Tem vontade de apostar no cabelo cacheado curto, mas acha que essa combinação não dá certo? Então saiba que você está completamente enganada, viu?! Trouxemos inspirações lindíssimas que dizem justamente o contrário. E para as que também têm medo de não parecer tão “feminina” assim, aqui vai a boa notícia: o cabelo não deve dizer nada sobre a sua feminilidade, ok?! Então bora ficar de olho nesse guia completo para você arrasar com o curtinho em todas as ocasiões.
Corte de cabelo cacheado curto para se inspirar
Praticidade e estilo – essas são as palavras que definem o corte curto. Por isso, se liga nessa seleção MARA que fizemos. Mas atenção: o ideal é sempre cortar os fios cacheados a seco. Isso faz com que o profissional tenha a real noção do tamanho do seu cabelo e evite o famoso fator encolhimento.
– Corte degradê arredondado
Conhecido também como “black power”, esse corte é perfeito para as cacheadas que tem o cabelo curto. Nele, as pontas são desconectadas e o formato redondinho permanece. Se quiser, você ainda pode apostar na franja curta para deixar o look mais moderno e descolado. Afinal esse modelito é puro poder.
– Undercut e sidecut
Ambos têm feito o maior sucesso entre as mulheres empoderadas. O undercut, por exemplo, significa “cortado embaixo”, ou seja, na parte inferior da cabeça. Deixa o look lindo e é perfeito para quem deseja criar um efeito degradê com a máquina. Já o sidecut, que vem também do inglês, significa algo como “cabelo raspado de lado” e sua principal característica é justamente raspar uma das laterais da cabeça e jogar o restante dos fios para o lado contrário. Antes de aderir a qualquer uma das opções acima, é preciso ter em mente que as versões são modernas e ousadas.
– Buzz cut
Conhecido também como cabelo careca, o objetivo desse modelo é raspar toda a cabeça. Sua grande vantagem é a liberdade e praticidade que proporciona ao look. Sem sombra de dúvidas é uma mudança bem radical no início, portanto não menos linda e charmosa.
– Corte em camadas
Embora seja o queridinho de quem tem as madeixas médias ou longas, o corte em camadas também fica incrível nos fios curtinhos e ajuda super a distribuir melhor o volume do cabelo. Quem tem o cacho mais aberto acaba ficando com mais definição, e quem tem que o fio crespo acaba ficando com o volume melhor distribuído.
– Blunt cut
Essa opção é perfeita para quem curte a base reta e o fio na altura do pescoço. Nele, o visual fica mais clean e o bacana é que cai bem em todos os tipos de rostos. As cacheadas e crespas adoram a versão.
– Pixie haircut
O pixie é considerado uma releitura do corte joãozinho e é um dos preferidos de quem deseja mudar completamente o visual. Se você quer deixar o cabelo bem curtinho, então a aposta é certa. Apresenta os fios bem baixinhos nas laterais e na nuca, e o topo com as pontinhas repicadas.
– Micro bob
Indicado para quem procura modelos inspirados na versão chanel. Mais curtinho do que o bob hair, o micro bob tem como principal característica os fios na altura das orelhas com as pontas desconectadas. Em até alguns casos, os fios da nuca são raspados para acompanhar a linha de corte das madeixas da frente.
– Tapered hair
Um corte moderno, sofisticado e ousado. Isso mesmo! O tapered hair é tudo isso e muito mais. Sua principal característica é a nuca e as laterais baixinhas, e até mesmo, raspadas. Entretanto, o topo da cabeça possui os fios volumosos com ou sem texturizações. Esse corte é ideal para quem quer deixar o estilo ainda mais em evidência.
– Long bob
O long bob é indicado para quem procura algo não muito longo, nem curto demais. Seu comprimento exato é na altura da clavícula (conhecida também como osso da saboneteira) ou encostando no ombro. É claro que o tamanho pode variar dois dedinhos para mais ou para menos, mas sempre nesse estilo. Vale lembrar também que o cabelo deve ficar um pouquinho maior na frente e com camadas atrás.
– Big chop
Já o big chop é o “grande corte” que acontece durante a transição capilar. Ele é responsável por tirar toda a parte do cabelo que ainda está com química, seja por procedimentos de alisamento ou relaxamento. Deve ser feito somente quando você se sentir confiante e preparada, ok?! Neste vídeo, a Digital Influencer Amanda Mendes mostra como foi participar do big chop da Dani. Dá só o play para conferir o grande corte libertador que revelou o quão lindo é o crespo dela.
Penteado para cabelo cacheado curto
Muitas pessoas pensam que penteados para cabelos cacheados curtos não existem. Eles não só existem, como são perfeitos para quem está atravessando a transição capilar, ou fez o big chop, ou ainda simplesmente só quer dar aquela inovada básica no look curtinho. Se você se identifica com alguma dessas situações, confira então as dicas a seguir.
– Coque abacaxi
Esse é o típico penteado que as cacheadas amam. E não é para menos, né?! Ele é simples, rápido de fazer e recebe esse nome justamente porque seu formato lembra a fruta. Para que o visual fique ainda mais maravilhoso, a dica é investir em cachos mega volumosos. Ah, e não se esqueça de usar um elástico de tecido para evitar que os fios se quebrem.
– Falso moicano
Já pensou em cortar o cabelo estilo moicano, mas faltou coragem? Dá para fazer um belo penteado imitando-o. Basta prender bem as laterais com grampos – escondendo-os entre os cachinhos, e soltar a parte superior (em cima da cabeça) de modo que ela pareça um topete. Você pode, inclusive, usar um pente garfo para deixar o penteado mais volumoso e alto.
Penteado com o cabelo preso
Desde um simples preso na lateral até o clássico e empoderado bantu knots. Veja as opções abaixo:
– Preso lateral
Chique e poderoso, o preso lateral é mais do que indicado para as donas de madeixas curtinhas. Basta puxar todos os fios para aquele seu lado preferido, prender com um elástico e, se desejar, deixar a raiz colada na cabeça com o famoso efeito molhado. Fala sério se não é puro bapho, hein?!
– Coque volumoso estilo gringa
Sim, ele faz o maior sucesso no exterior e chegou com tudo aqui no Brasil também. Para adotar o estilo, basta puxar todos os fios para cima e prender com um elástico. A Carol Soares ainda incrementou e finalizou o look com a gelatina. Ela aplicou o produtinho no famoso baby hair. Lindo, né?! Para conferir o passo a passo completo, basta clicar aqui!
– Space bun ou coque duplo
Outro penteado que também é garantia de sucesso é o space bun (ou coque duplo). O modelo não sai, literalmente, da cabeça das celebridades e it girls mais estilosas. A Amanda Mendes apostou no look e, para deixar o visual mais estiloso ainda, coloriu várias mechinhas do hair com as famosas cores fantasias. Além de descolado e lindo, é super indicado para quem tem atitude e estilo.
– Bantu knots
E como estilo é o que não falta nessa linda da Amanda, ao invés de um coquinho só, ela apostou em vários com o penteado bantu knots. Para quem não sabe, esse modelo carrega uma herança das tribos zulus da África e era muito usado por mulheres negras desde o século passado com o objetivo de definir os cachos e proteger os cabelos. Também fez muito sucesso nos anos 90 e, hoje, está entre os queridinhos das empoderadas maravilhosas.
Penteado com o cabelo solto
Também dá para brincar com modelitos lindos entre o solto e o semipreso. Confira alguns deles:
– Half bun ou coque meio preso
Essa versão lembra bastante o space bun, entretanto, nela o cabelo fica solto e apenas uma mecha generosa é separada no topo da cabeça para fazer um belo coque. O penteado deixa o look descolado e não dá nenhum trabalho na elaboração. De quebra, ainda salva qualquer bad hair day. A Ana Lídia ficou um arraso, né?!
– Trança nagô
Você deve estar se perguntando: mas a trança nagô não é feita com o cabelo todo preso? A resposta é simples: não necessariamente. Nesse modelo, por exemplo, a Sabrina Dibynis adotou a trança somente na parte superior da cabeça e deixou todo o restante solto com um volumão incrível nas alturas. Importante: esse penteado não é tão fácil de fazer como os outros. Talvez você precise de uma ajudinha, viu?!
– Semipreso lateral
Outra versão para quem ama deixar as molinhas em evidência. Isso porque o cabelo fica praticamente solto e, uma pequena parte, presa de lado. Ainda dá para incrementar o look com grampos. Neste caso, a Carol Soares fez uma simulação de “jogo da velha” com os acessórios. Ficou sensacional, né?!
Penteado com tranças
Para quem é apaixonada por tranças, mas não tem tanta habilidade assim para fazer, ou acha ainda que é impossível investir no modelito só por causa do comprimento curtinho do hair, A Ana Lídia Lopes mostra que dá, sim, para aderir ao look. E na falta de um, ela já ensina de uma só vez 4 penteados maravilhosos. Aperte o play para assistir!
Cabelo cacheado curto com luzes
– Luzes mel
O tom, sem sombra de dúvidas, é um dos melhores para luzes em cabelos cacheados. Tudo porque ele ilumina os fios com naturalidade e elegância, ou seja, deixa o visual com aquele aspecto natural de que “nasci assim”. Além disso, é uma excelente aposta para qualquer estação do ano já que é clássico e nunca sai de moda.
– Luzes loiras
Elas aparecem em diversos tons: dourado, amarelo, platinado, pérola, acinzentado, e por aí vai. Independente da tonalidade escolhida, as luzes loiras têm o poder de transformar o visual e iluminar os fios. Para conquistar o efeito, é necessário passar pelos processos de coloração ou descoloração, o que acaba, infelizmente, ressecando e danificando a fibra capilar. Então, hidratar os cachinhos é fundamental, ok?!
– Californianas
Diferentemente das luzes loiras, as californianas podem ser feitas em diferentes tons e têm como principal característica as pontas mais claras do que a raiz e o comprimento dos fios. O procedimento é inspirado nas surfistas da Califórnia, nos Estados Unidos.
– Ombré hair
Tem origem francesa e significa “sombreado”. Seu principal objetivo é clarear os cabelos com reflexos a partir da altura da orelha, com até quatro tons de cor abaixo da sua tonalidade atual. Sendo assim, as molinhas ficam com um efeito mais natural e não exigem necessariamente que os fios passem pelo processo de descoloração.
– Babylights
É uma tendência recente no mundo da coloração. São mechas bem fininhas que vem desde a raiz e são muito imperceptíveis. Tem esse nome justamente por lembrar a aparência delicada dos cabelos dos bebês e seu resultado ser bastante homogêneo.
Cuidados após iluminar os cachos
Naturalmente, o cabelo cacheado ou crespo já é mais ressecado por conta do seu formato em espiral. Por isso, com as luzes ou qualquer outra técnica de coloração/descoloração, esse ressecamento tende a aumentar. Então, é importantíssimo recorrer a um cronograma capilar. Ele é composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, e tem como objetivo devolver água, lipídeos e queratina que foram perdidos dos fios. Mas atenção: se você acha que esses tratamentos devem começar somente após o procedimento de clareamento, está muito enganada. É necessário começar a cuidar dos fios antes mesmo de passar pelos processos de coloração ou descoloração. Assim, você garante cabelos mais saudáveis, além de um resultado mais bonito.
Dica: não deixe de usar também produtinhos específicos para o seu tipo de cabelo, ok?! Hoje em dia o que não faltam são opções powers para definir os fios e tratar as madeixas como elas realmente merecem. Aposte sem medo!