cachos em todo o cabelo. Aqui, conhecer o tipo de cabelo também favorece o resultado ideal, pois o indicado é usar produtos finalizadores específicos para sua curvatura. 

Após aplicar o produto, é possível escolher – conforme o comprimento do cabelo – uma técnica de finalização. Entre as mais famosas está “fitagem”, que consiste em separar mechas de cabelo em fitas e, com um pouco de creme nas mãos, esticar os fios com os dedos, e depois amassar os cachos de baixo para cima, ajudando a formar os cachos. Essa técnica é ideal para fios médios e longos. Já quem possui fios mais curtos pode usar pente ou até mesmo os dedos para favorecer a formatação dos fios. 

Para cabelos crespos masculinos, uma técnica de finalização que faz muito sucesso é a nudred, que nada mais é do uma esponja específica que formata os fios. Em apenas 15 minutos é possível texturizar os fios, deixando-os bem estilosos. 

Como cuidar do cabelo cacheado masculino?

O cabelo cacheado masculino, assim como o feminino, exige cuidados para estar sempre bonito e saudável – e o principal deles é mantê-lo bem hidratado. Isso porque, devido a curvatura do fio, a oleosidade natural produzida no couro cabeludo tem mais dificuldade de chegar até as pontas. É por isso que os cabelos dos tipos 3 e 4 costumam ser um pouco mais ressecados e fragilizados que os ondulados.

Para evitar que esse ressecamento natural danifique a fibra e torne os fios opacos e sem vida, o ideal é fazer um cronograma capilar. Nessa rotina de cuidados, é possível intercalar no período de um mês, tratamentos de hidratação, nutrição, umectação e reconstrução. Assim, é possível garantir a reposição hídrica, lipídica e proteica dos fios, mantendo-os sempre saudáveis. 

Além disso, contar com bons produtos de finalização para seu tipo de cabelo, favorece não só a formatação, mas também a reposição de nutrientes que os fios precisam. 

Dicas de produtos para o cabelo cacheado masculino

Agora que você já percebeu que não dá pra usar qualquer produto no cabelo cacheado masculino, é hora de conhecer nossas indicações:

Kit Shampoo e Condicionador S.O.S Bomba Original

O Kit S.O.S Bomba Original com Shampoo e Condicionador conta com fórmula poderosa e dermatologicamente testada para combater a queda de cabelo, além de crescimento capilar comprovado e fios hidratados e saudáveis. Com Whey protein, Vitamina A, D-pantenol e Biotina em sua formulação, os fios vão ganhar muito mais força e vitalidade. 

Kit S.O.S Cachos com Super Óleos e Óleo de Coco

Quando o assunto é tratamento, o Kit S.O.S Cachos com Super Óleos e Óleo de Coco oferece cuidados completos para o cabelo cacheado masculino. Com uma poderosa combinação de óleos, os produtos proporcionam hidratação intensa, nutrição profunda e definição dos cachos.

Creme Para Pentear #todecacho Cachos dos Sonhos

Uma ótima opção de creme para finalizar é o Creme para Pentear #todecacho Cachos dos Sonhos, que trata os fios, garantindo formato aos cachos e, ainda, promove definição da raiz às pontas, ação extracondicionante, cachos soltos e volume extra. Sua fórmula conta com óleo de amêndoas e vinagre de maçã.

Gel de Definição #todecacho Babosa

Para quem não abre mão do gel e quer garantir cachos definidos por mais tempo, sem pesar e ainda garantir a hidratação, o Gel de Definição #todecacho Babosa é perfeito. Com babosa e extrato de alecrim, ele define enquanto garante fixação duradoura dos cachos, promovendo ação extracondicionante e crescimento saudável dos fios.

FAQ

O que é bom para cabelo cacheado masculino?

Para manter o cabelo cacheado masculino sempre saudável é fundamental garantir que os fios estejam sempre hidratados. Aqui, portanto, vale aplicar máscaras de hidratação toda semana ou usar um óleo de umectação antes de lavar os fios. Se sentir os cabelos quebradiços e sem vida, dedique-se a um cronograma capilar completo, intercalando hidratação, nutrição, umectação e reconstrução. 

Como ativar os cachos do cabelo masculino?

O mais recomendado para ativar os cachos no cabelo masculino é usar um creme de pentear ou ativador de cachos específico para o tipo de cabelo, e aplicar uma das técnicas de finalização, como fitagem, dedoliss e outras. 

Quantas vezes é recomendado lavar o cabelo cacheado masculino?

Por serem mais ressecados que os demais tipos de fio, é recomendado que o cabelo cacheado masculino seja lavado entre 2 e 3 vezes na semana. No entanto, para quem sente necessidade de lavar os fios todos os dias, por causa da academia, por exemplo, precisa considerar usar shampoos hidratantes e mais suaves, ou apenas fazer a lavagem com o condicionador. 

Qual o jeito certo de pentear o cabelo cacheado?

Ao desembaraçar cabelos cacheados, é essencial seguir algumas práticas para garantir o cuidado com os fios: nunca penteie o cabelo seco, utilize os dedos ou um pente para desfazer os nós durante o banho, aplique um creme apropriado para o seu tipo de cabelo antes de pentear e divida o cabelo em seções para simplificar o processo. Por fim, começa sempre pela pontas, assim, os nós vão se desfazendo com mais facilidade.

Quanto tempo demora para crescer um cabelo cacheado masculino?

De maneira geral, os cabelos crescem entre 1,3 a 1,5 cm ao mês, independentemente da curvatura. Contudo, os cabelos cacheados e crespos podem parecer que crescem mais lentamente devido aos cachos, que fazem com que pareçam mais curtos do que realmente são.

2.7/5 - (3 votes)
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Dicas e inspirações de como fazer a trança nagô Como fazer o cabelo crespo crescer: dicas para sua rotina de cuidados Matizador Salon Line: qual devo usar para o meu tipo de cabelo? Moreno iluminado em cabelo ondulado: tudo sobre a técnica que vai iluminar os fios Creme de uva: sua finalização com cheirinho de fruta
Pular para o conteúdo