Secure Adnxs

Queratina em cabelos cacheados: importância e como usar.

por Talitha Benjamin

Quando falamos de tratamento capilar, existem inúmeras substâncias que são de extrema importância. Para manter os cabelos saudáveis, fazer mudanças, recuperar danos e deixá-los do jeitinho que você quer, é preciso de nutrientes, vitaminas, proteínas, aminoácidos, ativos, ingredientes e muito mais. Por isso, enquanto muita gente acha que cuidar dos cabelos é fácil, mas quando […]

Queratina em cabelos cacheados: importância e como usar.

Quando falamos de tratamento capilar, existem inúmeras substâncias que são de extrema importância. Para manter os cabelos saudáveis, fazer mudanças, recuperar danos e deixá-los do jeitinho que você quer, é preciso de nutrientes, vitaminas, proteínas, aminoácidos, ativos, ingredientes e muito mais. Por isso, enquanto muita gente acha que cuidar dos cabelos é fácil, mas quando […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCuidados

Quando falamos de tratamento capilar, existem inúmeras substâncias que são de extrema importância. Para manter os cabelos saudáveis, fazer mudanças, recuperar danos e deixá-los do jeitinho que você quer, é preciso de nutrientes, vitaminas, proteínas, aminoácidos, ativos, ingredientes e muito mais. Por isso, enquanto muita gente acha que cuidar dos cabelos é fácil, mas quando se para pensar, o mundo capilar é tão cheio de informações, que às vezes é possível esquecer o essencial. E quando falamos de essencial, estamos falando dela, a queratina. 

Esqueça tudo o que você sabe sobre os cabelos: precisamos falar sobre a queratina, e o porquê é essencial conhecê-la. Afinal, não dá para pensar em cuidado capilar sem saber o que é a queratina, como, quando e como você deve utilizá-la, ou, até mesmo, se você precisa dela. Você é cacheada e ainda não sabe porque a queratina é importante? Então vem com a gente aprender!

O que é queratina e para que ela serve?

A queratina é uma proteína fibrosa que constitui diversas partes do nosso corpo, e é naturalmente produzida pelo organismo. Ela constitui 90% dos fios capilares, sendo composta principalmente por aminoácidos. Assim, já que ela é a maior parte do fio, é a queratina que mantém a resistência, força e elasticidade à fibra capilar.

Você já deve ter ouvido falar que as madeixas “perdem” queratina, certo? Pois é: mesmo os fios sendo feitos de queratina, inúmeros fatores externos agem inimigos da queratina. Poluição, ferramentas de calor, cloro da água, luz solar, coloração, descoloração e outras químicas são capazes de penetrar na fibra capilar, removendo a queratina e outros nutrientes e substâncias importantes para a integridade do cabelo. Como consequência, você pode notar fios enfraquecidos, quebradiços, ressecados e sem vida. 

Queratina nos cabelos cacheados: por que é importante?

Quando falamos em cabelos cacheados, falamos de um cabelo que, por conta de sua curvatura, já apresenta mais fragilidade do que o comum. Isso porque o formato em espiral dificulta que os nutrientes e vitaminas da raiz percorram o fio por todo o comprimento. Isso significa que os danos externos que enfraquecem as madeixas são especialmente mais danosos para as cacheadas. Assim, quando falamos da necessidade de reposição de queratina, os cachos não podem ficar de fora. 

No caso de cabelos cacheados que passaram por qualquer tipo de procedimento químico, incluindo os fios em transição capilar, a queratina pode (e deve!) fazer parte da sua rotina de cuidados. Nesse caso, o tratamento deve ser feito através da reconstrução capilar, que vai repor a queratina perdida pelos fios, potencializando a força da fibra capilar e combatendo os danos. 

Quando preciso usar a queratina nos cabelos cacheados?

A dica para saber se a reconstrução e a reposição de queratina são os tratamentos ideais para o seu momento é prestar atenção na extensão dos danos: em geral, se as madeixas se encontram ásperas, porosas, com fios elásticos, quebradiços e secos, significa que eles estão frágeis e precisam de fortalecimento. 

A boa notícia é que esse tratamento pode ser feito em casa, sem recorrer ao salão. Você pode realizar reconstruções enquanto perceber a necessidade, até notar a melhora, e unir também a hidratação e a nutrição como tratamento. Mas lembre-se: você só pode utilizar queratina a cada duas semanas, em casos de fios mais danificados, ou aguardar um intervalo de 20 a 30 dias em casos menos graves. 

Como usar a queratina nos cabelos cacheados?

Você pode realizar a reposição da proteína obtendo a queratina líquida e pura ou também através de produtos que a contenham na composição. Veja abaixo:

Salon Line SOS Cachos Recarga de Queratina

A linha SOS Cachos Recarga de Queratina veio para tratar os fios cacheados e crespos com uma reposição poderosa da proteína que forma o fio capilar: com Creme de Pentear, Ampola de Tratamento e Ativador de Cachos, ela conta com uma fórmula poderosa, que além da queratina, traz a tecnologia PROTRAT que oferece cachos e crespos mais nutridos, protegidos e reparados, garantindo 100% de controle do frizz. 

Salon Line SOS Cachos Rícino e Queratina

A linha completa conta com fórmulas poderosas que, além da queratina, proteína que forma 90% dos fios, tem óleo de rícino e ácidos graxos, vitaminas e sais minerais com propriedades que restauram e hidratam os cabelos, oferecendo cuidados para um couro cabeludo saudável. Experimente o Shampoo e o Condicionador, a Máscara de Reconstrução, o Creme para Pentear e o Ativador de Cachos na sua rotina capilar.

Rate this post
Carol Mamprin

Canal Carol Mamprin