Secure Adnxs

Conheça os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo

por Carolina Glogovchan

Você já ouviu falar sobre o uso do vinagre de maçã no cabelo? Com propriedades naturais incríveis, o vinagre de maçã pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e a beleza dos fios. Quer saber como? Vem descobrir! Para que serve o vinagre de maçã? Para falar sobre a ação do vinagre de maçã no […]

Conheça os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo

Você já ouviu falar sobre o uso do vinagre de maçã no cabelo? Com propriedades naturais incríveis, o vinagre de maçã pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e a beleza dos fios. Quer saber como? Vem descobrir! Para que serve o vinagre de maçã? Para falar sobre a ação do vinagre de maçã no […]

Cuidados

Você já ouviu falar sobre o uso do vinagre de maçã no cabelo? Com propriedades naturais incríveis, o vinagre de maçã pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e a beleza dos fios. Quer saber como? Vem descobrir!

Para que serve o vinagre de maçã?

justin essah 8bPw733XN g unsplash 1 533x800 - Conheça os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo

Para falar sobre a ação do vinagre de maçã no cabelo é indispensável entender sobre o PH dos fios. PH significa Potencial de Hidrogênio, que é uma unidade de medida que indica os níveis de acidez do cabelo, assim como sua neutralidade e seus níveis alcalinos também.

Quando o PH do cabelo é avaliado entre 1 e 6,9, ele é considerado ácido. Os níveis de acidez de um cabelo saudável geralmente estão entre 4,5 e 5,5. Há também o nível neutro de PH que precisa ser igual a 7, nem mais, nem menos. Nesse caso ele não é nem ácido e nem alcalino. Já o PH alcalino está entre 7,1 e 14. Se um cabelo está entre esses números, significa que está fragilizado e poroso.

shot by joe JPuqc SZVo0 unsplash 602x800 - Conheça os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo

Um fio com PH alcalino tem as escamas abertas e fica suscetível a ações externas, deixando-o áspero, ressecado, quebradiço e danificado. Quando as escamas do cabelo ficam abertas, elas não são capazes de reter líquidos, nutrientes, vitaminas e minerais que o mantém saudável e, por este motivo, fica tão frágil.

Bom, é agora que entra o vinagre: o vinagre de maçã é conhecido por equilibrar o pH do couro cabeludo, combatendo problemas como a caspa e a oleosidade excessiva. Além disso, suas propriedades adstringentes ajudam a limpar profundamente os fios, removendo resíduos de produtos capilares e poluição.

Benefícios do vinagre de maçã no cabelo

isaiah mcclean DrVJk1EaPSc unsplash 507x800 - Conheça os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo

O vinagre de maçã possui um alto nível de PH, o que significa que ele é ácido. Por este motivo, ele é ideal para reequilibrar os níveis de acidez dos fios que estão alcalinos, tornando-os saudáveis novamente.

É por isso que o vinagre de maçã no cabelo tem se mostrado cada vez mais eficiente para o tratamento dos fios porosos e danificados. Confira os benefícios:

Reequilíbrio da acidez

O principal benefício do vinagre de maçã para o cabelo alcalino é devolver a sua acidez, fechando as escamas e proporcionando a retenção de líquidos, nutrientes, vitaminas e tudo mais que ele precisa para ficar sempre saudável.

Pontinhas seladas

Como o vinagre de maçã fecha as escamas da fibra, ele sela as pontas também. Dessa maneira, o ingrediente acaba dando adeus àquele aspecto de fio poroso que o cabelo fica quando as pontas não estão seladas.

Madeixas muito mais brilhantes

pexels jorge fakhouri filho 2701660 533x800 - Conheça os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo

O fato de o cabelo ficar com as pontinhas seladas ajuda – e muito – no brilho natural. Quando as escamas estão abertas, o fio fica opaco e com o aspecto ressecado. Já com as cutículas seladas, a cabeleira fica muito mais brilhante e cheia de vida. Isso porque o reflexo da luz pode então agir sobre esse fio promovendo aquele brilho incrível.

Desembaraço simplificado

Quando o cabelo é capaz de absorver todos os nutrientes, ele apresenta um aspecto mais saudável. Isso inclui madeixas macias, hidratadas, cheias de movimento e com as pontas seladas, eliminando a textura áspera do cabelo danificado. Por isso, o desembaraço fica muito mais simples!

Fim do frizz

Com as escamas fechadas e os fios saudáveis, a chance da incidência de frizz é muito menor, a não ser que seja uma característica natural do seu cabelo, como no caso dos cacheados e crespos. Entretanto, ainda assim, com o tratamento com vinagre de maçã é possível diminuir e muito o frizz.

Cachinhos definidos

philipe cavalcante ZClamlKDc6k unsplash 450x800 - Conheça os benefícios do vinagre de maçã para o cabelo

Quanto mais saudável, macio e cheio de movimento está o cabelo cacheado, mais definidos os seus cachos irão ficar. Portanto, tratar os fios com vinagre de maçã para reequilibrar os níveis de acidez vai resultar também em uma mega definição para as suas madeixas!

Como usar o vinagre de maçã no cabelo?

O vinagre de maçã pode ser administrado no cabelo como um acidificante caseiro, ou seja, ele é aplicado diretamente nos fios para restaurar os níveis de acidez. Algumas pessoas misturam com o condicionador, outras com um pouco de água e aplicam nos fios.

Há também quem opte por produtos que contenham o vinagre de maçã na composição. A Salon Line, por exemplo, conta com o Ativador de Cachos #todecacho Vinagre de Maçã, que é perfeito para garantir uma finalização incrível e com muita hidratação para as madeixas. 

Vinagre de maçã tira química do cabelo?

Com a ação difundida do uso de vinagre de maçã no cabelo, muitas notícias e mitos acabam se espalhando. Uma delas é a dúvida recorrente se vinagre de maçã tem o poder de tirar a química do cabelo. E a resposta é não. 

O vinagre de maçã não possui propriedades capazes de remover químicas como alisamentos e colorações permanentes dos cabelos. Ele pode, no entanto, ajudar a manter a saúde dos fios após procedimentos químicos, restaurando o pH natural e fornecendo nutrientes essenciais para a recuperação capilar.

Hidratação com vinagre de maçã

Uma ótima forma de hidratar os cabelos com vinagre de maçã é preparar uma mistura de água, vinagre e óleos essenciais, aplicando nos fios úmidos e deixando agir por alguns minutos antes de enxaguar. Essa hidratação é poderosa para devolver a vitalidade e o brilho aos fios, além de promover a saúde do couro cabeludo. Confira mais três técnicas incríveis de hidratação capilar com vinagre de maçã:

Vinagre de maçã com água

  • Passo 1: Lave o seu cabelo com shampoo e condicionador, como de costume;
  • Passo 2: Em seguida, dilua o vinagre de maçã em um pouco de água e derrame em todo o comprimento do cabelo;
  • Passo 3: Aguarde por volta de 2 minutos e enxágue bastante.

Vinagre de maçã com condicionador

  • Passo 1: Lave bem o cabelo usando shampoo e enxágue;
  • Passo 2: Depois, misture 3 partes iguais de condicionador com 1 parte de vinagre de maçã;
  • Passo 3: Aplique em todo o cabelo e massageie;
  • Passo 4: Aguarde alguns minutos e enxágue com bastante água para retirar a mistura.

Hidratação com vinagre de maçã e azeite de oliva

  • Passo 1: Misture 4 colheres de sopa de máscara, 6 de azeite de oliva e 3 de vinagre de maçã;
  • Passo 2: Aplique no cabelo sujo e seco, mecha a mecha;
  • Passo 3: Coloque uma touca térmica na cabeça e aguarde aproximadamente 45 minutos;
  • Passo 4: Retire a mistura do cabelo enxaguando com bastante água e lave com shampoo.
  • Passo 5: Finalize com o condicionador e enxágue.

Agora que você já sabe o poder do vinagre de maçã para o cabelo, experimente incluí-lo em sua rotina e aproveite todos os benefícios que esse ingrediente natural pode oferecer. Com toda certeza, você verá a diferença na saúde e no aspecto dos seus cabelos em pouco tempo.

4.6/5 - (8 votes)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo