Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

O que toda pessoa que tem cabelo tipo 4 e em transição precisa saber?

CuidadosDicasTécnicas

O que toda pessoa que tem cabelo tipo 4  e em transição precisa saber?

Quando passamos pela transição capilar, a primeira coisa que pensamos é: “sem química, eu terei menos trabalho e um cabelo mais bonito.” Só que se engana quem pensa assim, a única coisa que difere a rotina química da natural, são os produtos usados, se você já cuidava antes da transição, terá que ter um cuidado dobrado durante e após passar por essa etapa. O cabelo tipo 4 é o que mais exige cuidado, e hoje darei três dicas essenciais que ajudarão você a ter o Black dos sonhos de maneira saudável e descomplicada.

1. Lavagem sem pressa e em água morna ou fria

O cabelo tipo 4 é o que mais necessita de cuidados para manter-se forte e bonito, isso se dá porque os crespos possuem o cacho mais estreito, dificultando a passagem de óleo natural da raíz para as pontas. A água quente detona qualquer tipo de cabelo, pois ela destrói a queratina e abre a cutícula tornando os fios mais ressecados, ásperos e quebradiços.  O ideal é fazer a lavagem com a água morninha (algumas pessoas preferem a fria, mas não tem necessidade desde que seja mais fria do que quente.), isso resultará em mais brilho, força, além do mais, com menos danos os resultados esperados das hidratações passam a ser mais rápidos.

Outra dica é na hora do desembaraço, nunca tenha pressa, os cabelos cacheados e crespos tendem a dar nózinhos que podem se transformar em uma verdadeira chatice na hora da lavagem, mas com toda paciência, e com pente ou escova de dente largo, desembarace-os da ponta para a raíz. Isso diminuirá a quebra e fará com que seu Black fique super poderoso.

2. Abusar de óleos vegetais

O óleo é o melhor amigo do cabelo crespo, é ele quem manterá os fios fortes e lindos. Existem vários tipos de óleo que reconstrói, nutre e hidrata nossos cabelos, o mais legal de tudo isso é que a maioria nós temos em casa, o que acaba sendo uma alternativa barata e de grande valia.  Existem várias maneiras de usarmos o óleo em nosso tratamento capilar, um dos métodos que mais gosto além de adicionar nas máscaras, é a umectação com óleo de rícino (mamona) uma hora antes da lavagem. Ele fortalece, ajuda no crescimento e diminui a queda. O cheiro não é muito bom, mas os benefícios são excelentes. Também uso um pouco de óleo de côco na finalização que ajuda a dar mais brilho além de ter um cheirinho muito agradável.

3.Investir em  finalizações que definem o cabelo químico

Algumas meninas na transição preferem deixar o cabelo crescer até certa altura para depois cortar as pontas químicas, mas chega uma hora que essas pontas começam a dar muita diferença, criando certo tipo de dificuldade na hora de finalizar. Não se preocupe, existem algumas técnicas que “maquiam” o cabelo químico cacheando partes lisas que posteriormente serão descartadas, tais como “twists”, “bumerangues espiralados” (conhecidos também como bigudinhos), tranças entre outros. Para definir partes lisas não tem segredo, basta aplicar seu leave-in de costume nas mechas e finalizar com a técnica de sua preferência, depois é só deixar secar e no lugar daquele cabelo pesado e sem forma, você terá cachos que te ajudarão a disfarçar o cabelo químico.

Vale lembrar que não é uma obrigação ter cabelos com cachos perfeitos, eu mesma depois que eliminei a parte lisa, não fiz nenhum tipo de texturização além da fitagem que destaca ainda mais o meu cabelo natural, que é 4B. Uns dois dias antes da lavagem, tiro toda a definição natural, criando agora um aspecto 4C onde abuso do volume que acho incrível e de penteados estilosos como o afro-puff e moicano. Depois que fizer seu Big Chop, você decidirá se permanece com as texturizações ou não, mas posso adiantar que o cabelo crespo permite vários visuais estilosos e criativos, e agora com essas três dicas, você pode ir cuidando dos seus fios até poder assumi-los completamente, sem as pontas “tristes”.  Se joga e arrasa!

Giselle Lopes

Blog Negra Vaidosa

Posts Recentes:

Posts mais acessados