Secure Adnxs

Benefícios do mel no cabelo: dicas e como usar

por Carolina Glogovchan

Você já ouviu falar sobre os benefícios do mel, certo? Mas, sabia que é possível usar esse ingrediente tão gostoso nos fios? Pois é, hoje vamos falar sobre esse ativo que pode ajudar e muito no tratamento caseiro do seu hair: mel no cabelo! Confira os principais benefícios e como criar as melhores receitas caseiras […]

Benefícios do mel no cabelo: dicas e como usar

Você já ouviu falar sobre os benefícios do mel, certo? Mas, sabia que é possível usar esse ingrediente tão gostoso nos fios? Pois é, hoje vamos falar sobre esse ativo que pode ajudar e muito no tratamento caseiro do seu hair: mel no cabelo! Confira os principais benefícios e como criar as melhores receitas caseiras […]

Cuidados
beneficios do mel no cabelo 4 630x420 - Benefícios do mel no cabelo: dicas e como usar

Você já ouviu falar sobre os benefícios do mel, certo? Mas, sabia que é possível usar esse ingrediente tão gostoso nos fios? Pois é, hoje vamos falar sobre esse ativo que pode ajudar e muito no tratamento caseiro do seu hair: mel no cabelo! Confira os principais benefícios e como criar as melhores receitas caseiras para aplicar nos seus cachos ou crespos. Vamos juntas?

Quais são os benefícios do mel no cabelo

beneficios do mel no cabelo 3 533x800 - Benefícios do mel no cabelo: dicas e como usar

Antes de tudo, é preciso desmistificar a ideia de que só produtos industrializados podem ser utilizados em tratamentos de beleza, afinal, tem muita coisa boa em casa que pode proporcionar resultados maravilhosos, como é o caso do mel!

Queridinho de uma das rainhas mais famosas do mundo – a Cleópatra – o mel já foi utilizado em banhos relaxantes e até como esfoliante. Recentemente, ele tem ganhado destaque no mundo dos cabelos, já que possui diferentes qualidades para o tratamento de fios secos ou naturalmente ressecados.

Ao funcionar como uma espécie de retentor de água, o mel no cabelo só pode ser sinônimo de bons resultados. Vamos conhecer quais os benefícios do mel no cabelo?:

– Superindicado para fios quebradiços, porosos, ressecados e sem vida, uma vez que ele tem propriedades umectantes que ajudam o cabelo a reter mais umidade, deixando-os mais emolientes;

– Proporciona um brilho incrível para as madeixas;

– Age como um condicionador natural por ter vitaminas e aminoácidos;

– É um aliado fiel dos cabelos cacheados e crespos, já que potencializa a ação dos nutrientes nesses fios que encontram dificuldades na hora da passagem do óleo natural da raiz para as pontas;

– Ajuda no crescimento capilar e evita a queda de cabelo, dando mais força para o fio crescer lindo e saudável.

Resumindo: o mel é maravilhoso! Assim, pensando em todos esses benefícios do mel no cabelo, separamos receitinhas que levam esse ingrediente mágico e acessível.

Dicas e como usar o mel no cabelo

São muitas as opções de máscaras capilares com mel e cada uma delas tem um objetivo diferente, por isso, é importante conhecer as especificidades do seu cabelo.

Se você conta com cachos e um belo volume, este ingrediente pode, a partir de hoje, ser seu melhor amigo, já que os benefícios do mel no cabelo cacheado funcionam muito bem na hidratação para cabelo crespo.

Escolha sua receitinha preferida, arrase na hidratação e curta os benefícios do mel no cabelo.

Hidratação com mel, óleo de coco e máscara

Esse trio é simplesmente perfeito para quem tem cabelos cacheados e que, no geral, costumam ser mais ressecados. Já na primeira aplicação é possível obter mais maciez e definição para os cachos.

Você vai precisar de:

– 2 colheres (sopa) de mel;
– 1 colher (sopa) de óleo de coco;
– Sua máscara preferida – separe uma quantidade que dê para todo o seu cabelo e escolha uma que já esteja adaptada ao seu tipo de fio.

Confira o passo a passo:

– Lave as madeixas normalmente e retire o excesso de água;
– Em seguida, coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem;
– Aplique em todo o cabelo, do comprimento às pontas – evite que a mistura chegue até a raiz;
– Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Prontinho, agora é só finalizar e aproveitar o resultado e os benefícios do mel no cabelo!

Hidratação com mel e babosa

beneficios do mel no cabelo 533x800 - Benefícios do mel no cabelo: dicas e como usar

Ah, a babosa! Muito amor por ela! Se aqui, a gente já é superfã da babosa, imagina quando ela decide se juntar ao mel? É uma dupla realmente infalível! A babosa possui ao menos 9 tipos de vitaminas, além de minerais, aminoácidos e a alta concentração de água.

Mas não para por aí! Muito querida na indústria da beleza, a babosa promove a renovação celular do couro cabeludo, estimula o crescimento dos fios e elimina a caspa. E aí, pronta para ter tudo isso em apenas uma misturinha?

Você vai precisar de:

– 1 colher (sopa) de mel;
– 2 colheres (sopa) de gel de babosa – que você pode extrair diretamente da planta, retirando seu miolo, ou contar com a maravilhosa Máscara de Hidratação Babosa #todecacho;

Bora pro passo a passo:

– Aplique a mistura em todo o cabelo já limpo e úmido. Sempre no comprimento e pontas, não deixe chegar até a raiz;
– Espere agir por aproximadamente de 15 a 20 minutos e, em seguida, enxágue;
– Finalize como desejar.

Hidratação com mel, canela e condicionador

beneficios do mel no cabelo 2 630x420 - Benefícios do mel no cabelo: dicas e como usar

Esse é um outro trio que pode fazer milagres, já que é uma máscara que alia as propriedades antioxidantes do mel e da canela, tornando a misturinha superpoderosa no combate ao envelhecimento dos fios.

Outra vantagem da hidratação com mel, canela e condicionador é a proteção proporcionada diante da exposição ao sol e da sujeira urbana. Por isso, deixe essa receita salva para mais tarde!

Você vai precisar de:

– 3 colheres (sopa) de mel;
– 3 colheres (sopa) de canela em pó;
– 5 ou 6 colheres (sopa) de condicionador, essa quantidade vai depender do tamanho e volume do seu cabelo.

Vamos ao passo a passo:

– Coloque o mel e a canela em um recipiente e misture bem;
– Quando a mistura estiver homogênea, adicione o condicionador e misture novamente;
-Em seguida, com os cabelos já limpos e úmidos, aplique no comprimento e pontas, é bom evitar que a mistura chegue na raiz;
– Deixe agir por cerca de 30 minutos e depois enxágue.

Certamente você terá cabelos mais lindos e saudáveis!

Além dessas três receitas incríveis, existem outras que podem te ajudar a ter um cabelo mais hidratado. Mas, é importante lembrar que, dependendo do resultado que você espera, uma receita pode funcionar melhor que a outra.

Vamos aproveitar outros ingredientes que você tem em casa. Veja só:

– Se a ideia é dar mais brilho para os fios, a mistura de mel e óleo é a mais indicada, afinal, o mel pode ser utilizado como uma espécie de pré-shampoo e o óleo como condicionador – deixe o primeiro por 5 minutos e o segundo por 10 e pronto!

– Agora, se você está em busca de um cabelo mais nutrido, a dupla de mel e abacate pode te auxiliar. Bata tudo no liquidificador com uma colher de mel. Aplique no cabelo após utilizar o shampoo, deixe por 10 minutos e enxágue bem!

– Por último, mas não menos importante, se você está à procura de um produto que ajude na reconstrução capilar, atenção nesse trio: mel, iogurte natural e ovo. Essa misturinha garante fios mais fortes e muito brilho, basta aplicá-la após a lavagem e deixar agir por 10 minutos.

Agora você não tem mais desculpa para ter um cabelo realmente bonito e saudável, né?! Afinal, ficou fácil hidratar, nutrir e reconstruir os fios em casa! Aproveite a vibe da cozinha e leia também: Conheça os benefícios do vinagre de maçã no cabelo!

Hidratação com mel da Linha S.O.S Cachos

Não quer fazer misturinhas? Sem problema. A Linha S.O.S Cachos Mel Cachos Intensos é perfeita para turbinar seus fios com as propriedades do mel.

Composta por shampoo, condicionador, creme para pentear e ativador de cachos, essa linha possibilita uma mega hidratação, nutrição, fortalecimento e brilho extremo dos fios. Sem contar que também tem filtro UV e é sem parabenos. Demais né?!

Outro produto incrível que pode ajudar o seu cabelo a ficar ainda mais saudável, é o Kit Shampoo e Condicionador Mel e Óleo de Coco S.O.S Cachos – que é especialmente indicado para o tratamento de cabelos cacheados e crespos, ou fios que estejam passando por um período de ressecamento ou desnutrição.

O mel consegue garantir benefícios como força, hidratação e nutrição, isso tudo por conta da sua riqueza de vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Além disso, o mel também possui ação antioxidante e protege os fios, deixando o couro cabeludo ainda mais saudável.

Esse kit também oferece proteção UV, ou seja, protege contra os raios solares e são excelentes aliados para levar à praia ou piscina – isso significa cabelos bonitos e saudáveis até mesmo no verão, bom demais!

E aí? Tá esperando o quê pra provar da eficácia do mel nas suas madeixas?

4.7/5 - (6 votes)