Secure Adnxs

6 hábitos que podem alterar a textura capilar

por Salon Line

Ao longo dos anos, as mudanças capilares passaram a fazer parte entre muitas e muitas mulheres. Você pode querer mudar a cor, curvatura ou comprimento dos fios, mas e quando essas mudanças ocorrem involuntariamente, causando estranheza e desconforto? A textura capilar é uma característica dos fios que podem ser afetadas por diversos fatores, externos e […]

6 hábitos que podem alterar a textura capilar

Ao longo dos anos, as mudanças capilares passaram a fazer parte entre muitas e muitas mulheres. Você pode querer mudar a cor, curvatura ou comprimento dos fios, mas e quando essas mudanças ocorrem involuntariamente, causando estranheza e desconforto? A textura capilar é uma característica dos fios que podem ser afetadas por diversos fatores, externos e […]

textura capilar 630x788 - 6 hábitos que podem alterar a textura capilar

Ao longo dos anos, as mudanças capilares passaram a fazer parte entre muitas e muitas mulheres. Você pode querer mudar a cor, curvatura ou comprimento dos fios, mas e quando essas mudanças ocorrem involuntariamente, causando estranheza e desconforto? A textura capilar é uma característica dos fios que podem ser afetadas por diversos fatores, externos e internos, e causar dúvidas. Afinal, é normal que o cabelo mude de textura, ou apresente dois tipos diferentes ao mesmo tempo?

Sejam suas madeixas onduladas, cacheadas ou crespas, você notar essas mudanças e não saber muito bem o que elas significam, ou se significam que as madeixas estão saudáveis ou não. A mudança de textura pode ser um problema, afinal, ela compromete diretamente a aparência dos fios. Mas, por que isso acontece? Abaixo, reunimos 6 hábitos que podem fazer com o que seu fio mude de textura, e como agir em cada um dos casos. Vem ver!

Texturas diferentes são normais

É importante saber que uma pessoa pode apresentar diversas texturas capilares ao mesmo tempo: uma cacheada por ter alguns fios ondulados, ou alguns crespos, e por aí vai. Por isso, é importante fazer um bom exercício de observação das suas madeixas para entender qual é a sua curvatura predominante e, assim, entender qual é a melhor forma de cuidar e estilizar. 

Veja abaixo a tabela de curvatura – ela vai ajudar você a identificar sua textura capilar:

textura capilar 1 1 630x420 - 6 hábitos que podem alterar a textura capilar

Sabendo que é normal ter diferentes texturas no cabelo, não precisa se assustar ao ver alguns fios bem diferentes do resto. O problema passa a ser sério quando essa diferença torna-se notável, interferindo na sua capacidade de definir os cachos ou ondas, no volume ou no balanço dos fios. 

Desequilíbrio hormonal

Você já deve ter percebido que o cabelo muda com o passar do tempo, afinal, dificilmente os fios com os quais você cresceu são iguais ao seu cabelo atual. Isso acontece porque a estrutura do cabelo é influenciada pelo funcionamento hormonal do organismo, ou seja, a textura pode mudar significativamente por conta dos hormônios. A chegada da puberdade, a gravidez e a menopausa são alguns dos picos hormonais que podem alterar a textura das madeixas. 

Para acompanhar essas mudanças — e descobrir se elas estão sendo influenciadas pelos hormônios — é necessário estar sempre com os exames médicos em dia. Em caso de desequilíbrio, a suplementação de vitaminas, aminoácidos e até mesmo hormonal podem se fazer necessária, mas é claro, sempre com acompanhamento médico. 

Idade

Se os hormônios influenciam na aparência dos fios, então, é claro que, com o passar do tempo, eles mudem também. É comum, por exemplo, que na primeira infância, os cabelos sejam mais frágeis e finos, devendo ser penteados com muito cuidado. Enquanto isso, na adolescência, os fios costumam ser mais volumosos e grossos, devido à quantidade de mudanças hormonais que acontecem nesse período de vida. Já na fase adulta, mais lá para frente, após a menopausa, os fios “envelhecem”, e tendem a perder densidade e movimento, ficando com a aparência mais rala, e novamente, mais vulneráveis. 

A curvatura também faz parte dessa mudança: é comum ver bebês nascerem com os cabelos lisos, ou até carecas, mas, mais tarde, desenvolverem cachos ou até mesmo fios crespos e bastante volumosos. O contrário também pode acontecer: cabelos que na infância eram cacheados podem se transformar, ao longo do tempo, em madeixas onduladas ou lisas. Observar essas mudanças é importante para entender qual é a melhor forma de cuidar dos fios. 

Tratamentos químicos

É claro que você deve saber que os alisamentos mudam a textura capilar, afinal, a função deles é essa! Mas muita gente não acredita que outras transformações químicas, sem o objetivo de mudar a estrutura do cabelo, também podem alterar a sua curvatura. A descoloração, por exemplo, é um processo que, no caso dos cabelos cacheados ou crespos, podem comprometer diretamente a definição. 

Isso porque a química capilar, independente de sua funcionalidade, remove minerais, nutrientes e vitaminas importantes para o fio, além de o enfraquecer e remover a proteína que o faz ter massa, comprometendo sua textura original.  Ou seja, cabelos quimicamente tratados tendem a não segurar aquela definição, volume ou balanço com a qual você está acostumada. 

Medicamentos

Tratamentos médicos e medicamentos também podem alterar a textura dos seus cabelos, inclusive a curvatura. Isso acontece porque tratamentos médicos, principalmente aqueles realizados para curar doenças mais graves, interferem na matriz do cabelo, responsável pela textura e espessura capilar. A quimioterapia, por exemplo, pode chegar a fazer com que fios lisos se tornem cacheados ou crespos, em alguns casos. 

Outros remédios de uso corriqueiro também podem alterar a estrutura do cabelo, incluindo a textura, aparência, e até mesmo a cor. Neste caso, se você usa um medicamento contínuo, ou se está tomando alguma medicação e sente os fios diferentes, fique atento à bula da medicação, onde todos esses efeitos estão descritos. 

O que fazer quando os cabelos mudam de textura?

A mudança de textura pode ter várias causas, e inclusive pode ser sintomas de problemas que vão além da saúde capilar. Além de manter os exames médicos em dia, é importante que você, caso note mudanças significativas na textura, visite um médico tricologista, profissional da medicina especialista em saúde capilar e do couro cabeludo.

Além disso, manter a alimentação e a ingestão de água sempre em equilíbrio também ajudam a fazer a manutenção do crescimento e da aparência saudável e bonita dos cabelos.

3.9/5 - (7 votes)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Niacinamida no cabelo: conheça o poder dessa fórmula Creme modelador de cachos: quais os benefícios e qual o ideal para o seu cabelo Corte americano: inspirações e dicas para manter o visual Trança raiz: conheça inspirações que vão fazer sua cabeça Como usar Óleo de coco no cabelo: dicas para fios saudáveis e brilhantes
Pular para o conteúdo