Secure Adnxs

Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

por Flávia Gomes

As tranças afros são estilos de cabelo atemporais: afinal, há muitas décadas elas seguem sendo marca registrada de muita gente. Versáteis, apaixonantes e poderosas, as tranças box braids carregam uma profunda história de empoderamento negro, sendo uma importante aliada das cacheadas, crespas e principalmente de quem passa pela transição capilar. Mas não dá para negar […]

Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

As tranças afros são estilos de cabelo atemporais: afinal, há muitas décadas elas seguem sendo marca registrada de muita gente. Versáteis, apaixonantes e poderosas, as tranças box braids carregam uma profunda história de empoderamento negro, sendo uma importante aliada das cacheadas, crespas e principalmente de quem passa pela transição capilar. Mas não dá para negar […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados

As tranças afros são estilos de cabelo atemporais: afinal, há muitas décadas elas seguem sendo marca registrada de muita gente. Versáteis, apaixonantes e poderosas, as tranças box braids carregam uma profunda história de empoderamento negro, sendo uma importante aliada das cacheadas, crespas e principalmente de quem passa pela transição capilar. Mas não dá para negar que a existência das box braids é envolvida em muitos mitos, pouco conhecimento e diversas polêmicas.

Afinal, o que são as box braids, como adotar o visual sem danificar o cabelo natural e como usá-las para aproveitar todo o poder e versatilidade deste tipo de penteado? Abaixo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre as tranças para você adotar o visual sem medo de ser feliz!

O que é box braids?

As tranças box braids são de origem africana e consiste no uso de uma fibra sintética trançada ou costurada junto aos cabelos para formar um penteado único. Ela carrega este nome justamente pela aparência de tranças “encaixadas”. 

São diferentes modelos, formatos e diversos tipos de materiais que podem ser usados para criar um visual único: aqui vale apostar no jambo, kanekalon, lã e no crochê as mais utilizadas. Em geral, levam cerca de 8 a 12 horas para serem feitas, em um procedimento que envolve habilidade e paciência, e duram nos fios naturais por até 2 meses.

Muito mais do que apenas um visual capilar, as box braids são antigas, podendo ser traçadas para cerca de 3500 anos A.C, originadas na África do Sul. Na época, apenas mulheres ricas conseguiam gastar tanto tempo, esforço e material para trançar os cabelos, portanto, as box braids eram bastante simbólicas: quem as usava, recorriam às pedrarias, conchas e jóias coloridas para adorná-las – acessórios que também servia para comunicar o status econômico, a disponibilidade para o matrimônio e outras classificações sociais através do cabelo.

Hoje em dia, apesar de serem muito disseminadas no mundo inteiro e utilizadas por pessoas de qualquer gênero, as tranças ainda são um símbolo do empoderamento da mulher negra e da sua grande influência e contribuição para o mundo da beleza e da moda.

Tipos de tranças box braids

Tranças box braids com cachos: uma combinação única de texturas, adicionando um toque de glamour e estilo ao visual. Com cachos naturais ou sintéticos, essa opção permite uma variedade de looks, desde os cachos mais definidos até os mais volumosos e exuberantes. Ideal para quem busca um visual cheio de personalidade e charme.

Tranças box braids finas: uma excelente escolha para quem deseja um visual mais delicado e discreto. Com fios mais finos e precisos, essas tranças proporcionam um acabamento elegante e sofisticado, perfeito para quem prefere um estilo mais sutil. 

Tranças box braids grossas: uma opção ousada e cheia de atitude, perfeitas para quem deseja destacar-se e fazer uma declaração de estilo. Com fios mais espessos e volumosos, essas tranças adicionam textura e dimensão ao visual.

Tranças box braids curtas: são uma alternativa moderna e estilosa para quem busca praticidade e conforto no dia a dia. Comprimento na altura dos ombros ou até mesmo mais curto, esse estilo de tranças não costumam usar extensões. 

Trança box braids masculino: são uma tendência cada vez mais popular entre homens que desejam expressar sua individualidade e estilo pessoal. Com diferentes opções de comprimento, textura e estilo, as box braids oferecem uma maneira única de criar um visual marcante e autêntico. 

Quais são as fibras sintéticas mais usadas?

