Secure Adnxs

Saiba tudo sobre queda de cabelo: causas, tratamentos e como evitar

por Carolina Glogovchan

Embora seja associado a pessoas com mais idade, a queda de cabelo é um problema que afeta homens e mulheres, em qualquer momento da vida. As causas podem ser diversas, mas há, sim, maneiras de prevenir e tratar a queda capilar. Quer saber mais? Bora conferir! O que é a queda de cabelo? A queda […]

Saiba tudo sobre queda de cabelo: causas, tratamentos e como evitar

Embora seja associado a pessoas com mais idade, a queda de cabelo é um problema que afeta homens e mulheres, em qualquer momento da vida. As causas podem ser diversas, mas há, sim, maneiras de prevenir e tratar a queda capilar. Quer saber mais? Bora conferir! O que é a queda de cabelo? A queda […]

Cabelos OnduladosCuidados
shutterstock 2210816061 630x420 - Saiba tudo sobre queda de cabelo: causas, tratamentos e como evitar

Embora seja associado a pessoas com mais idade, a queda de cabelo é um problema que afeta homens e mulheres, em qualquer momento da vida. As causas podem ser diversas, mas há, sim, maneiras de prevenir e tratar a queda capilar. Quer saber mais? Bora conferir!

O que é a queda de cabelo?

shutterstock 407146063 630x420 - Saiba tudo sobre queda de cabelo: causas, tratamentos e como evitar

A queda de cabelo é uma condição em que se perde mais fios de cabelo do que o normal. Diariamente, uma pessoa saudável perde entre 50 e 200 fios, portanto, ao passar disso, a queda de cabelo precisa ser investigada.

Uma das causas da queda de cabelo está ligada a fatores genéticos – a nomenclatura para essa condição é alopecia androgenética. Ao contrário do que se pensa, esse quadro não deve ser associado apenas aos homens, pois pode acometer também às mulheres, embora seja menos comum.

Outras vezes, a queda de cabelo pode ser um indicativo de que algo não vai bem, seja na saúde do couro cabeludo ou do organismo em si. Portanto, é muito importante investigar as causas quando os sinais começam a aparecer, pois, dessa maneira é possível diagnosticar se essa queda está associada a alguma disfunção de saúde mais séria. 

Veja as principais causas para queda capilar

Existem alguns motivos que podem provocar a queda de cabelo de forma acentuada. Entre elas, é possível destacar: 

Condições de saúde

  • Fatores genéticos, situações semelhantes na família;
  • Disfunções do couro cabeludo;
  • Problemas ligados à saúde do organismo;
  • Questões hormonais, como uso de pílulas anticoncepcionais;
  • Situações de quimioterapia;
  • Mudanças hormonais no geral;
  • Tratamentos de câncer, problemas cardíacos e pressão alta;
  • Administração de medicamentos antidepressivos;

Condições periódicas

  • Período de gravidez;
  • Período de amamentação;
  • Quadros de menopausa;

Condições de cuidado capilar

  • Cuidados capilares inadequados no dia a dia;
  • Maus hábitos em relação à alimentação e à saúde;
  • Procedimentos químicos realizados incorretamente no cabelo;
  • Uso excessivo de ferramentas de calor sem a proteção devida;
  • Excesso de vitaminas do tipo A ou B.

Doenças que causam queda de cabelo

Há diferentes cenários que podem impactar na queda capilar, por isso é fundamental cuidar da saúde em um aspecto geral para ter resultados positivos em todo o organismo, e também nos fios. As doenças mais conhecidas por causar queda de cabelo são:

  • Deficiência de ferro no organismo;
  • Doenças autoimunes, como Lúpus;
  • Doenças infecciosas, como infecções pelo HIV, hepatites B e C;
  • Quadros de depressão;
  • Anemia;
  • Problemas intestinais, como constipação ou desequilíbrio;
  • Doença renal crônica;
  • Tireóide;
  • Estresse crônico;
  • Síndrome metabólica, como a alopecia androgenética;
  • Sífilis;
  • Ovário policístico;
  • Doenças do couro cabeludo, como alopecia areata, dermatite seborreica e foliculite.

Remédios para queda de cabelo

É normal que o cabelo caia do couro cabeludo, afinal o fio também tem um processo de vida com início e fim. Claro que não é preciso contar diariamente entre 50 e 200 fios, que é a média de perda. Mas, é possível acompanhar sempre com atenção a queda dos fios e, caso observe que eles estão caindo muito mais do que o normal, é recomendado procurar um médico.

Ao constatar que algo está errado, embora existam diferentes medicamentos e receitinhas disponíveis na internet, somente um profissional médico poderá aconselhar qual o melhor medicamento para queda de cabelo. Isso porque, sua análise será baseada em exames e análises do que acontece com o seu organismo como um todo, indicando devidamente o que precisa ser tratado. Isso significa que é muito importante não ingerir nenhum tipo de remédio contra a queda de cabelo sem consultar um médico antes, combinado?

Vitaminas para queda de cabelo

Uma das principais vitaminas que precisam de reposição para o tratamento de queda capilar é a vitamina A, que pode ser encontrada em cápsulas, assim como outras vitaminas que existem no mercado para o mesmo fim. 

Mas, atenção: o mesmo recado que deixamos no tópico anterior vale para este. Uma reposição vitamínica só deve ser feita a partir da orientação de um médico, afinal, o excesso de vitamina A e B pode gerar um efeito reverso e contribuir para a queda de cabelo. A melhor opção, nesse caso, é consultar um médico dermatologista ou tricologista.

Produtos para queda de cabelo

Quando fica constatado que a queda capilar está ligada aos cuidados incorretos das madeixas, a melhor maneira é apostar nos produtos certos e nos bons hábitos.

Quando falamos em produtos para queda de cabelo, um dos mais importantes é o shampoo. Isso porque, é ele que limpa e penetra diretamente no couro cabeludo, portanto, é um dos principais responsáveis pelo tratamento da queda; mas também há máscaras e tônicos.

No mercado existem diversas opções de produtos para queda de cabelo, mas se você procura por confiabilidade, a Salon Line tem soluções incríveis em todas as linhas de produtos. Olha só:

Shampoo S.O.S Bomba Crescimento

O shampoo S.O.S Bomba Crescimento foi desenvolvido para promover tratamento profundo aos fios, promovendo o crescimento saudável e o fortalecimento. A composição dele é enriquecida com whey protein, vitamina A, óleo de rícino, D-pantenol e biotina. Enquanto o whey protein é rico em aminoácidos que restauram a fibra capilar danificada, a vitamina A fortalece o fio e auxilia no crescimento saudável. A biotina, por sua vez, previne a queda dos fios e o óleo de rícino também combate a chamada quebra por queda.

Shampoo S.O.S Cachos Rícino e Queratina

O rícino e a queratina são fortes aliados quando o assunto é fortalecimento e recuperação dos fios. E é aí que entra em cena o shampoo Rícino e Queratina da linha S.O.S Cachos que, além de restaurar e fortalecer, ainda promove hidratação, brilho e nutrição.

Máscara Hidratante S.O.S Bomba Antiqueda

A Máscara Hidratante S.O.S Bomba Antiqueda combate a queda de cabelo, a quebra e as pontas duplas. Sua fórmula hidrata profundamente, ajudando na reconstrução capilar, além de fortalecer os fios danificados e quebradiços, proporcionando força e saúde. 

Tônicos S.O.S Bomba 

A linha S.O.B Bomba conta com dois tônicos que auxiliam em situações de queda de cabelo: o Tônico Fortalecedor S.O.S Bomba Crescimento Acelerado e o Tônico Fortalecedor S.O.S Bomba Antiqueda. Ambos têm fórmula dermatologicamente testada para combater a queda de cabelo, fortalecer os fios e proporcionar crescimento saudável. Além disso, o Tônico S.O.S Bomba Crescimento Acelerado pode ser usado nas sobrancelhas para auxiliar os pelos a crescerem fortes e saudáveis.

Tratamento para queda de cabelo e crescimento 

shutterstock 2092227151 630x417 - Saiba tudo sobre queda de cabelo: causas, tratamentos e como evitar

Quem ama receitinhas de hidratações caseiras, levanta a mão! Bora conhecer algumas que podem tratar e prevenir a queda de cabelo?

Receitinha antiqueda de argila preta

Esse tipo de argila tem propriedades tonificantes, bactericidas e desintoxicantes que, além de tratar o couro cabeludo profundamente, ajuda a prevenir contra a queda capilar. Veja como aplicar nos fios:

Passo 1: misture um pouco de argila com água em um recipiente.

Passo 2: com um pincel, aplique a mistura no couro cabeludo seco e sujo, sem passar no comprimento e pontas.

Passo 3: quando terminar a aplicação, faça uma massagem com a ponta dos dedos no couro cabeludo em movimentos circulares. Não use as unhas.

Passo 4: por fim, aplique o óleo vegetal de preferência em todo o comprimento e pontos para umectar os fios enquanto isso.

Passo 5: prenda o cabelo e aguarde 30 minutos, não excedendo esse tempo.

Passo 6: enxágue com água morna, massageando o couro cabeludo muito suavemente para retirar a argila.

Passo 7: higienize as madeixas com um co-wash e finalize com um condicionador comum. 

Receitinha antiqueda de Babosa

A babosa é uma planta poderosa no tratamento capilar – ela apresenta funções antifúngicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas, imunoestimulantes, entre muitas outras. Isso significa que ela é uma forte aliada, não só contra a queda, mas também no tratamento do couro capilar no geral, olha só:

Passo 1: escolha uma folha grossa de babosa e corte-a com uma faca.

Passo 2: retire toda a polpa de dentro da folha usando uma colher.

Passo 3: antes do banho, aplique o conteúdo gelatinoso da planta em todo o couro cabeludo e massageie suavemente com a ponta dos dedos, também realizando movimentos circulares, conforme já explicamos.

Passo 4: aguarde 30 minutos e lave normalmente com shampoo e condicionador.

Receitinha antiqueda de óleo de coco

O óleo de coco possui vitaminas e antioxidantes que, além de nutrir profundamente os fios, ainda os fortalecem. Ele ainda tem propriedades que tratam o couro cabeludo, prevenindo a queda e estimulando o crescimento dos fios. Acompanhe o passo a passo:

Passo 1: aplique o óleo de coco próprio para cabelo em todo o cabelo e couro cabeludo, mecha a mecha, lembrando que as madeixas devem estar sujas.

Passo 2: massageie o couro cabeludo e prenda os fios em um coque.

Passo 3: retire depois de algumas horas ou vá para cama e faça isso pela manhã com água e shampoo, depois é só finalizar com o condicionador.

Observação: como o cabelo cacheado e crespo geralmente é mais ressecado, não tenha medo de aplicar o tratamento com esse óleo no couro cabeludo.

Receitinha antiqueda de abacate

Rico em nutrientes, aminoácidos e com função antioxidante, o abacate é mais um que fortalece, trata e estimula o crescimento dos fios. Veja como a fruta pode ajudar na prevenção de cabelos quebradiços e queda capilar:

Passo 1: corte um abacate médio ao meio e retire o caroço.

Passo 2: despeje o conteúdo de uma das metades em um liquidificador com o auxílio de uma colher, adicione um pouco de água e algumas gotas de azeite de oliva. Bate até virar um creme.

Passo 3: aplique a mistura em todo o cabelo e prenda-o.

Passo 4: aguarde por volta de 30 minutos e depois retire normalmente durante o banho.

Receitinha antiqueda de banana e mel

A combinação da banana madura com o mel é capaz de fortalecer, recuperar, nutrir e hidratar os fios, por isso pode ser usada para tratar as madeixas, deixando-as saudáveis e longe da queda capilar. Confira:

Passo 1: coloque uma banana madura, uma colher (sopa) de mel, meio copo de leite e uma colher (sopa) de azeite de oliva no liquidificador e bata muito bem.

Passo 2: aplique esse creme no cabelo e couro cabeludo, espalhando bem.

Passo 3: massageie, coloque uma touca de banho e aguarde até 40 minutos.

Passo 4: por fim, lave e higienize como de costume.

Cuidados básicos para evitar a queda dos fios

shutterstock 1991386604 630x420 - Saiba tudo sobre queda de cabelo: causas, tratamentos e como evitar

Você lembra que mencionamos que a mudança de hábitos pode fazer toda a diferença contra a queda de cabelo? Confira o que fazer e não fazer para que os seus fios não sofram com esse mal:

Escolha dias para a lavagem

Evite lavar o cabelo todos os dias, porém, é fundamental mantê-los limpos. A sugestão é um dia sim e outro não, mas você pode avaliar qual frequência funciona melhor para você.

Fuja de água quente

Evite lavar os cabelos em água quente. Isso porque, ela estimula as glândulas sebáceas responsáveis pelo excesso de oleosidade e, consequentemente, queda. Dê preferência à água fria ou morna durante o banho.

Prenda os fios com cuidado

Não prenda o cabelo com força ou por muitas horas seguidas, o movimento de tração provocado pelos elásticos, estimula a queda.

Seque bem os fios antes de deitar

Jamais durma com os cabelos molhados, isso porque, a umidade leva à proliferação de bactérias responsáveis pela caspa, coceira no couro cabeludo e queda dos fios.

Siga um cronograma capilar

Siga uma rotina de hidronutrição capilar, ou seja, use máscaras e produtos específicos para suprir a necessidade do seu cabelo: hidratação, nutrição e reconstrução. 

Priorize a sua saúde como um todo

Evite ou abandone o vício do cigarro, pois as substâncias tóxicas em sua composição enfraquecem o fio. Além disso, mantenha uma alimentação rica e balanceada para garantir corpo e fios saudáveis e fortes.

Fazer acompanhamento do seu estado de saúde com um médico regularmente é fundamental para uma vida mais saudável, bem como evitar situações de estresse e fazer exercícios para driblar os momentos de tensão.

Agora que você tem bastante informação sobre a queda de cabelo e já sabe como evitar ou até mesmo tratá-la, siga as nossas dicas e, antes de qualquer tratamento de saúde, procure um profissional médico! Lembre-se que a saúde capilar pode ser um reflexo da saúde do seu organismo, por isso, todo cuidado é pouco!

5/5 - (3 votes)

Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual