Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Hidratação, Nutrição e Reconstrução, qual a Diferença?

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados

Oi gente, tudo bom com vocês?

Tenho recebido muitas dúvidas e reclamações de meninas dizendo que fazem hidratação toda semana e o cabelo continua feio, sem brilho e quebradiço. Mas, de nada adianta sair como uma louca gastando horrores em produtos, fazendo hidratação todo dia porque seu cabelo pode não estar precisando de mais uma hidratação, e sim de uma reconstrução ou nutrição. Mas, qual a diferença entre hidratação, reconstrução e nutrição? É o que nós vamos ver agora!

Hidratação

A hidratação serve para fazer a reposição de água que os fios perdem ao longo do tempo por danos causados pelo uso de químicas, chapinha, sol, vento, poluição, etc.

Ela tem a função de devolver a umidade natural e flexibilidade dos cabelos, e pode ser feita várias vezes durante a semana, ou sempre que seu cabelo estiver sem brilho e maciez, com aspecto áspero e opaco.

O ideal é usar produtos que contenham vitaminas, extratos de plantas e frutas, provitamina B5, ômega 3 e 6, proteínas do leite e sacarose (açúcares).

A hidratação é a base para os demais tratamentos, ela ajuda o cabelo a absorver os nutriente necessários, porém, ela não tem grande poder de recuperação dos fios, por isso danos mais severos precisam de tratamentos mais intensos.

Nutrição Capilar

A nutrição é o segundo passo para quem quer ter cabelos bem tratados. Ela é responsável por repor os nutrientes perdidos no decorrer do tempo.

No couro cabeludo existem glândulas chamadas glândulas sebáceas que produzem lipídios – responsáveis pela lubrificação e hidratação dos fios – mas a exposição ao sol, mar, vento, o uso excessivo de secador, chapinha, babyliss, tratamentos químicos, alisamento, relaxamento, tintura, etc. causam a perda desses lipídios deixando os fios ressecados.

É nessa hora que os tratamentos de nutrição entram em ação para proporcionar saúde para os fios, devolvendo sua oleosidade natural e ajudando no crescimento e fortalecimento da fibra capilar. Cabelos cacheados pedem muita nutrição, mas não deixe de fazer também a hidratação.

Os produtos para nutrição são compostos a base de óleos, manteigas vegetais e gorduras;

Reconstrução

É o tratamento mais profundo para o cuidado dos cabelos, a reconstrução é feita para repor proteínas, criando uma película que sela e protege os fios danificados.

O principal componente dos fios é a queratina, por isso, produtos que contenham esse componente são essenciais para devolver a saúde dos fios.

Mas lembre-se, queratina em excesso pode fazer o efeito contrário e danificar ainda mais suas madeixas, tenha cuidado com o tempo e quantidade de produto que vocês está utilizando.

Outros componentes usados para reconstrução: colágeno, arginina, cisteína, creatina, proteína do trigo hidrolisada e aminoácidos.

Agora que você já sabe que a hidratação é responsável por repor a água dos fios, a nutrição fornece nutrientes para o crescimento e fortalecimento da fibra capilar, e a reconstrução cria uma película que sela e protege os fios danificados, ficou ainda mais fácil cuidar dos seu cabelo cacheado não é verdade?

Espero que tenham gostado da dica, um beijão!

Posts Recentes:

Posts mais acessados