Secure Adnxs

Morena iluminada: Dicas para cabelos cacheados

por Carolina Glogovchan

O visual morena iluminada tem conquistado muitas mulheres em todo o mundo por seu charme e versatilidade! Por valorizar fios com curvatura, quem tem cachos e crespos se beneficia muito do efeito iluminado nos fios. Se você já está querendo se jogar nesse look, considere que o sinal foi dado! Confira dicas incríveis para você […]

Morena iluminada: Dicas para cabelos cacheados

O visual morena iluminada tem conquistado muitas mulheres em todo o mundo por seu charme e versatilidade! Por valorizar fios com curvatura, quem tem cachos e crespos se beneficia muito do efeito iluminado nos fios. Se você já está querendo se jogar nesse look, considere que o sinal foi dado! Confira dicas incríveis para você […]

Coloração

O visual morena iluminada tem conquistado muitas mulheres em todo o mundo por seu charme e versatilidade! Por valorizar fios com curvatura, quem tem cachos e crespos se beneficia muito do efeito iluminado nos fios. Se você já está querendo se jogar nesse look, considere que o sinal foi dado! Confira dicas incríveis para você arrasar com os cabelos lindos, iluminados e saudáveis! 

O que é morena iluminada?

A técnica de morena iluminada consiste em adicionar mechas mais claras aos cabelos escuros, criando um contraste sutil e elegante. Esse efeito traz luminosidade ao cabelo, sem perder a essência da cor morena natural.

Vale destacar que o efeito morena iluminada não é uma mudança brusca. A técnica ilumina suavemente os fios castanhos, clareando de maneira muito natural e criando um efeito elegante e sóbrio. 

Geralmente esse tipo de técnica mantém a raiz mais escura, esfumada, com algumas mechas levemente iluminadas no comprimento e pontas mais claras. Porém, não é regra! O importante é criar uma iluminação natural, dando mais vida ao visual e aparência mais saudável para o rosto. 

Técnicas de morena iluminada cabelo cacheado

Ao optar pelo visual morena iluminada é possível também decidir que tipo de técnica seguir. Assim, essa decisão pode partir de você ou de um profissional que vai analisar o que você busca, o seu perfil e características, e decidir qual a técnica que mais se encaixa no seu caso.

Mas, você também pode realizar uma pesquisa e decidir o que gostaria para o seu visual, afinal, quem decide é você, né?! Confira as técnicas de morena iluminada cabelo cacheado e crespo que separamos:

Hair contour

Sabe a técnica de contorno facial feita com maquiagem? Pois então, ela foi a inspiração para o nascimento desse tipo de iluminação capilar. Isso porque, mechas claras e escuras trabalham juntas para brincar com os efeitos de luz e sombra no rosto, assim como a make. Dessa forma, essas mechas promovem um aspecto mais harmônico e equilibrado para o rosto, capaz de minimizar pontos que venham a incomodar, assim como valorizar o que você tem de mais bonito.

Ombré hair

O ombré hair é a técnica mais famosa do morena iluminada. As mechas ombré começam geralmente quatro dedos abaixo da raiz, ou mais ou menos na altura da orelha. Entretanto, também não é regra, se o seu cabelo for mais curtinho a altura do ombré também pode mudar.

Sombré hair

O sombré é uma variação do ombré hair, só que mais discreta. Enquanto o ombré pode usar tonalidades mais claras para criar um efeito natural, o sombré é ainda mais discreto, brincando com mechas de 1 a 2 tons de diferença da base, no máximo. 

Mechas texanas

Essa é mais uma técnica comparada ao ombré hair. As mechas texanas tem como base os fios mais escuros, com mechas mais claras que devem ser aplicadas com muita naturalidade, portanto, o contraste de cores muito claras ou muito escuras nunca é uma boa ideia aqui: o que faz a grande diferença nesse look é que, diferente das mechas comuns que são aplicadas nas camadas exteriores do cabelo, estas começam nas camadas internas e vão para fora. De baixo para cima. Dessa forma, a iluminação fica bastante natural.

Babylights

Sabe aqueles fios mais claros e bem fininhos que aparecem nas madeixas dos bebês? Esse é o efeito que essa técnica tenta reproduzir. Luzes tão finas e espaçadas que criam um resultado bastante natural, como se fossem pequenas porções de cabelo que nasceram um pouco mais claras. Esse tipo de look morena iluminada é um dos mais discretos.

Cold brew hair

Muitas pessoas defendem que luzes no cabelo escuro não combinam. Mas, a técnica cold brew hair prova o contrário. A base aqui são as cores mais escuras como preto e castanho escuro e as mechas aplicadas devem estar bem próximas delas, como em caramelo queimado, por exemplo. O efeito é o mesmo da bebida que foi inspiração para a técnica, o que lembra a mistura de cores entre o café gelado e o leite.

Californiana

Quem nunca ouviu falar das mechas californianas? Elas vão nas pontinhas dos cabelos, mais claras do que a base, porém, esfumadas para criar um efeito natural ao ponto de parecer clareamento por causa da ação do sol. Isso porque a técnica foi inspirada nas surfistas da Califórnia que passam o dia na praia e acabam com as pontas das madeixas mais claras, devido a mistura da parafina da prancha e a luz solar. 

Balayage

Esse é um tipo de mecha muito querido, pois é feito como uma pintura à mão nos fios. As mechas são bem fininhas e desenhadas da raiz às pontas, a fim de não transparecer marcações. Por esse motivo, o efeito é muito equilibrado e de bom gosto.

Tons de morena iluminada

As tonalidades usadas para alcançar a cor ideal de morena iluminada vão depender muito da técnica escolhida, base do fio, tom de pele, gosto pessoal e outros tantos fatores, como já mencionamos por aqui. Confira as cores mais usadas nestes procedimentos.

Caramelo

O caramelo é como um castanho claro queimado pelo sol, é iluminado, porém, com um fundo levemente aquecido que dá vida a qualquer visual com discrição. Ele promove um visual meio praiano e mega natural. Por isso é a cor mais usada nesse tipo de procedimento.

Loiro escuro

Geralmente usado para clarear levemente fios de base em castanho médio – o resultado é um efeito bem discreto. Pode ser usado em técnicas como o sombré, ou mesmo o ombré se misturado com outras cores como o próprio caramelo.

Castanho claro

Nas técnicas de clareamento como babylights ou balayage é possível usar cores que mal se percebe a mudança de tom, ou seja, no cabelo parece mais um reflexo, levemente iluminado. O castanho claro é uma boa para iluminar com delicadeza os fios de base preto natural ou castanho escuro, por exemplo.

Dourado

O dourado é cheio de vida e funciona bem para quem tem um castanho um pouco mais claro na base, ou para misturar com outros tons como caramelo e castanho claro, criando um degradê bem harmônico e cheio de vida. Ótima opção para quem busca as pontinhas do cabelo mais clarinhas como na técnica de californiana.

Acobreado

Ilumina sem precisar investir no loiro! Tem uma tonalidade quente e cheia de vida que, quando combinado com cores um pouco mais abertas, como o caramelo ou dourado, deixa o look mega sensual e vibrante.

Como escolher o tom certo de morena iluminada para cabelo cacheado?

Ao escolher o tom de morena iluminada para cabelos cacheados, leve em consideração o seu tom de pele e a intensidade dos cachos. Tons como caramelo, mel e avelã costumam harmonizar bem com cabelos cacheados, criando um visual iluminado e natural.

Vale lembrar que o morena iluminada é, não apenas versátil, mas também democrático, ou seja, o efeito fica bem naquela morena de fios mais escuros, tanto quanto naquelas com a base de castanho um pouco mais claro, quase que um loiro escuro.

Funciona em mulheres de pele branca, pele negra clara, pele negra escura, amarelada, enfim, qualquer tom de pele. Isso porque basta ajustar os tons a serem aplicados nas mechas de acordo com a base do cabelo e o tom de pele. O profissional, com certeza, saberá instruir e encontrar o melhor visual de morena iluminada para você.

Quando falamos de tipo de cabelo, as luzes no cabelo cacheado e crespo garantem ainda mais movimento para esse tipo de cabelo que já tem um movimento próprio incrível; mas também favorecem muito o visual dos cabelos lisos e ondulados.

Cortes que realçam o tom morena iluminada

Para realçar ainda mais a técnica de morena iluminada em cabelos cacheados, aposte em cortes que valorizem os cachos e a luminosidade das mechas. Cortes em camadas, repicados e com franjas são ótimas opções para dar destaque ao visual.

Sem dúvidas, com o corte certo os fios cacheados e crespos ganham ainda mais leveza e movimento, deixando tudo perfeitamente harmônico:

Corte em camadas

Tanto as camadas horizontais, que proporcionam volume, quanto as verticais, que retiram o volume natural, ou as diagonais, que promovem maior movimento para as madeixas, são capazes de valorizar o visual da morena iluminada. Portanto, basta escolher o tipo de camada que você mais gosta.

Cabelos repicados

Como o cabelo repicado tem uma pegada bem bagunçadinha, também dá destaque para os fios irregulares e, consequentemente, para as mechas espalhadas no visual. Ou seja, vale a pena apostar!

Corte degradê feminino

Foi sucesso lá nos anos 80 e depois acabou se tornando um look antiquado. Mas, o degradê voltou repaginado, trabalhando camadas mais baixas, próximas das pontas, de maneira a criar leveza e movimento para o look com muita suavidade e bom gosto.

Shaggy hair

O shaggy hair cacheado é bem retrô, na pegada dos fios anos 80 com fios em tamanhos irregulares e bem bagunçadinhos. O look despojado valoriza super as mechas.

Como cuidar do cabelo cacheado iluminado?

Para manter a beleza e a saúde dos cabelos cacheados iluminados, é essencial seguir uma rotina de cuidados específicos. Confira nossas dicas:

  • Evite água quente ou ferramentas de calor como secador;
  • Lembre-se de sempre usar um leave-in com proteção térmica;
  • Opte por shampoos sem sal para evitar o desbotamento da cor;
  • Tenha produtos matizadores para resgatar a cor dos fios;
  • Siga um cronograma capilar completo, com foco na reconstrução, hidratação power e nutrição.

A técnica morena iluminada em cabelos cacheados é uma escolha versátil e cheia de estilo. Com a escolha dos tons adequados e os cuidados necessários, é possível conquistar um visual incrível e cheio de personalidade. Aposte no morena iluminada para cabelos cacheados e crespos e arrase com seus fios iluminados!

4.6/5 - (9 votes)
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Dicas e inspirações de como fazer a trança nagô Como fazer o cabelo crespo crescer: dicas para sua rotina de cuidados Matizador Salon Line: qual devo usar para o meu tipo de cabelo? Moreno iluminado em cabelo ondulado: tudo sobre a técnica que vai iluminar os fios Creme de uva: sua finalização com cheirinho de fruta
Pular para o conteúdo