Secure Adnxs

Vai usar fonte de calor no cabelo cacheado? Se liga nas dicas!

por Talitha Benjamin

A gente sabe que os cuidados capilares ficam muito mais fáceis quando temos conhecimento do nosso tipo de cabelo, e quais são as suas características. Para as cacheadas, isso significa estar sempre atenta às necessidades de hidratação e reposição de nutrientes dos fios — e isso se torna ainda mais importante se você é adepta […]

Vai usar fonte de calor no cabelo cacheado? Se liga nas dicas!

A gente sabe que os cuidados capilares ficam muito mais fáceis quando temos conhecimento do nosso tipo de cabelo, e quais são as suas características. Para as cacheadas, isso significa estar sempre atenta às necessidades de hidratação e reposição de nutrientes dos fios — e isso se torna ainda mais importante se você é adepta […]

fonte de calor cachos 1 534x800 - Vai usar fonte de calor no cabelo cacheado? Se liga nas dicas!

A gente sabe que os cuidados capilares ficam muito mais fáceis quando temos conhecimento do nosso tipo de cabelo, e quais são as suas características. Para as cacheadas, isso significa estar sempre atenta às necessidades de hidratação e reposição de nutrientes dos fios — e isso se torna ainda mais importante se você é adepta das ferramentas de calor. 

As ferramentas de calor são todos os aparelhos que aplicam altas temperaturas diretamente nos fios, incluindo secador, prancha, modelador de cachos, escovas secadoras e alisadoras, e por aí vai. Enquanto fios naturalmente ressecados, os cachos podem sofrer ainda mais com os danos: seu formato em espiral faz com que fique ainda mais poroso e seco.

Como o calor pode danificar os cachos?

Quando não protegidos e usadas incorretamente, as altas temperaturas causam diversos danos para a saúde dos cabelos cacheados, entre eles:

  • Evaporam a umidade natural dos fios;
  • Danificam as cutículas que protegem a fibra capilar de danos externos;
  • Deixam os fios ressecados e fragilizados;
  • Altera a estrutura dos cachos, comprometendo a definição natural.

Como proteger o cabelo cacheado das altas temperaturas?

Quer usar as ferramentas de calor com segurança, ou pensar em uma forma de reduzir os danos? Vem que a gente ensina! Reunimos abaixo dicas de como garantir fios protegidos contra o calor. 

Use um protetor térmico

A primeira dica é a mais prática de todas — e também a mais indispensável. Sempre que for usar qualquer tipo de aparelho que exerça uma alta temperatura sobre os fios, o ideal é aplicar um produto protetor térmico. Ele cria uma espécie de barreira ao redor do cabelo, minimizando os efeitos do calor, sem interferir no resultado. 

Utilize a ferramenta em sua temperatura mais baixa

Outra forma evitar o dano da ferramenta é minimizando sua potencialidade, ou seja, utilizando-a em suas configurações de temperatura e intensidade baixas. Assim, você reduz a força com que o calor será exercido sobre o fio, diminuindo, assim, o ressecamento causado pela alta temperatura. 

Reponha a hidratação e nutrientes sempre que possível

Se as ferramentas de calor removem a hidratação natural e enfraquecem os fios, então é necessário fazer a reposição destes elementos sempre que possível, principalmente se você faz uso dessas ferramentas com regularidade. Tratamentos semanais de hidratação e nutrição são essenciais. 

Evita usar as ferramentas no cabelo molhado

Enquanto está molhado, o fio fica ainda mais fragilizado por conta das cutículas abertas. Assim, o dano causado pelas ferramentas de calor é ainda maior. Por isso, evite usá-las diretamente no fio molhado: o ideal é utilizar um difusor, acessório acoplado no secador que distribui melhor o calor e, novamente, diminuir a intensidade de calor e velocidade para as menores configurações. 

Não esqueça de desembaraçar os fios muito bem

Na hora de usar secadores, pranchas, modeladores de cachos ou escovas secadoras, é comum que os fios quebrem. Para minimizar essa fragilização, é necessário desembaraçar os fios muito bem, com cuidado, para não quebrar e enfraquecer os fios. Assim, você evita que os cabelos enrosquem na hora da utilização das ferramentas de calor, principalmente das escovas.

Salon Line indica:

O Spray Térmico #todecacho Day After renova a formatação dos cachos, devolve o brilho, promove revitalização e garante proteção térmica contra as ferramentas de calor, além de combater o frizz.

Rate this post

Quem leu gostou dessas:

Dicas e inspirações de como fazer a trança nagô Como fazer o cabelo crespo crescer: dicas para sua rotina de cuidados Matizador Salon Line: qual devo usar para o meu tipo de cabelo? Moreno iluminado em cabelo ondulado: tudo sobre a técnica que vai iluminar os fios Creme de uva: sua finalização com cheirinho de fruta
Pular para o conteúdo