Quem é que nunca se sentiu incomodada com algum detalhe do próprio rosto, né!? É verdade que somos sim todas lindas a nossa maneira e que cada detalhe nos faz únicas. Entretanto, é muito comum querer suavizar alguma característica do rosto ou destacar algo que você gosta, não há mal nenhum nisso. Então, por esse motivo nasceram as mechas contour, continue ligadinha para saber mais sobre elas.
O que são as mechas contour?
Inspiradas nos contornos de maquiagem, popularizados por celebridades e influencers da internet, as mechas contorno, como também são conhecidas, partem do mesmo princípio. Ou seja, a técnica brinca com o efeito de luz e sombra para equilibrar os pontos do rosto e deixar o visual mais harmônico. O procedimento é muito parecido com o ombré hair, porém, realizado apenas na parte frontal. Justamente para trabalhar com as características do rosto. Além de tudo, aderir a esse tipo de mechas no cabelo é muito prático, pois não exige uma manutenção tão frequente e ainda promove um resultado bastante discreto.
Harmonizando o rosto com as mechas contour
Para manipular as mechas contour é essencial que o profissional analise o formato do rosto. É claro que você vai deixar tudo na mão dele, porém, é sempre legal ter uma noção do que vai rolar nessas mudanças de visual. Entenda:
Rosto longo: ideal que a raiz seja mais escura e vá se misturando delicadamente com mechas mais claras, de maneira que o rosto fique com a impressão de ser mais curto.
Rosto quadrado: o rosto quadrado apresenta características bem marcadas, em especial no maxilar e têmporas. Portanto, as mechas devem aparecer nessas regiões, promovendo profundidade e movimento.
Rosto coração: para disfarçar o queixo pontiagudo nesse tipo de rosto, é preciso investir em mechas escuras na raiz com alguns fios mais claros descendo pelo comprimento.
Rosto redondo: para causar o efeito de rosto mais longo, a técnica coloca mechas verticais por todo o cabelo, misturado com fios mais escuros próximos a orelha.
Veja quem pode aderir às mechas contour
Absolutamente todo mundo. Pois basta combinar as mechas ao seu tipo de rosto e tom de pele. Para aquelas de fundo quente, o ideal são mechas douradas e peroladas. Para quem tem a pele de fundo frio, a mesma lógica, mechas de base fria também. Isso porque a ideia aqui é não criar contrastes, mas sim um efeito bem naturalzinho.
Cuidados com as mechas contour
Como dissemos, uma das vantagens dessas mechas é que elas não precisam de tanta manutenção, entretanto, alguns cuidados são essenciais.
-Opte por um shampoo sem sal durante a lavagem.
-Não use água quente no enxágue.
-Evite o uso de ferramentas de calor e, quando usá-las, aplique um protetor térmico primeiro.
-Se livre do desbotamento com um banho de brilho ou matizador.
Inspirações
Agora que você já entendeu do que se trata as mechas contour, confira inspirações para todos os tamanhos de cabelo!