Secure Adnxs

Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

por Carolina Glogovchan

Versáteis, apaixonantes e poderosas, as tranças box braids carregam uma profunda história de empoderamento negro, sendo uma importante aliada de cacheadas, crespas e, principalmente, de quem passa pela transição capilar. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre as tranças para você adotar o visual sem medo de ser feliz! O que são box […]

Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

Versáteis, apaixonantes e poderosas, as tranças box braids carregam uma profunda história de empoderamento negro, sendo uma importante aliada de cacheadas, crespas e, principalmente, de quem passa pela transição capilar. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre as tranças para você adotar o visual sem medo de ser feliz! O que são box […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados

Versáteis, apaixonantes e poderosas, as tranças box braids carregam uma profunda história de empoderamento negro, sendo uma importante aliada de cacheadas, crespas e, principalmente, de quem passa pela transição capilar. Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre as tranças para você adotar o visual sem medo de ser feliz!

O que são box braids?

As box braids são tranças feitas a partir de mechas de cabelo sintético, que são entrelaçadas ao cabelo natural. Essas tranças são divididas em seções quadradas ou retangulares, daí o nome “box braids”. Esse estilo de trançado é uma excelente opção para quem deseja proteger os fios naturais e experimentar um visual diferente e cheio de personalidade.

shutterstock 2223990277 630x420 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

As tranças box braids são de origem africana e podem apresentar diferentes modelos, formatos e tipos de materiais, com destaque para jumbo, kanekalon, lã e no crochê, que são as fibras mais utilizadas. Em geral, as tranças box braids levam de 8 a 12 horas para serem feitas, em um procedimento que envolve muita habilidade, e duram nos fios naturais por até 2 meses.

História das tranças box braids

Muito mais do que apenas um visual capilar, as box braids são antigas e remetem a cerca de 3500 anos A.C, originadas na África do Sul. Na época, apenas mulheres ricas conseguiam gastar tanto tempo, esforço e material para trançar os cabelos, portanto, as box braids eram bastante simbólicas: quem as usava, recorriam às pedrarias, conchas e joias coloridas para adorná-las, acessórios que também comunicavam status econômico, disponibilidade para o matrimônio e outras classificações sociais.

pexels aviz 5126581 533x800 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

Hoje, apesar de serem muito disseminadas no mundo todo e usadas por pessoas de qualquer gênero, as tranças ainda são um símbolo do empoderamento da mulher negra e da sua grande influência e contribuição para o mundo da beleza e da moda.

Tipos de tranças box braids

Existem diversos tipos de box braids. Confira algumas opções:

Tranças box braids com cachos: uma combinação única de texturas, adicionando um toque de glamour e estilo ao visual. Com cachos naturais ou sintéticos, essa opção se abre para novas variações, desde os cachos mais definidos até os mais volumosos e exuberantes. Ideal para quem busca um visual cheio de personalidade e charme.

Tranças box braids finas: uma excelente escolha para quem deseja um visual mais delicado e discreto. Com fios mais finos e precisos, essas tranças proporcionam um acabamento elegante e sofisticado, perfeito para quem prefere um estilo mais sutil. 

pexels uncoveredlens eze joshua 5389154 533x800 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

Tranças box braids grossas: uma opção ousada e cheia de atitude, ideais para quem deseja destacar-se e fazer uma declaração de estilo. Com fios mais espessos e volumosos, essas tranças adicionam textura e dimensão ao visual.

pexels deni s fotografia 4228586 630x420 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

Tranças box braids curtas: são uma alternativa moderna e estilosa para quem busca praticidade e conforto no dia a dia. Comprimento na altura dos ombros ou até mesmo mais curto, esse estilo de tranças não costumam usar extensões. 

pexels kampus production 5940834 630x420 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

Trança box braids masculino: são uma tendência cada vez mais popular entre homens que desejam expressar sua individualidade e estilo. Com diferentes opções de comprimento, textura e estilo, as box braids oferecem uma maneira única de criar um visual autêntico. 

pexels tony schnagl 5586518 533x800 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

Tipos de fibras para as box braids

Para chegar ao resultado ideal é importante escolher qual material será utilizado para dar vida às box braids. Confira os mais famosos:

Jumbo 

pexels wayne fotografias 5382483 533x800 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

É um material de fibra sintética feito especialmente para tranças, que imita o cabelo natural. É o tipo de fibra mais indicado para as box braids.

Kanekalon

shutterstock 2153846751 630x420 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

A fibra kanekalon tem um acabamento com mais brilho e textura mais fina, o que faz com que ela seja um pouco mais fácil de trançar, pois embaraça bem menos do que o jumbo. No entanto, o aspecto dela não é tão natural, e também pesa mais.

pexels thirdman 6599658 533x800 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

Muitas vezes, a lã é utilizada no lugar da fibra sintética para realizar as box braids. Ela não só oferece maior variedade de cores, como também é bem mais em conta do que os outros materiais.

Linha de Crochê

Bem mais leve que os outros materiais citados, a linha de crochê traz conforto e é bem mais em conta do que os cabelos jumbo e kanekalon, além de oferecer mais atrito e durar mais tempo.

Como fazer tranças box braids?

Para fazer box braids em casa, você precisará de paciência, dedicação e habilidade manual. O processo envolve dividir o cabelo em seções, separar mechas de cabelo sintético ou natural e entrelaçar as tranças de maneira uniforme. É importante seguir um passo a passo detalhado e contar com os materiais adequados para garantir um resultado impecável.

No entanto, para fazer as tranças box braids perfeitas, você precisa de muita pesquisa e, claro, prática! Confira esse passo a passo:

  • Passo 1: Escolha a fibra que será utilizada para trançar os cabelos e separe-as conforme a espessura de trança que você fará. Dica: tranças muito finas requerem mais destreza e experiência para acertar. Se estiver começando agora, prefira tranças mais grossas;
  • Passo 2: Lave os fios e deixe-os secar completamente, sem produtos, antes de começar o processo de trançar;
  • Passo 3: Desembarace todo o cabelo com uma escova de cerdas bem espaçadas;
  • Passo 4: Selecione uma mecha na nuca e prenda o restante do cabelo. Vale lembrar que é muito importante selecionar o tamanho: quanto menor a mecha separada, mais tranças serão necessárias;
  • Passo 5: Aplique um gel capilar na extensão dos fios naturais separados, enluvando bem. Separe a fibra sintética e posicione-a sobre a mecha de cabelo natural. Dê uma volta apertada, se preferir, use um elástico para prender;
  • Passo 6: Comece a trançar a fibra sintética com o cabelo natural, apertando bem próximo à raiz;
  • Passo 7: Siga trançando, até atingir o comprimento desejado e, depois, prenda com um elástico. Corte o excesso de fibra com uma tesoura.;
  • Passo 8: Repita em todo o cabelo, até ter trançado todos os fios;
  • Passo 9: Para garantir acabamento perfeito às tranças, mergulhe as pontas em água quente, com muito cuidado, e deixe por 3 minutos. Isto garante que as pontas do material permaneçam seladas e não desfiem.

Como preparar o cabelo para box braids?

Ao contrário do que muitos pensam, as tranças box braids não ressecam e nem causam nenhum dano aos cabelos naturais. No entanto, antes de trançar, é importante que os fios estejam fortes e sem danos, já que os tratamentos capilares como hidratação, nutrição e restauração são desaconselháveis durante o tempo que o cabelo estiver trançado.

O ideal, portanto, é iniciar um cronograma capilar, visando o fortalecimento do cabelo, semanas antes do procedimento. No dia que for trançar, prepare o cabelo cacheado para a aplicação das tranças: aposte em uma umectação com azeite de oliva e uma hidratação poderosa.

Como escolher uma trancista?

shutterstock 1474263857 630x420 - Tranças box braids: guia completo para quem quer apostar no visual

Ao optar por fazer box braids em um salão de beleza, é fundamental escolher uma trancista qualificada e experiente. Alguns critérios importantes a considerar na escolha da trancista são:

  • Buscar recomendações de amigos ou familiares que já tenham feito box braids;
  • Verificar o portfólio para avaliar a qualidade e variedade de estilos de tranças;
  • Agendar uma conversa prévia para discutir suas expectativas, tirar dúvidas e garantir que a profissional compreenda suas preferências e necessidades.

E aí, pronta pra dar vida às suas tranças box braids? Com todas essas dicas e informações, é hora de buscar referências e cuidar das madeixas para chegar a um resultado impecável!

Box braids: dúvidas frequentes

Ainda tem dúvidas se as box braids são o ideal para você? Se liga então neste checklist para se preparar de vez para a mudança do visual:

Quanto custa para colocar tranças box braids?

O custo das box braids depende muito do quanto a profissional cobra pela mão de obra, e também varia conforme a cotação do valor do material utilizado, já que a fibra jumbo e a kanekalon são materiais importados. Além disso, técnicas mais “elaboradas” também custam mais caro: por exemplo, o método “knotless”, que significa “sem nós”, que dá uma aparência mais natural para as tranças, custa mais caro, apesar de durar menos nos cabelos.

Quanto tempo demora para fazer tranças box braids?

Em média, fazer as box braids dura de 6 a 12 horas, variando conforme o comprimento, espessura e técnica utilizada.

Como amenizar a dor das box braids?

A dor causada pela aplicação das tranças costuma durar, no máximo, 3 dias, dependendo da sensibilidade do couro cabeludo. No entanto, para diminuir o desconforto, você apostar em alguns truques para “soltar” as tranças do cabelo, como usar o cabo do pente para aliviar a pressão, ou tomar um banho quente para que o vapor solte as tranças. Mas é importante que você faça isso apenas uma vez, para não diminuir a durabilidade do penteado.

Quanto tempo dura as tranças box braids?

O tempo de duração das box braids é relativo e varia conforme diversos fatores. Primeiramente, raízes lisas e onduladas têm mais dificuldade em “segurar” as tranças, já que não produzem atrito entre o fio natural e o sintético. Cabelos que crescem muito costumam dar às caras mais cedo, deixando a raiz exposta.
Em geral, se você começar a perceber dois dedos ou mais de raíz, fios soltos dentro da trança e mechas de fibras se soltando, está na hora de retirá-las.

Como fazer a manutenção das box braids?

Caso deseje continuar por mais tempo com as tranças, você pode pedir para que a trancista faça apenas a manutenção do penteado. Assim, as tranças vão ser desmanchadas e refeitas, reaproveitando o mesmo material (dependendo, é claro, do seu estado de conservação).

4.2/5 - (5 votes)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo