Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados
box braids capa 533x800 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

As tranças afros são estilos de cabelo atemporais: afinal, há muitas décadas elas seguem sendo as queridinhas de muita gente. Versáteisl, apaixonantes e poderosas, as tranças box braids carregam uma profunda história de empoderamento negro, sendo uma importante aliada das cacheadas, crespas e principalmente de quem passa pela transição capilar. Mas não dá para negar que a existência das box braids é envolvida em muitos mitos, pouco conhecimento e diversas polêmicas.

Afinal, o que são as box braids, como adotar o visual sem danificar o cabelo natural e como usá-las de forma a aproveitar todo o poder e versatilidade deste tipo de penteado? Abaixo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre as tranças, para você adotar o visual sem medo de ser feliz!

O que é box braids?

box braids 1 630x788 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual
Penteado box braids tem origem africana e história marcada pelo empoderamento.

As tranças box braids são de origem africana e consiste no uso de uma fibra sintética trançada ou costurada junto aos cabelos para formar um penteado único. Ela carrega este nome justamente pela aparência de tranças “encaixadas”. São diferentes modelos e formatos e diversos tipos de materiais podem ser usados para criar um visual único, sendo o cabelo “fake”, a lã e o crochê as mais utilizadas. Em geral, levam cerca de 8 a 12 horas para serem feitas, em um procedimento que envolve destreza e paciência, e duram nos fios naturais por até 2 meses.

Muito mais do que apenas um visual capilar, as box braids são antigas, podendo ser traçadas para cerca de 3500 anos A.C, originadas na África do Sul. Na época, apenas mulheres ricas conseguiam gastar tanto tempo, esforço e material para trançar os cabelos, portanto, as box braids eram bastante simbólicas: quem as usava, recorriam às pedrarias, conchas e jóias coloridas para adorná-las – acessórios que também servia para comunicar o status econômico, a disponibilidade para o matrimônio e outras classificações sociais através do cabelo.

Hoje em dia, apesar de serem muito disseminadas no mundo inteiro e utilizadas por pessoas de qualquer gênero, as tranças ainda são um símbolo do empoderamento da mulher negra e da sua grande influência e contribuição para o mundo da beleza e da moda.

Tipos de tranças box braids: quais são as fibras sintéticas mais usadas?

box braids 2 630x788 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual
Diversos materiais podem ser utilizados para fazer as tranças box braids.

Versátil e democrática, as box braids podem ser feitas com uma variedade enorme de materiais, com diferentes resultados. Veja os mais utilizados:

Jumbo: é um material de fibra sintética feito especialmente para tranças, que imita o cabelo natural. É o tipo de fibra mais indicado para as box braids.

Kanekalon: a fibra kanekalon tem um acabamento com mais brilho e mais fino, o que faz com que ela seja um pouco mais fácil de trançar, pois embaraça bem menos do que o jumbo. No entanto, o aspecto dela não é tão natural, e também pesa bem mais.

Lã: muitas vezes, a lã é utilizada no lugar da fibra sintética para realizar as box braids. Aqui, não tem segredo: a lã oferece uma maior variedade de cores e é bem mais em conta do que os outros materiais.

Linha de Crochê: bem mais leve que os outros materiais citados, a linha de crochê também oferece menos desconforto e é bem mais em conta do que os cabelos jumpo e kanekalon, além de oferecer mais atrito e durar mais tempo.

Como fazer tranças box braids?

box braids 3 630x788 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual
Método de tranças box braids necessita prática.

Para aprender como fazer as box braids perfeitas, você precisa de muita pesquisa e claro, prática! Veja o passo a passo:

Passo 1) antes de começar, escolha a fibra que será utilizada para trançar os cabelos, e separe-as conforme a espessura de trança que você fará.

Dica: tranças muito finas requerem mais destreza e experiência para acertar. Se estiver começando agora, prefira tranças mais grossas.

Passo 2) lave os fios e deixe-os secar completamente, sem produtos, antes de começar o processo de trançar;

Passo 3) desembarace todo o cabelo com uma escova de cerdas bem espaçadas;

Passo 4) selecione uma mecha na nuca e prenda o restante do cabelo;

Vale saber: novamente, é importante saber selecionar o tamanho: quanto menor a mecha, mais tranças serão necessárias.

Passo 5) aplique um gel capilar na extensão dos fios naturais separados, enluvando bem. Separe a fibra sintética e posicione-a sobre a mecha de cabelo natural. Dê uma volta bem apertada, se preferir, use um elástico para prender;

Passo 6) comece a trançar a fibra sintética com o cabelo natural, apertando bem próximo à raiz;

Passo 7) siga trançando, até atingir o comprimento desejado, e depois, prenda com um elástico. Corte o excesso de fibra com uma tesoura.

Passo 8) repita em todo o cabelo, até ter trançado todos os fios.

Passo 9) para garantir um acabamento perfeito das tranças jumbo, mergulhe as pontas em água quente, com muito cuidado, e deixe por 3 minutos. Isto garante que as pontas do material permaneçam seladas e não desfiem.

Como preparar o cabelo para box braids?

Ao contrário do que muitos pensam, as tranças box braids não ressecam e nem causam nenhum dano aos cabelos naturais. No entanto, antes de trançar o cabelo, é importante que os fios estejam fortes e sem danos, já que os tratamentos capilares como hidratação, nutrição e restauração são desaconselháveis durante o tempo em que o cabelo estiver trançado. O ideal é iniciar um cronograma capilar, visando o fortalecimento do cabelo, semanas antes do procedimento.

No dia que for trançar, prepare o cabelo cacheado para a aplicação das tranças. Anote a dica preciosa da Salon Line para fortalecer os fios: aposte em uma umectação com azeite de oliva, um bom shampoo antiqueda (o S.O.S Bomba Antiqueda é o nosso favorito!) e uma hidratação poderosa com babosa.

– Separe os cabelos sujos e secos em mechas, aplique o azeite de oliva extra virgem com as mãos, enluvando cada mecha cuidadosamente. Deixe agir por 2 horas;

– Lave os cabelos com o shampoo e o condicionador da linha S.O.S Bomba Antiqueda;

– Com os cabelos limpos, remova a aloe vera de dentro da folha de babosa com a ajuda de uma colher e amasse usando as mãos ou um garfo. Aplique a mistura sozinha ou com a Máscara de Hidratação S.O.S Bomba Antiqueda e deixe agir de 15 a 20 minutos. Depois disso, é só lavar e prontinho!

Salon Line recomenda:

O Kit #todecacho contém três máscaras de tratamento para garantir um cronograma capilar completo: a Máscara de Hidratação #todecacho Babosa, a Máscara de Nutrição #todecacho Coco e a Máscara de Reconstrução #todecacho Vinagre de Maçã que, quando combinadas, proporcionam uma rotina completa de cuidados para os cabelos ondulados, cacheados e crespos.

Modelos de penteados box braids

Os penteados com tranças box braids podem ser usados de diversas formas e, a maioria deles, é uma variação de alguns estilos:

Coques: certamente é a maneira mais popular para usar as box braids. O legal dele é que dá para variar bastante, desde algo feito bem no topo da cabeça ou mais para baixo, mais solto ou mais apertado, com ou sem acessórios, entre outros.

Twists: é possível torcer os fios e adicionar elementos extras para deixar o penteado mais criativo, como, por exemplo, torcer o rabo de cavalo ou a franja.

Tranças: pode até soar estranho em um primeiro momento, mas dá também para fazer tranças a partir das tranças e variar seu look com ideias criativas.

Confira alguns modelos para inovar no visual!

– Coque simples

Sim! É a maneira mais simples para quem adota as box braids. Basta torcer todos os fios e prender no topo da cabeça. O look fica com um tom clássico, formal e ao mesmo tempo estiloso. É garantia de sucesso!

– Coque clássico

Lembra bastante o coque simples, embora as torções aqui sejam mais alinhadas para que o penteado pareça um coque rosquinha – sem meia ou sem enchimento, tá?! O resultado é leve e valoriza super a beleza natural.

– Dois coques

É o típico penteado que se destaca na multidão e que é indicado para quem tem atitude mesmo. Basta dividir o cabelo em duas partes e prendê-las em coques separados. Fica ousado e divertido.

– Dois coques soltos

Tem muita semelhança com os “dois coques” que falamos acima, porém aqui eles são presos no alto e os fios da parte de baixo ficam mais soltos. O resultado é tão incrível quanto.

– Coque com franja lateral

Este é outro penteado clássico e muito glamouroso. Nele, o coque é feito também no topo da cabeça e a franja fica na lateral em cima da testa. É uma excelente opção para casamentos ou festas de formaturas.

