Quer apostar nas box braids? Conheça todos os truques
Box braids são um tipo de trança que junta o fio de fibra sintética aos fios naturais, dando um aspecto de cabelo longo porém trançado. Trazendo um visual diferente e moderno, a trança de origem da cultura africana têm feito sucesso. Elas fazem literalmente a cabeça de homens e mulheres e não é à toa, né?! Afinal, são lindas, estilosas, ajudam a aumentar o comprimento dos fios, auxiliam na transição capilar, deixam o visual totalmente novo, e ainda carregam uma simbologia para a cultura negra, como identidade e resistência. Se você tem vontade de aderir ao estilo, mas não sabe como elas são colocadas, quanto tempo demora para fazer, qual o material utilizado e quais cuidados são essenciais no dia a dia, fique de olho aqui. Vamos explicar tudinho sobre as tranças box braids.
Tranças box braids: o que são?
Em primeiro lugar, é necessário deixar claro o que são as box braids. Para quem não sabe, são tranças individuais feitas em toda a extensão do cabelo e tem como papel unir os fios naturais aos fios sintéticos. Muitas pessoas optam por essa técnica para deixar o cabelo maior e mais volumoso, mas obviamente você pode fazer em qualquer espessura e no comprimento que desejar. Vale lembrar ainda que esse modelo é muito procurado por quem acabou de realizar o big chop ou quem está com as duas texturas no cabelo (natural e alisada) já que mantêm a integridade do fio enquanto ele cresce.
Tipos de fibras sintéticas que podem ser inseridas nas tranças
Cada fibra sintética oferece um efeito e custo benefício diferentes, ok?! Por isso, é bacana analisar as opções abaixo e escolher aquela que melhor se encaixa nos seus objetivos. Então anota aí:
– Jumbo: essa versão é a mais comum entre homens e mulheres. Isso porque ela é mais leve, mais fácil de encontrar e costuma ter um preço mais acessível também. Aliás, o resultado é simplesmente fantástico.
– Kanekalon: já pesa mais nos cabelos, não é tão fácil assim de encontrar e geralmente seu preço é um pouco mais caro. Entretanto, o resultado é divino e bem natural.
– Lã: seu grande diferencial são as box braids coloridas e estilosas. Se você busca algo nessa linha, então deve apostar sem medo no modelito. Além disso, a lã é mais leve e tem seu custo mais baixo.
Modelos de penteados box braids
Os penteados com tranças box braids podem ser usados de diversas formas e, a maioria deles, é uma variação de alguns estilos:
– Coques: certamente é a maneira mais popular para usar as box braids. O legal dele é que dá para variar bastante, desde algo feito bem no topo da cabeça ou mais para baixo, mais solto ou mais apertado, com ou sem acessórios, entre outros.
– Twists: é possível torcer os fios e adicionar elementos extras para deixar o penteado mais criativo, como por exemplo, torcer o rabo de cavalo ou a franja.
– Tranças: pode até soar estranho em um primeiro momento, mas dá também para fazer tranças a partir das tranças e variar seu look com ideias criativas.
Confira alguns modelos para inovar no visual!
– Coque simples
Sim! É a maneira mais simples para quem adota as box braids. Basta torcer todos os fios e prender no topo da cabeça. O look fica com um tom clássico, formal e ao mesmo tempo estiloso. É garantia de sucesso!
– Coque clássico
Lembra bastante o coque simples, embora as torções aqui sejam mais alinhadas para que o penteado pareça um coque rosquinha – sem meia ou sem enchimento, tá?! O resultado é leve e valoriza super a beleza natural.
– Dois coques
É o típico penteado que se destaca na multidão e que é indicado para quem tem atitude mesmo. Basta dividir o cabelo em duas partes e prendê-las em coques separados. Fica ousado e divertido.
– Dois coques soltos
Tem muita semelhança com os “dois coques” que falamos acima, porém aqui eles são presos no alto e os fios da parte de baixo ficam mais soltos. O resultado é tão incrível quanto.
– Coque com franja lateral
Este é outro penteado clássico e muito glamouroso. Nele, o coque é feito também no topo da cabeça e a franja fica na lateral em cima da testa. É uma excelente opção para casamentos ou festas de formaturas.
– Coque com acessórios
Um jeito diferente de incrementar o look é adicionar acessórios como anéis em toda a extensão da box braids. Depois, é só criar o coque para o visual ficar mais ousado e lindo ainda.
– Coque com turbante
E por falar em acessórios, nada como um belo turbante para deixar o visual mais empoderado e maravilhoso, né?! É a combinação perfeita para aquele look elegante e com uma super atitude.
– Rabo de cavalo simples
É óbvio que esse clássico não poderia ficar de fora. Basta puxar todas as tranças para trás e prender com um elástico de modo que nenhuma fique de fora. Dica: escolha um elástico resistente para aguentar o peso das tranças, ok?!
– Rabo de cavalo preso de lado
Há quem prefira seguir a dica anterior, mas fazer o rabo de cavalo na lateral. Fica bapho também e você ainda pode escolher em fazer no alto ou mais embaixo. Ambos ficam sensacionais.
– Rabo de cavalo com lenço ou turbante
No rabo de cavalo também é possível adicionar acessórios e criar amarrações com lenços ou turbantes para deixar o visual ainda mais bonito e interessante.
– Semipreso
Também é muito fácil e simples de fazer. Basta pegar a parte em cima e prender, e deixar a parte de baixo solta. Dá um ar leve ao rosto sem perder o estilo clássico e romântico.
– Parte entrançado, parte solta
Esse é um ótimo exemplo em fazer tranças com as tranças. Basta pegar uma ou mais mechas do cabelo com box braids, trançar e deixar uma parte solta. Aqui, é só soltar a criatividade.
– Trança embutida
Ela é perfeita para quem deseja manter as madeixas sempre alinhadas, sem qualquer fio ou trança caindo no rosto. Só fique atento para não apertar demais o penteado, tá?!
– Torções para o lado
Este penteado é prático e ajuda a tirar qualquer fio do rosto. Pode ser facilmente obtido quando você torce e entrança o cabelo para o lado.
– Solto com acessórios
Não quer adotar nenhum dos penteados anteriores? Tudo bem! Você pode deixar as box braids soltas e adicionar algum acessório no cabelo como anel ou lenço. Ajuda a deixar o visual mais incrível ainda.
– Outros penteados
Nada melhor do que aprender com quem entende tudo sobre o assunto! Pensando nisso, as Digital Influencers Amanda Mendes e Sabrina Dibynis ensinam vários penteados para você arrasar sem medo. Para ficar por dentro é só dar o play aqui.
Saiba como cuidar após fazer o procedimento
Já está com as box braids, mas não sabe como cuidar? Atenção: são necessários alguns cuidados específicos com as tranças sintéticas para que o seu cabelo natural não seja danificado. Então o primeiro deles é lavar os fios uma vez na semana com shampoo, esfregando a raiz delicadamente com as pontas dos dedos no sentido trançado. Evite usar condicionador, pois ele pode soltar as tranças e deixar o couro cabeludo ensebado/oleoso. Lembre-se também de verificar antes de dormir se o seu cabelo está 100% seco. Isso ajuda a evitar fungos e bactérias que podem aparecer. Para inibir o aparecimento de frizz, indica-se ainda o uso de turbantes e toucas na hora de dormir, protegendo as madeixas do atrito causado pelo travesseiro.
Quer um vídeo de passo a passo sobre o assunto? Então se liga nesse conteúdo MARA da Amanda Mendes. Nele, ela conta como lava e seca as suas trancinhas, e também compartilhar alguns segredos extras que dão um charme a mais no look.
Box braids: perguntas frequentes
Como é feita a manutenção?
As box braids duram em média de dois a três meses e a manutenção deve ser feita conforme indicado acima, caso contrário, poderá ocorrer a quebra dos fios. Vale ressaltar que o procedimento deve ser realizado por um profissional de sua confiança e, no intervalo entre a retirada e a reaplicação das tranças, o ideal é deixar os cabelos naturais descansarem por alguns dias e submetê-los ao cronograma capilar (hidratação, nutrição e reconstrução).
Como elas são colocadas?
O cabelo natural é trançado ao cabelo sintético de forma manual da raiz até o comprimento que você preferir. Alguns optam por trançar até as pontas, outros já preferem trançar até metade do cabelo e gostam de deixar a outra metade solta para criar uma mistura mega estilosa. Fica a seu critério.
Quanto tempo demora para fazer?
Isso vai depender do comprimento que você deseja. Por exemplo, se a ideia é uma trança na altura do peito, o procedimento pode levar em média seis horas. Já se o objetivo é uma trança até o bumbum, pode levar mais ou menos oito horas. É claro que tudo vai depender também do profissional escolhido e se ele tem algum assistente para ajudar.
Como escolher um(a) trancista?
Pesquise bastante. Converse com amigas que já usam tranças há mais tempo, peça indicação para o seu cabeleireiro caso ele não realize o procedimento, procure em grupos no Facebook ou pergunte até mesmo na loja em que você vai comprar a fibra sintética. É sempre bom contar com pessoas que têm experiência no assunto, né?! Ah, e não se esqueça de ver o trabalho do(a) trancista antes. Peça fotos e analise se o tipo de trança que ele(a) faz atende às suas expectativas.
Mitos e verdades sobre as box braids
Ainda está com dúvida sobre o assunto? Sem problemas! A Sabrina Dibynis e a Amanda Mendes consultaram o Dr. Bedin para saber tudo e mais um pouco sobre as tranças box braids. Hora de solucionar todas essas questões, hein?! Confira no vídeo!
Mais inspirações de tranças box braids
• Gostou? Leia também, todas as dicas sobre o cabelo crespo!
Fico tão feliz pelo suporte que a Salon line está dando pra o público de cabelos crespos e cacheados! A gente não se sente sozinho! Obrigada Salon Li e.
Jenni, para nós todas as Salonetes são maravilhosas e especiais, com belos únicos que merecem brilhar e divar muitooo! ✨
Ficamos suuuper felizes, lendo teu comentário! Obrigada por compartilhar isso com a gente!
Beijos, linda!
Tenho dúvidas sobre se pra colocar tranças tem que cortar a parte do cabelo que não tá natural.
Val, recomendamos que consulte um profissional de sua confiança para que ele faça uma avaliação pessoalmente dos seus fios!
Bom dia sou trançista a muitos anos.E hj eu. Fico muiti feliz pela aceitaçao do afro no mercado.isso graças a empresas como vcs salon line q respeita e valoriza todas as tendencias.
Aqui todas e todos tem seu espaço para brilhar com seus cabelos, seus jeitos únicos de ser!!
Boa noite, sabe-me dizer que material se pode usar para fazer as tranças sem ser jumbo?
Nuria, recomendamos que consulte um profissional especializado, beijinhos.