Versátil e democrática, elas podem ser feitas com uma variedade enorme de materiais, com diferentes resultados. Aqui, separamos os mais famosos:

Jumbo 

É um material de fibra sintética feito especialmente para tranças, que imita o cabelo natural. É o tipo de fibra mais indicado para as box braids.

Kanekalon

A fibra kanekalon tem um acabamento com mais brilho e textura mais fina, o que faz com que ela seja um pouco mais fácil de trançar, pois embaraça bem menos do que o jumbo. No entanto, o aspecto dela não é tão natural, e também pesa mais.

Muitas vezes, a lã é utilizada no lugar da fibra sintética para realizar as box braids. Ela não só oferece maior variedade de cores, como também é bem mais em conta do que os outros materiais.

Linha de Crochê

Bem mais leve que os outros materiais citados, a linha de crochê traz conforto e é bem mais em conta do que os cabelos jumbo e kanekalon, além de oferecer mais atrito e durar mais tempo.

Como fazer tranças box braids?

Para aprender como fazer as box braids perfeitas, você precisa de muita pesquisa e, claro, prática! Veja o passo a passo:

  • Passo 1) antes de começar, escolha a fibra que será utilizada para trançar os cabelos e separe-as conforme a espessura de trança que você fará. Dica: tranças muito finas requerem mais destreza e experiência para acertar. Se estiver começando agora, prefira tranças mais grossas.
  • Passo 2) lave os fios e deixe-os secar completamente, sem produtos, antes de começar o processo de trançar;
  • Passo 3) desembarace todo o cabelo com uma escova de cerdas bem espaçadas;
  • Passo 4) selecione uma mecha na nuca e prenda o restante do cabelo; Vale saber: novamente, é importante saber selecionar o tamanho: quanto menor a mecha, mais tranças serão necessárias.
  • Passo 5) aplique um gel capilar na extensão dos fios naturais separados, enluvando bem. Separe a fibra sintética e posicione-a sobre a mecha de cabelo natural. Dê uma volta apertada, se preferir, use um elástico para prender;
  • Passo 6) comece a trançar a fibra sintética com o cabelo natural, apertando bem próximo à raiz;
  • Passo 7) siga trançando, até atingir o comprimento desejado e, depois, prenda com um elástico. Corte o excesso de fibra com uma tesoura.
  • Passo 8) repita em todo o cabelo, até ter trançado todos os fios.
  • Passo 9) para garantir acabamento perfeito às tranças jumbo, mergulhe as pontas em água quente, com muito cuidado, e deixe por 3 minutos. Isto garante que as pontas do material permaneçam seladas e não desfiem.

Como preparar o cabelo para box braids?

Ao contrário do que muitos pensam, as tranças box braids não ressecam e nem causam nenhum dano aos cabelos naturais. No entanto, antes de trançar, é importante que os fios estejam fortes e sem danos, já que os tratamentos capilares como hidratação, nutrição e restauração são desaconselháveis durante o tempo que o cabelo estiver trançado. O ideal é iniciar um cronograma capilar, visando o fortalecimento do cabelo, semanas antes do procedimento.

No dia que for trançar, prepare o cabelo cacheado para a aplicação das tranças: aposte em uma umectação com azeite de oliva, um bom shampoo antiqueda (o S.O.S Bomba Antiqueda é o nosso favorito!) e uma hidratação poderosa com babosa.

  • – Separe os cabelos sujos e secos em mechas, aplique o azeite de oliva extra virgem com as mãos, enluvando cada mecha cuidadosamente. Deixe agir por 2 horas;
  • – Lave os cabelos com o shampoo e o condicionador da linha S.O.S Bomba Antiqueda;
  • – Agora é hora de dar uma dose extra de hidratação. Para isso, vamos usar a babosa! Com os cabelos limpos, remova a parte pastosa da aloe vera de dentro da folha com a ajuda de uma colher e amasse usando as mãos ou um garfo. Aplique a mistura sozinha ou com a Máscara de Hidratação S.O.S Bomba Antiqueda e deixe agir de 15 a 20 minutos. Depois disso, é só lavar e prontinho!

Penteados com trança box braids

Os penteados com tranças box braids podem ser usados de diversas formas e, a maioria deles, é uma variação de alguns estilos:

  • – Coques: é certamente a maneira mais popular para usar as box braids. O legal dele é que dá para variar bastante, desde algo feito bem no topo da cabeça ou mais para baixo, mais solto ou mais apertado, com ou sem acessórios.
  • – Twists: é possível torcer os fios e adicionar elementos extras para deixar o penteado mais criativo, como, por exemplo, torcer o rabo de cavalo ou a franja.
  • – Tranças: pode até soar estranho em um primeiro momento, mas dá também para fazer tranças a partir das tranças e variar seu look com ideias criativas.

Cores de tranças box braids

As cores das tranças box braids são um elemento fundamental para expressar a individualidade e estilo pessoal. Com uma variedade incrível de opções, desde os tons naturais até os mais vibrantes e ousados, as cores das tranças box braids oferecem uma infinidade de possibilidades para criar looks únicos e personalizados. 

Seja para complementar o tom natural dos cabelos ou para experimentar uma transformação radical, a escolha da cor das tranças box braids é uma decisão emocionante e cheia de possibilidades.

Como escolher uma trancista?

Encontrar a trancista perfeita para você é como encontrar o melhor cabeleireiro: existem várias por aí, então vale a pena procurar aquela que mais combina com o seu estilo! A dica é usar bastante as redes sociais e buscar inspirações das tranças que você amou e perguntar para as trançadas quem é o responsável pelo visual. É simples, só precisa de jeitinho e paciência.

Gostou do nosso guia? Então, você também vai amar estes conteúdos:

todecacho.com.br/tudo-sobre-trancas/ 

todecacho.com.br/manual-braids/ 

universo.salonline.com.br/box-braids-fotos-dicas-e-cuidados/#Como_lavar_e_secar_as_box_braids 

todecacho.com.br/tudo-sobre-umectacao-com-azeite-de-oliva/ 
todecacho.com.br/hidratacao-com-babosa-para-cabelos-cacheados/

Box braids: dúvidas frequentes

Ainda tem dúvidas se as box braids são o ideal para você? Se liga então neste checklist para se preparar de vez para a mudança do visual:

Quanto custa para colocar tranças box braids?

O custo das box braids depende muito do quanto a profissional cobra pela mão de obra, e também varia conforme a cotação do valor do material utilizado, já que a fibra jumbo e a kanekalon são materiais importados. Além disso, técnicas mais “elaboradas” também custam mais caro: por exemplo, o método “knotless”, que significa “sem nós”, que dá uma aparência mais natural para as tranças, custa mais caro, apesar de durar menos nos cabelos.

Quanto tempo demora para fazer tranças box braids?

Em média, fazer as box braids dura de 6 a 12 horas, variando conforme o comprimento, espessura e técnica utilizada.

Como amenizar a dor das box braids?

A dor causada pela aplicação das tranças costuma durar, no máximo, 3 dias, dependendo da sensibilidade do couro cabeludo. No entanto, para diminuir o desconforto, você apostar em alguns truques para “soltar” as tranças do cabelo, como usar o cabo do pente para aliviar a pressão, ou tomar um banho quente para que o vapor solte as tranças. Mas é importante que você faça isso apenas uma vez, para não diminuir a durabilidade do penteado.

Quanto tempo dura as tranças box braids?

O tempo de duração das box braids é relativo e varia conforme diversos fatores. Primeiramente, raízes lisas e onduladas têm mais dificuldade em “segurar” as tranças, já que não produzem atrito entre o fio natural e o sintético. Cabelos que crescem muito costumam dar às caras mais cedo, deixando a raiz exposta.
Em geral, se você começar a perceber dois dedos ou mais de raíz, fios soltos dentro da trança e mechas de fibras se soltando, está na hora de retirá-las.

Como fazer a manutenção das box braids?

Caso deseje continuar por mais tempo com as tranças, você pode pedir para que a trancista faça apenas a manutenção do penteado. Assim, as tranças vão ser desmanchadas e refeitas, reaproveitando o mesmo material (dependendo, é claro, do seu estado de conservação).

4.2/5 - (5 votes)

Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado Botox em cabelo crespo: benefícios e efeitos do tratamento Beach waves: conheça essa tendência praiana que ganhou as ruas Como proteger o cabelo do cloro da piscina?