Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Benefícios do vinagre de maçã, como usar e melhores produtos para investir!

ConhecimentoCuidadosDepoimentos
Benefícios do vinagre de maçã, como usar e melhores produtos para investir!

Com certeza você já ouviu falar sobre passar vinagre de maça no cabelo, não é mesmo!? Afinal, essa pratica se tornou uma febre entre a mulherada e promete resultados incríveis. Mas, cá entre nós, você sabe os efeitos do vinagre de maçã no cabelo afinal? E por que ele é tão popular? Vem descobrir tudo isso com a gente e ainda aprender como usar o vinagre no cabelo. Bora?

Entendendo sobre o PH do cabelo

Para falar sobre a ação do vinagre de maçã nos fios é indispensável entender sobre o que é o PH do cabelo e o que ele representa para o fio. Então vamos lá! PH significa Potencial de Hidrogênio, que é uma unidade de medida para indicar os níveis de acidez do cabelo, assim como sua neutralidade e seus níveis alcalinos também.
Quando o PH do cabelo é avaliado entre 1 e 6,9 nessa escala, ele é considerado ácido. Os níveis de acidez de um cabelo saudável geralmente estão entre 4,5 e 5,5. Há também o nível neutro de PH que precisa ser igual a 7, nem mais, nem menos. Nesse caso ele não é nem ácido e nem alcalino. Já o PH alcalino está entre 7,1 e 14. Se um cabelo está entre esses números, significa que está fragilizado e poroso. Um fio neste estado tem as escamadas abertas e, por este motivo, está suscetível a ações externas, deixando-o áspero, ressecado, quebradiço e danificado. Quando as escamas do cabelo ficam abertas, elas não são capazes de reter os líquidos, nutrientes, vitaminas e minerais que o mantém saudável e, por este motivo, fica tão frágil.

Como saber se o seu fio está alcalino

Não é muito difícil descobrir se um cabelo não está saudável, não é mesmo!? Isso porque, grande parte das características de um cabelo danificado são visíveis: ele fica ressecado, quebradiço, excessivamente elástico, opaco e frágil. Estes podem ser indícios de um cabelo alcalino. Além disso, a porosidade do seu fio também pode revelar a sua alcalinidade. E para descobrir se o seu cabelo está realmente poroso, há também um truque que você pode realizar facilmente na sua casa.

-Teste de porosidade

Esta técnica vai dizer se o seu cabelo está poroso ou não e para realizá-lo é muito simples. Basta você cortar um pedaço de fio do seu cabelo da região da nuca, de preferência. Não precisa arrancar o fio todo, cortar um pedacinho dele com uma tesoura já é o suficiente. Depois disso, coloque este fio em um copo com água. Se o cabelo boiar significa que está tudo bem com o seu fio e ele está com a porosidade baixa. Você só precisa apostar nas etapas de hidratação para manter tudo em ordem. Caso o fio afunde um pouco e fique na metade do copo quer dizer que a porosidade está normal e vale investir em etapas de nutrição para as madeixas ficarem lindonas. Por fim, se o fio de cabelo afundou completamente significa que o seu cabelo está sim com alta porosidade e as chances dos seus fios estarem alcalinos é grande.
Mas, fique calma, não significa que tudo está perdido, e sim que você precisa devolver a acidez para estes fios. E como fazer isso? É aí que entra o vinagre de maçã!

Para que serve o vinagre de maçã

Benefícios do vinagre de maçã, como usar e melhores produtos para investir!

O vinagre de maçã possui um alto nível de PH, o que significa que ele é ácido. Por este motivo, ele pode ser uma boa ferramenta para reequilibrar os níveis de acidez dos fios que estão alcalinos, tornando-os saudáveis novamente.

Vinagre de maçã no cabelo

O vinagre de maçã pode ser administrado no cabelo como um acidificante caseiro, ou seja, ele é aplicado diretamente nos fios para restaurar os níveis de acidez desse fio. Algumas pessoas o misturam com o condicionador outros com um pouco de água e aplicam nos fios. Há também aquelas pessoas que optam por produtos que contenham o vinagre de maçã na composição. A Salon Line, por exemplo, possui uma linha completinha de vinagre de maçã com vários poderoso poderosos. Falaremos deles mais a frente.

Benefícios do vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem se mostrado cada vez mais eficiente para o tratamento dos fios porosos e danificados, como os fios alcalinos. Por isso, os benefícios deste componente são muitos. Confira abaixo alguns deles.

Reequilíbrio da acidez, é claro!

Como já mencionamos nessa matéria, o principal benefício do vinagre de maçã para o cabelo alcalino é devolver a sua acidez, fechando as suas escamas e proporcionando a oportunidade do fio reter os líquidos, nutrientes, vitaminas e tudo mais que ele precisa para ficar sempre saudável.

Pontinhas seladas, quem não ama!?

Pois é, como o vinagre de maça fecha as escamas da fibra, sela as pontas dos fios também. Dessa maneira, acaba dando adeus àquele aspecto de fio maltratado que o cabelo fica quando as pontas não estão seladas.

Madeixas muito mais brilhantes!

O fato de o cabelo adquirir pontinhas seladas ajuda e muito no brilho natural. Pois quando as escamas estão abertas, o fio fica opaco e com o aspecto ressecado. Já com as cutículas seladas, a cabeleira fica muito mais brilhante e cheia de vida. Isso porque o reflexo da luz pode então agir sobre esse fio promovendo aquele brilho incrível.

Adeus ao desembaraço!

Quando o cabelo é capaz de absorver todos os componentes necessários para o seu tratamento, apresenta um aspecto mais saudável. Isso inclui madeixas macias, hidratadas, cheias de movimento e com as pontas seladas, eliminando a textura áspera do cabelo danificado. Por este motivo, o desembaraço fica muito mais simples!

Chega de frizz!

Essa conta é fácil de descobrir o resultado, com as escamas fechadas e os fios saudáveis, a chance da incidência de frizz é muito menor, a não ser que seja uma característica natural do seu cabelo, como no caso dos cacheados e crespos. Entretanto, ainda assim, com o tratamento usando vinagre de maçã é possível diminuir e muito o frizz nestes casos.

Cachinhos definidos

Quanto mais saudável, macio e cheio de movimento está o cabelo cacheado, mais definidos os seus cachinhos ficarão. Portanto, tratar as suas molinhas com o vinagre de maçã para reequilibrar os níveis de acidez dos seus fios vai resultar também em uma mega definição para as suas madeixas!

Tipos de cabelo que podem usar o vinagre de maçã

Basicamente todos os tipos de fio podem se aventurar no tratamento com o vinagre de maçã no cabelo. Confira abaixo como ele age em cada um dos casos!

Cabelo elástico

O cabelo elástico é aquele que mais precisa do tratamento com o vinagre de maçã. Isso porque este fio geralmente é super poroso e, consequentemente, alcalino. Isso pode acontecer com aquele fio que passou por severas ou excessivas químicas capilares como relaxamentos, descolorações e colorações, por exemplo. Também pode acontecer com quem abusa das ferramentas de calor como o secador e não segue uma rotina de cuidados com os fios.

Benefícios do vinagre de maçã, como usar e melhores produtos para investir!

Cabelo loiro

Mesmo que o cabelo loiro não esteja extremamente fragilizado a ponto de ficar elástico, devido ao efeito da descoloração e coloração, ainda assim ele pode estar alcalino e danificado. Por isso é sempre bom ficar de olho e investir no vinagre de maçã no cabelo.

Benefícios do vinagre de maçã, como usar e melhores produtos para investir!

Cabelos com luzes

Os cabelos com luzes normalmente apresentam menos danos do que um cabelo completamente loiro, por exemplo. Isso porque a química é apenas aplicada em mechas específicas dos fios. Ainda assim é muito possível que o seu cabelo possa ficar alcalino e frágil com esse tipo de química também. Afinal, todas as químicas tem o potencial de danificar a fibra capilar. Por isso o vinagre de maçã também é indicado para este tipo de fio.

Benefícios do vinagre de maçã, como usar e melhores produtos para investir!

Cabelos ondulados, cacheados e crespos

A paixão das onduladas, cacheadas e crespas pelo vinagre de maçã não é à toa, viu!? Além, é claro, de tratar os fios, deixando-os super saudáveis, o vinagre de maçã dá um belo empurrão na definição do cabelo. Portanto, onduladas, cacheadas e crespas saem ganhando com isso também. Para as onduladas e crespas é ótimo, pois estas texturas não possuem tanta definição natural e ganham uma ajudinha. Já para as cacheadas é maravilhoso, pois valoriza ainda mais seus cachos. Outro beneficio bacana é quanto à questão do frizz que já falamos por aqui. Fios com curvatura acabam apresentando mais frizz e o tratamento com o vinagre de maçã pode diminuir bastante. Voltando para a questão da saúde do fio, as crespas são aquelas que mais se beneficiam. Isso porque o seu formato em Z dificulta bastante a passagem do óleo natural do couro cabeludo para o comprimento e pontas e, portanto, esse cabelo acaba ficando mais danificado e frágil – já que esse óleo natural, além de nutrir, serve como proteção para a fibra capilar-. Sendo assim, o tratamento com o vinagre de maçã ajuda a recuperar a acidez desse cabelo crespo mais sensibilizado, deixando-o bonito e saudável novamente.

Benefícios do vinagre de maçã, como usar e melhores produtos para investir!

Modo de aplicar passo a passo

Vamos explicar aqui duas das principais maneiras de aplicar o vinagre de maça no cabelo. Fique de olho e decida qual é aquela que mais se encaixa nas suas necessidades.

Vinagre de maçã com água

Passo 1: lave o seu cabelo com shampoo e finalize com o condicionador, como de costume.
Passo 2: depois disso, dilua o vinagre de maçã em um pouco de água e derrame em todo o comprimento do cabelo.
Passo 3: aguarde por volta de 2 minutos e enxágue com bastante água.

Vinagre de maçã com condicionador

Passo 1: lave bem o cabelo usando o shampoo e enxágue.
Passo 2: misture bem três partes iguais de condicionador com uma parte de vinagre de maçã em um recipiente.
Passo 3: aplique em todo o cabelo e massageie.
Passo 4: aguarde alguns minutos e enxágue com bastante água para retirar a mistura.
Passo 5: aplique uma máscara de hidratação nos fios e aguarde o tempo indicado na embalagem.
Passo 6: depois disso enxágue bem, finalize com o condicionador e enxágue novamente.

Hidratação com vinagre de maçã e azeite de oliva

Essa receitinha de hidratação com vinagre de maçã, além de devolver a acidez dos fios, ainda hidrata e nutre a cabeleira. Confira!

Benefícios do vinagre de maçã, como usar e melhores produtos para investir!

Passo 1: em um recipiente adicione quatro colheres de sopa da máscara de hidratação de sua preferência, mais seis colheres de sopa de azeite de oliva e, claro, três colheres de sopa de vinagre de maçã.
Passo 2: misture tudo muito bem e aplique no cabelo sujo e seco, mecha a mecha.
Passo 3: se tiver, coloque uma touca térmica na cabeça e aguarde aproximadamente 45 minutos.
Passo 4: retire a mistura do cabelo enxaguando com bastante água e lave com shampoo.
Passo 5: finalize com o condicionador e enxágue.

Produtos indicados: vem, vinagre de maçã!

Lembra que dissemos lá atrás que a Salon Line tem uma linha todinha de produtos com vinagre de maça na composição? É a linha Vinagre de Maçã #todecacho. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre todos eles!

Shampoo Vinagre de Maçã #todecacho: limpa suavemente (porque é liberado) e ainda reconstrói os fios danificados.

Condicionador Vinagre de Maçã #todecacho: condiciona e sela perfeitamente a cutícula + todos os benefícios do vinagre de maçã.

Máscara de Hidratação + Creme para Pentear #todecacho: além de hidratar e reconstruir os cabelos fragilizados, ainda pode ser usada como creme para pentear deixando os fios super macios e emolientes.

Creme para Pentear Vinagre de Maçã #todecacho: ajuda no desembaraço dos fios e conta com todo o poder de tratamento do vinagre de maçã. Efeito leve e com frizz controlado.

Ativador de Cachos Vinagre de Maçã #todecacho: ativa os cachos, promove definição mega poderosa e ainda conta com proteção UV!

Spray Finalizador Vinagre de Maçã #todecacho: promove carga extra de brilho para as madeixas depois da finalização ou durante o dia. Proporciona fios super brilhantes, cutículas mega seladas e um cheirinho incrível que dura por 24 horas!

Geleia Vinagre de Maçã #todecacho: essa geleia capilar turbina a finalização com muito mais definição, brilho extremo, nada de frizz e hidratação de longa duração.

Observações: é bacana destacar que todos os produtos dessa linha, por contar com os benefícios do vinagre de maçã, promovem reconstrução, hidratação, brilho extremo, selagem da cutícula e redução de frizz.

Está apaixonada pelos benefícios do vinagre de maçã? Então não espera muito, hein!? Se joga!

Vandressa Ribeiro

Canal Vandressa Ribeiro

Posts Recentes:

Posts mais acessados