– Coque com acessórios

Um jeito diferente de incrementar o look é adicionar acessórios como anéis em toda a extensão da box braids. Depois, é só criar o coque para o visual ficar mais ousado e lindo ainda.

– Coque com turbante

E por falar em acessórios, nada como um belo turbante para deixar o visual mais empoderado e maravilhoso, né?! É a combinação perfeita para aquele look elegante e com uma super atitude.

– Rabo de cavalo simples

É óbvio que esse clássico não poderia ficar de fora. Basta puxar todas as tranças para trás e prender com um elástico de modo que nenhuma fique de fora. Dica: escolha um elástico resistente para aguentar o peso das tranças, ok?!

– Rabo de cavalo preso de lado

Há quem prefira seguir a dica anterior, mas fazer o rabo de cavalo na lateral. Fica bapho também e você ainda pode escolher em fazer no alto ou mais embaixo. Ambos ficam sensacionais.

– Rabo de cavalo com lenço ou turbante

No rabo de cavalo também é possível adicionar acessórios e criar amarrações com lenços ou turbantes para deixar o visual ainda mais bonito e interessante.

– Semipreso

Também é muito fácil e simples de fazer. Basta pegar a parte em cima e prender, e deixar a parte de baixo solta. Dá um ar leve ao rosto sem perder o estilo clássico e romântico.

– Parte entrançado, parte solta

Esse é um ótimo exemplo em fazer tranças com as tranças. Basta pegar uma ou mais mechas do cabelo com box braids, trançar e deixar uma parte solta. Aqui, é só soltar a criatividade.

– Trança embutida

Ela é perfeita para quem deseja manter as madeixas sempre alinhadas, sem qualquer fio ou trança caindo no rosto. Só fique atento para não apertar demais o penteado, tá?!

– Torções para o lado

Este penteado é prático e ajuda a tirar qualquer fio do rosto. Pode ser facilmente obtido quando você torce e entrança o cabelo para o lado.

– Solto com acessórios

Não quer adotar nenhum dos penteados anteriores? Tudo bem! Você pode deixar as box braids soltas e adicionar algum acessório no cabelo como anel ou lenço. Ajuda a deixar o visual mais incrível ainda.

Como escolher uma trancista?

Encontrar a trancista perfeita para você é como encontrar o melhor cabeleireiro: existem várias por aí, então vale a pena procurar aquela que mais combina com o seu estilo! A dica é usar bastante as redes sociais e buscar inspirações das tranças que você amou e perguntar para as trançadas quem é o responsável pelo visual. É simples, só precisa de jeitinho e paciência.

Como cuidar das tranças box braids?

box braids 3 1 630x788 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual
Cuidados com as box braids são essenciais para manter o cabelo impecável.

Durante o uso das tranças, além de aproveitar cada segundo do seu novo visual, alguns cuidados também são imprescindíveis para preservar os fios. Reunimos aqui uma listinha com as melhores recomendações para ter com as suas tranças:

– Proteja o seu couro cabeludo: para dormir, invista nas toucas ou fronhas de cetim para proteger o couro cabeludo do atrito com o travesseiro, já que ele pode aumentar o ressecamento dos fios;

Lave as tranças pelo menos 1 vez por semana: utilize sempre produtos diluídos para que não acumulem nas tranças. Utilize também produtos liberados, para impedir que químicas nocivas presentes na fórmula de produtos não-liberados (silicones, petrolatos, óleos minerais e sulfatos) fragilizem ainda mais os fios.

Pegue leve nos penteados: sim, os penteados com tranças são poderosos, mas é importante não exagerar e fazê-los diariamente. Isto porque os penteados forçam a raiz do cabelo, aumentando a pressão no couro cabeludo. O resultado: feridas e lesões.

Anote a dica de hidratação: dilua um pouco da sua máscara de hidratação favorita com um pouquinho de óleo vegetal de sua preferência (pode ser o Óleo de Coco ou de Rícino) e água e borrife na raiz dos fios a cada 3 dias. Assim você previne o ressecamento e deixa o cabelo mais forte.

Como lavar box braids?

Fala a verdade, você em algum momento se perguntou se era possível lavar os cabelos com box braids, não é? Mas fica em paz, é super possível higienizar muito bem as madeixas trançadas. Se liga no passo a passo:

Passo 1) antes de começar, separe as tranças para facilitar a lavagem. Dilua a quantidade de shampoo que você utiliza normalmente em água, e aplique a solução direto no couro cabeludo;

Passo 2) enxágue com água fria ou morna, tomando cuidado extra para não deixar resíduos na raiz do cabelo. Aproveite a espuma e a água para lavar também o comprimento dos fios;

Passo 3) retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha, e deixe secar bem. Não use o jato quente do secador, pois o calor pode desmanchar as tranças e danificar os fios.

Dica: sabia que a Salon Line tem um shampoo pensado especialmente para o momento da higienização das tranças? O Shampoo #todecacho Estilização proporciona limpeza capilar profunda para cabelos estilizados com penteados, tranças e dreads, e conta com um bico dosador especial para a aplicação direta no couro cabeludo para proporcionar a remoção completa dos resíduos e cuidado para um couro cabeludo saudável.

Como acabar com frizz nas box braids?

Sim, as box braids podem ter frizz! Fique atenta às dicas para deixar os fios alinhados mesmo dentro das tranças:

– Invista em shampoos hidratantes para lavar as tranças para evitar o aspecto ressecado dos fios;

– Retire o excesso de água dos cabelos com uma toalha de microfibra e nunca faça o movimento de “esfregar” as tranças, e sim, pressione gentilmente;

– Aposte a touca de cetim para evitar o frizz e aumentar a durabilidade das tranças.

Tranças box braids cacheado: o estilo goddess braids

box braids 4 630x788 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual
Visual que mistura as tranças box braids com extensões cacheadas faz sucesso.

As goddess braids (em tradução livre, tranças de deusas) são um estilo único de box braids, adorado por ser ultra feminino e moderno. Elas são feitas a partir de extensões de cabelo jumbo encaracolados acrescentadas entre as tranças box braids tradicionais, seja em algumas mechas entre as madeixas ou apenas nas pontas. É ideal para quem busca um visual mais diferente do que as box braids comuns, ou para quem não abre mão do volume.

Box braids: dúvidas frequentes

box braids 5 630x788 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual
Tire suas dúvidas sobre as box braids antes de adotar o visual!

Ainda tem dúvidas se as box braids são o ideal para você? Se liga então neste checklist para se preparar de vez para a mudança do visual:

Quanto custa para colocar tranças box braids?

O custo das box braids depende muito do quanto a profissional cobra pela mão de obra, e também varia conforme a cotação do valor do material utilizado, já que a fibra jumbo e a kanekalon são materiais importados. Além disso, técnicas mais “elaboradas” também custam mais caro: por exemplo, o método “knotless”, que significa “sem nós”, que dá uma aparência mais natural para as tranças, custa mais caro, apesar de durar menos nos cabelos.

Quanto tempo demora para fazer tranças box braids?

Em média, fazer as box braids dura de 6 a 12 horas, variando conforme o comprimento, espessura e técnica utilizada.

Como amenizar a dor das box braids?

A dor causada pela aplicação das tranças costuma durar, no máximo, 3 dias, dependendo da sensibilidade do couro cabeludo. No entanto, para diminuir o desconforto, você apostar em alguns truques para “soltar” as tranças do cabelo, como usar o cabo do pente para aliviar a pressão, ou tomar um banho quente para que o vapor solte as tranças. Mas é importante que você faça isso apenas uma vez, para não diminuir a durabilidade do penteado.

Quanto tempo dura as tranças box braids?

O tempo de duração das box braids é relativo e varia conforme diversos fatores. Primeiramente, raízes lisas e onduladas têm mais dificuldade em “segurar” as tranças, já que não produzem atrito entre o fio natural e o sintético. Cabelos que crescem muito costumam dar às caras mais cedo, deixando a raiz exposta.

Em geral, se você começar a perceber dois dedos ou mais de raíz, fios soltos dentro da trança e mechas de fibras se soltando, está na hora de retirá-las.

Como fazer a manutenção das box braids?

Caso deseje continuar por mais tempo com as tranças, você pode pedir para que a trancista faça apenas a manutenção do penteado. Assim, as tranças vão ser desmanchadas e refeitas, reaproveitando o mesmo material (dependendo, é claro, do seu estado de conservação).

4.2/5 - (5 votes)

Posts Recentes: