Secure Adnxs

 Como dar banho de brilho no cabelo?

por Carolina Glogovchan

Na hora de mudar a cor das madeixas, não tem jeito: a gente escolhe uma inspiração, se apega e aposta… Só que, antes de qualquer coisa, é preciso observar os cuidados que o cabelo vai demandar após a coloração. Por isso, antes de mudar o visual, confira nossas dicas de cuidados com os fios coloridos […]

 Como dar banho de brilho no cabelo?

Na hora de mudar a cor das madeixas, não tem jeito: a gente escolhe uma inspiração, se apega e aposta… Só que, antes de qualquer coisa, é preciso observar os cuidados que o cabelo vai demandar após a coloração. Por isso, antes de mudar o visual, confira nossas dicas de cuidados com os fios coloridos […]

Cabelos OnduladosCuidados

Na hora de mudar a cor das madeixas, não tem jeito: a gente escolhe uma inspiração, se apega e aposta… Só que, antes de qualquer coisa, é preciso observar os cuidados que o cabelo vai demandar após a coloração. Por isso, antes de mudar o visual, confira nossas dicas de cuidados com os fios coloridos e como dar banho de brilho no cabelo.

O que é banho de brilho no cabelo?

O banho de brilho é um tratamento capilar que, como o próprio nome sugere, oferece mais brilho aos fios. Mas, mais do que isso: por ser realizado com tonalizante, esse tratamento também age no realce da cor dos cabelos, deixando-os muito mais bonitos e cheios de vida.

O banho de brilho pode ser feito em casa ou no salão, e é indicado para quem tem cabelos coloridos ou naturais que estão opacos, ressecados ou sem vida. Vale lembrar que o tonalizante é uma coloração sem amônia e, por isso, não penetra na parte interna dos fios. É maravilhoso para realçar a cor e dar um up na autoestima, mas seu tempo de duração é mais curto, sendo necessário refazer o processo sempre que necessário.

Tonalizante x Coloração permanente

Você realmente sabe a diferença entre tonalizante e coloração permanente? Em primeiro lugar vale afirmar que os dois tipos são colorações que mudam a aparência do fio. Conheça mais as particularidades:

Tinta permanente

A tintura permanente é uma química mais forte que o tonalizante. Ela age diretamente na parte interna dos fios, substituindo a cor dos cabelos naturais pela cor desejada. A coloração permanente é aquela que contém amônia e abre até dois tons dos fios naturais, cobrindo 100% os fios brancos. Justamente por isso, a cor dura por mais tempo.

Tonalizante

O tonalizante, por sua vez, deposita pigmentos na superfície dos fios, proporcionando uma mudança temporária na cor, sem a necessidade de abrir as cutículas do cabelo. Diferentemente das tintas permanentes, que penetram mais profundamente na estrutura capilar e removem a cor natural, o tonalizante sai gradualmente com as lavagens, geralmente após 6 a 8 semanas. Além de conferir cor, muitos tonalizantes também oferecem brilho e condicionamento, sendo uma opção mais suave para quem deseja experimentar uma nova tonalidade ou revitalizar a cor atual sem o comprometimento de uma mudança permanente.

Banho de brilho com tonalizante

Apostar no banho de brilho com tinta tonalizante é ideal para dar um “descanso” aos fios da agressão da coloração permanente. Aliás, se você for alérgica a algum componente da coloração permanente, por exemplo, uma opção pode ser tonalizar os fios.

Como fazer banho de brilho no cabelo?

É possível fazer banho de brilho no salão e com um profissional de sua preferência, mas também em casa. Para fazer o banho de brilho no cabelo, você vai precisar de:

  • Um tonalizante da mesma cor do seu cabelo ou um tom mais escuro;
  • Sua máscara de hidratação #todecacho favorita;
  • Água oxigenada 10 volumes;
  • Um recipiente plástico;
  • Uma touca plástica;
  • Um pincel para aplicar a mistura.

O passo a passo é o seguinte:

Passo 1: Lave os cabelos com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha;

Passo 2: Em um recipiente plástico, misture duas colheres de sopa do tonalizante, duas colheres de sopa de creme hidratante e uma colher de sopa de água oxigenada;

Passo 3: Aplique a mistura nos fios com o pincel, mecha por mecha, começando pela raiz e descendo até as pontas;

Passo 4: Coloque a touca plástica e deixe agir por 20 minutos;

Passo 5: Enxágue bem os cabelos com água morna e aplique um condicionador;

Passo 6: Finalize como de costume, e prontinho!

Banho de brilho: vantagens e desvantagens

Agora que você já conhece um pouco mais como dar banho de brilho no cabelo, é hora de conhecer as principais vantagens e desvantagens desse tratamento. Entre as principais vantagens do banho de brilho no cabelo é possível destacar:

  • Realce da cor dos fios, deixando-os mais vibrantes e intensos;
  • Hidratação dos fios, combatendo o ressecamento, as pontas duplas e o frizz;
  • Mais brilho aos cabelos, refletindo a luz e dando um aspecto saudável;
  • É um procedimento fácil de fazer em casa e tem um custo baixo;
  • Não agride os fios como uma coloração permanente.

Por outro lado, o banho de brilho no cabelo também tem algumas desvantagens, como:

  • Não clareia os fios, apenas escurece ou mantém a cor original;
  • Não cobre os fios brancos completamente, apenas disfarça;
  • Tem uma duração curta, de cerca de 15 dias;
  • Pode manchar as roupas, as mãos e o couro cabeludo se não for feito com cuidado.
cropped CARD 1 CAPA 59 -  Como dar banho de brilho no cabelo?
Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 55 -  Como dar banho de brilho no cabelo?
Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 54 -  Como dar banho de brilho no cabelo?
Cabelo cacheado loiro platinado
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 53 -  Como dar banho de brilho no cabelo?
Botox em cabelo crespo: benefícios e efeitos do tratamento
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 51 -  Como dar banho de brilho no cabelo?
Beach waves: conheça essa tendência praiana que ganhou as ruas
Por Rafaela Oliveira
5/5 - (1 vote)
Jackie Siqueira

Jackie Siqueira


Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado Botox em cabelo crespo: benefícios e efeitos do tratamento Beach waves: conheça essa tendência praiana que ganhou as ruas