Secure Adnxs

Hidrofobia capilar: evite ressecamento pelo excesso de produto

por Talitha Benjamin

É difícil acreditar que o excesso de tratamentos capilares pode prejudicar a saúde e aparência dos fios, mas acontece. A hidrofobia capilar é um problema que atinge muitas pessoas com o ressecamento e, o pior, nem sempre é fácil identificar e combater essa condição corretamente.  Por isso, atenção: se você sente que seus fios estão […]

Hidrofobia capilar: evite ressecamento pelo excesso de produto

É difícil acreditar que o excesso de tratamentos capilares pode prejudicar a saúde e aparência dos fios, mas acontece. A hidrofobia capilar é um problema que atinge muitas pessoas com o ressecamento e, o pior, nem sempre é fácil identificar e combater essa condição corretamente.  Por isso, atenção: se você sente que seus fios estão […]

hidrofobia capilar 2 630x788 - Hidrofobia capilar: evite ressecamento pelo excesso de produto

É difícil acreditar que o excesso de tratamentos capilares pode prejudicar a saúde e aparência dos fios, mas acontece. A hidrofobia capilar é um problema que atinge muitas pessoas com o ressecamento e, o pior, nem sempre é fácil identificar e combater essa condição corretamente. 

Por isso, atenção: se você sente que seus fios estão ressecados e sem vida, e, além disso, nenhum produto novo parece dar resultados satisfatórios, então você pode estar sofrendo de hidrofobia capilar. Vem com a gente entender melhor sobre ela, e como evitar que seus cabelos sofram com o excesso de produto. 

O que é hidrofobia capilar?

Chamamos de hidrofobia capilar a condição em que o fio de cabelo se encontra inapto a absorver água. Em geral, ele é causado pelo acúmulo de resíduos no couro cabeludo, mas também pode ocorrer por conta da higienização inadequada. Nesse cenário, esse “entupimento” de poros na raiz bloqueia a absorção de água e impede os nutrientes de circularem pelos fios. Assim, até mesmo os tratamentos capilares da mais alta qualidade não apresentam resultados efetivos.

Mas como combater a hidrofobia capilar, se diariamente utilizamos diversos tipos de produtos nos fios? É fácil entender: a maioria dos cosméticos capilares possuem ingredientes petroderivados, incluindo a parafina líquida, silicones, petrolatos e até mesmo fragrâncias sintéticas e emulsificantes. Por mais que esses ativos ofereçam funções específicas no tratamento capilar, o excesso pode se tornar agressivo aos fios quando não removidos corretamente. 

Se ficou difícil de entender, calma, a gente explica: ao usar diferentes produtos capilares para funcionalidades diversas, você acaba criando uma capa em volta da haste capilar. No cenário de hidrofobia capilar, nenhum ativo, nem mesmo a água, consegue penetrar no cabelo, causando ressecamento e fragilidade. 

Como saber se meu cabelo está hidrofóbico?

Para saber se o seu cabelo está passando pela hidrofobia, é necessário fazer um exercício de observação. Para começar, o ressecamento excessivo, opacidade e falta de brilho, além de queda, são indícios que o cabelo está necessitando de água e nutrientes. Se você tem caprichado nos cuidados, e mesmo assim, não nota diferença, provavelmente o cabelo está hidrofóbico. 

A hidrofobia capilar pode afetar todos os tipos de cabelo, incluindo todas as curvaturas, independentemente de tratamentos químicos. No entanto, os fios cacheados e crespos têm uma tendência maior a passar por essa condição, já que costumam usar mais produtos finalizadores. 

Como tratar a hidrofobia capilar?

Você pode se perguntar como tratar uma condição capilar exacerbada justamente pelo excesso de tratamento? É simples: o cabelo hidrofóbico precisa apenas voltar a absorver a água e nutrientes, e isso é obtido através de uma limpeza profunda e desintoxicação dos fios, mas principalmente do couro cabeludo. 

Detox capilar

Esse procedimento elimina impurezas e resíduos químicos que se acumulam nos fios e no couro cabeludo. Em geral, são utilizados ingredientes com funções antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, como a argila ou carvão ativado. 

Os benefícios incluem  limpeza profunda, fios mais leves, além de estimular o crescimento e devolver a capacidade de absorver água e nutrientes. O detox capilar pode ser feito a cada 15 dias em todos os cabelos. 

Esfoliação capilar

Outra alternativa efetiva para deixar o couro cabeludo sempre limpo e livre para respirar e absorver água e nutrientes é a esfoliação capilar que, similar à esfoliação da pele, utiliza ingredientes em pequenos grânulos para remover impurezas do couro cabeludo. Você pode usar algumas colheres de chá de café com o shampoo e higienizar a raiz dos fios, enxaguando normalmente.

Para combater a hidrofobia capilar, ambos os procedimentos são efetivos e podem ser realizados em casa, revertendo, assim, o quadro do cabelo hidrofóbico e devolvendo a habilidade de absorção de água dos fios. 

Rate this post

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
S.O.S Bomba Ultra-Hidratação: o kit para cabelos cacheados profissional que você precisa! Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie
Pular para o conteúdo