Secure Adnxs

É necessário usar linha completa no cronograma capilar?

por Talitha Benjamin

Por aqui, nós sempre somos a favor de começar um cronograma capilar. Essa rotina de tratamento não é benéfica apenas para quem está com os fios danificados ou quem está passando pela transição, mas para qualquer pessoa que queira manter os cuidados capilares em dia. Mas, mesmo após aprender tudo o que você precisa saber […]

É necessário usar linha completa no cronograma capilar?

Por aqui, nós sempre somos a favor de começar um cronograma capilar. Essa rotina de tratamento não é benéfica apenas para quem está com os fios danificados ou quem está passando pela transição, mas para qualquer pessoa que queira manter os cuidados capilares em dia. Mas, mesmo após aprender tudo o que você precisa saber […]

linha para cachos 630x630 - É necessário usar linha completa no cronograma capilar?

Por aqui, nós sempre somos a favor de começar um cronograma capilar. Essa rotina de tratamento não é benéfica apenas para quem está com os fios danificados ou quem está passando pela transição, mas para qualquer pessoa que queira manter os cuidados capilares em dia. Mas, mesmo após aprender tudo o que você precisa saber sobre essa nova rotina de cuidados, você ainda pode se encontrar na dúvida sobre quais produtos utilizar. 

Como o cronograma capilar é formado por hidratações, nutrições e reconstruções, feitas de forma recorrente, você precisará ter os produtos necessários sempre à mão. Se você costuma ler os rótulos dos produtos (e se não lê, comece a ter esse hábito!), já deve ter se deparado com a instrução: “para melhores resultados, utilize a linha completa”. No entanto, você dificilmente adquire uma linha inteira de produtos para testá-las de uma vez. Afinal, isso é mesmo necessário? E falando no cronograma capilar, uma rotina mais completa de cuidados, é preciso usar uma linha completa de tratamento? 

Para que servem as linhas completas de produtos para cabelo?

As linhas completas de produtos consistem em diferentes itens com diferentes funções, mas pensadas e desenvolvidas para oferecerem resultados iguais. Por exemplo: uma linha focada em hidratação, irá conter ativos que proporcionam esse resultado tanto nos produtos para lavagem, tratamento e finalização. A ideia é utilizá-los de forma recorrente, para assim, obter os resultados prometidos. 

Como escolher produtos para o cronograma capilar?

Para escolher corretamente os produtos do seu cronograma capilar, é necessário ter em mente, primeiro, quais são os tratamentos necessários. São eles:

Hidratação

É o tratamento que devolve aos fios a água perdida, e também, o mais democrático, já que todos os tipos de cabelo precisam de hidratações frequentes. No caso de cabelos fragilizados, a hidratação fortalece as madeixas, e melhora a absorção dos nutrientes dos outros tratamentos. 

Nutrição

Como o nome diz, essa etapa repõe os nutrientes perdidos — o óleo natural e os lipídeos — pelos fios. Eles são os responsáveis pela proteção da fibra capilar, bloqueando danos externos como o uso de ferramentas de calor, radiação solar, vento, sal, água quente, cloro e exposição às químicas e outros elementos prejudiciais. 

Reconstrução

Já a reconstrução devolve a queratina perdida pelos fios. Repor esse ingrediente é fundamental, já que é essa proteína que “forma” a fibra capilar. Especialmente importante para os fios quimicamente tratados, mas também necessário para fios sem química, que sofrem com agressões diárias. 

Agora que você já sabe para que serve cada tratamento, chegou a hora de escolher os seus produtos. A dica aqui é prestar muita atenção aos rótulos. Em geral, as marcas já sinalizam quais são as funções: se são fórmulas com potencial hidratante, nutritivo ou reconstrutor e reparador. Vale também ficar de olho na lista de ativos, já que eles também dão uma dica sobre qual é o resultado esperado. 

Em cada etapa do cronograma capilar, a opção mais prática de tratamento é utilizar shampoo, máscara de tratamento, condicionador e finalizador. A depender da linha, você também pode incluir em seu tratamento outros produtos, como tônicos fortalecedores, óleos de umectação, diferentes tipos de finalizadores, e por aí vai. 

Preciso usar uma linha de produto para cabelo completa no cronograma capilar?

Agora, é o que você quer saber: será que é mesmo necessário adquirir uma linha completa de produtos para ter sucesso no cronograma capilar? A resposta simples é que não é obrigatório, mas sim, recomendado. Isso porque, as linhas são desenvolvidas para serem usadas em conjunto, com os mesmos ativos e ingredientes. Por isso, elas se complementam, e assim, potencializam os efeitos, proporcionando melhores resultados. 

Mas, ter uma rotina capilar personalizada, com diferentes produtos de linhas distintas, não funciona? É importante entender que cada cabelo é único, e não dá para aplicar regras generalistas ao cronograma capilar. O ideal é pesquisar muito para montar a rotina que mais faça sentido para você: leia os rótulos com atenção, siga as instruções à risca, e sempre que possível, tenha uma opinião profissional para ajudar você a identificar melhor as necessidades do seu cabelo.

Rate this post

Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual