Secure Adnxs

Alopecia por tração: como evitar a queda de cabelo?

por Talitha Benjamin

A queda de cabelo é, sem dúvidas, um pesadelo para muitas pessoas, principalmente para as mulheres, já que esse aspecto da aparência tem grande impacto na imagem corporal e, consequentemente, na autoestima. Apesar disso, a queda de cabelo é algo natural: é normal que os seres humanos percam até 100 fios de cabelo por dia. […]

Alopecia por tração: como evitar a queda de cabelo?

A queda de cabelo é, sem dúvidas, um pesadelo para muitas pessoas, principalmente para as mulheres, já que esse aspecto da aparência tem grande impacto na imagem corporal e, consequentemente, na autoestima. Apesar disso, a queda de cabelo é algo natural: é normal que os seres humanos percam até 100 fios de cabelo por dia. […]

alopecia por tracao 1 630x421 - Alopecia por tração: como evitar a queda de cabelo?

A queda de cabelo é, sem dúvidas, um pesadelo para muitas pessoas, principalmente para as mulheres, já que esse aspecto da aparência tem grande impacto na imagem corporal e, consequentemente, na autoestima. Apesar disso, a queda de cabelo é algo natural: é normal que os seres humanos percam até 100 fios de cabelo por dia. Mas, e quando os fios caídos passam dessa quantidade, e a ausência deles é facilmente notada?

Há diversas causas para a alopecia (queda de cabelo generalizada): transformações capilares, falta de nutrientes, vitaminas ou de hidratação, problemas no sistema imunológico, estresse ou até mesmo doenças podem afetar a quantidade de fios das madeixas. No entanto, apesar de muitas vezes a alopecia ser um sintoma de algo além da queda de cabelo, a forma como você usa o seu cabelo também pode ocasionar no enfraquecimento e na queda dos fios. Chamamos isso de alopecia por tração. 

O que é alopecia por tração?

A alopecia por tração é o nome que se dá para a queda capilar ocasionada pelo excesso de tensão no folículo capilar, ou, em termos mais simples, a queda ocasionada por forçar muito os fios. Esse tipo de alopecia dá seus primeiros sinais em falhas na raiz, e também quando se percebe um aspecto “ralo” no cabelo. 

A alopecia por tração pode afetar pessoas de todas as idades e gêneros, mas é especialmente comum em pessoas com madeixas longas e cheias, por conta do peso que o próprio cabelo exerce no folículo. Também pode ocorrer bastante em cabelos crespos e cacheados, já que pessoas com essa curvatura costumam usar penteados e extensões que exercem muita pressão no fio. 

Outro ponto é que os folículos capilares também envelhecem e ficam mais fracos com o passar do tempo, por isso, a idade também pode ser um fator em comum entre pessoas que sofrem com o quadro. 

A alopecia por tração pode ocorrer de duas formas. São elas: 

Alopecia por tração aguda: é quando o cabelo cai de forma abrupta, ou é arrancado, como em um acidente automobilístico, ou em algum incidente de agressão física. Em geral, é considerada irreversível. 

Alopecia por tração crônica: é causada pela tensão excessiva dos fios capilares devido à algumas atitudes, como o uso de penteados muito apertados. Esse é o tipo mais comum de alopecia por tração, sendo considerada reversível. 

Quais são as causas da alopecia por tração?

Existem várias causas para a alopecia por tração. Veja abaixo algumas das atitudes que, quando feitas em excesso ou em fios enfraquecidos, podem ocasionar esse quadro de queda de cabelo:

– Penteados muito apertados, em especial, coques e rabos de cavalo;

– Tranças box braids, dreadlocks, twists ou qualquer tipo de penteado afro que force o fio capilar;

– Técnicas de aplique, como entrelaçamento de fios, megahair ou outras extensões;

– Ferramentas de calor, como prancha, secador e modelador de cachos;

– Transformações químicas, como alisamentos, relaxamentos, descoloração e tinturas aplicadas na raiz.

– Uso de prendedores e elásticos muito fortes, que apertam os fios e causam pressão no folículo;

Como saber se estou passando pela alopecia por tração?

Para saber se a sua queda de cabelo se trata de alopecia por tração, existem alguns sinais que podem ajudar a identificar. Veja alguns deles:

– Enfraquecimento do cabelo, percebido através de fios ásperos, ressecados, fracos e caindo com mais frequência;

– Observação de cabelos quebrados;

– Coceira excessiva, vermelhidão ou feridas no couro cabeludo;

– Manchas calvas, ou seja, aquelas temidas “falhas”, onde falta cabelo para cobrir o couro cabeludo;

Como tratar a alopecia por tração?

O tratamento da alopecia por tração é complexo, já que se trata de uma queda capilar acentuada por pressão. Para começar, elimine imediatamente qualquer uma das ações que exercem pressão e força sobre o cabelo. Isso inclui penteados, apliques, ferramentas de calor e químicas.

No entanto, isso não significa que o problema imediatamente irá cessar, afinal, o cabelo já caiu. Todo e qualquer tratamento de queda de cabelo envolve estimular o crescimento de novos fios, ou seja, do zero. Por isso, é importante consultar um dermatologista, ou um médico tricologista, para que assim, você tenha o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado para o seu caso em particular. Existem diversas formas de tratar a alopecia por tração. Veja:

Tratamento tópico: são fórmulas que devem ser aplicadas na região, como cremes que combatem a queda e estimulam o crescimento capilar. Os shampoos para queda são um deles, e também o minoxidil, um remédio prescrito pelo dermatologista, aplicado na região onde se deseja fazer o cabelo crescer.

Tratamento medicamentoso: caso seja necessário, o médico ou dermatologista pode receitar remédios que estimulam o crescimento capilar, fortalecem o cabelo e previnem a queda e revertem o quadro de falhas causadas pela alopecia por tração. Em caso de inflamações no couro cabeludo, é possível que o tratamento se dê através de antibióticos. 

Suplementos vitamínicos: é também possível tratar a queda de cabelo com suplementos de vitaminas e minerais que estimulam a circulação sanguínea e aumentam o crescimento capilar. Lembrando que a alimentação e a ingestão de água também são essenciais para o crescimento dos fios. 

Salon Line indica:

Um dos métodos para tratar a queda de cabelo e alopecia é o uso de produtos que estimulem o crescimento capilar. A linha S.O.S Bomba da Salon Line é indicada especialmente para devolver a resistência e a força aos fios, estimulando o crescimento e o engrossamento das madeixas.

Leia também: O que é terapia capilar e para que serve?

Rate this post

Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual