Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Hidratação com mel: receitas poderosas para cabelos loiros

hidratacao com mel - Hidratação com mel: receitas poderosas para cabelos loiros

Você já deve ter ouvido por aí que o cabelo cacheado “está na moda”, mas a realidade é bem diferente: cada vez mais pessoas passam pela transição capilar para assumir os cachos naturais, e o motivo para essa mudança está na quebra do estigma ao redor dos fios desta curvatura, que por muito tempo foram considerados sinônimos de cabelos mal cuidados e mais difíceis de cuidar.

Os cabelos cacheados possuem uma estrutura que o diferem totalmente dos fios lisos. O seu formato em espiral, ou em Z (no caso dos crespos), apesar de formarem ondas lindas, dificultam que a água e o óleo natural percorram o seu comprimento, o que significa que os fios desta curvatura apresentam muito mais ressecamento e desnutrição do que os outros, além de sofrerem mais com os danos pelo mesmo motivo.

Mas calma! Apesar disto, é fácil repor os nutrientes e a água dos fios. O segredo?  A hidratação com mel para cabelos cacheados vai devolver toda a beleza dos seus cachos. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre este tratamento super eficaz!

O que é a hidratação com mel?

Como você pode imaginar, a hidratação com mel para o cabelo trata-se de um tipo de cuidado onde o mel é usado como ativo principal para cuidar da saúde dos cabelos. O mel tem propriedades reparadoras, reconstrutoras, selantes, umectantes e condicionantes. Essas ações são possíveis graças à composição do ingrediente, rico em proteínas, aminoácidos, sais minerais, vitaminas e açúcares.

Quais são os benefícios da hidratação com mel para os cabelos?

As proteínas e aminoácidos presentes no mel conseguem recuperar os fios desidratados e desnutridos, deixando-os saudáveis e fortes. Suas propriedades nutritivas também protegem os fios de novos danos, enquanto deixam os cabelos com um toque muito mais macio, sedoso e cheio de movimento. Além de reconstruir e nutrir, o mel também hidrata as madeixas graças aos açúcares em sua composição, dando resistência e eliminando o aspecto ressecado e fragilizado dos cabelos. E, por último, o mel também é condicionante, selando as cutículas e promovendo muito mais brilho e eliminando o frizz.

Tipos de hidratação com mel (passo a passo)

Nós da Salon Line somos fãs das receitinhas caseiras, então se liga nessas misturinhas e no passo a passo de como fazer a hidratação com mel que vão deixar os seus cabelos cacheados ainda mais lindos, saudáveis e impecáveis!

Hidratação com mel e azeite

Nesta receitinha, todas as propriedades do mel são unidas ao azeite de oliva, que também traz diversos benefícios para o cabelo cacheado: ele contém antioxidantes e nutrientes, por isso, a nutrição com azeite de oliva deixa o cabelo mais forte, brilhoso e hidratado, pois trabalha também selando as cutículas e protegendo os fios de danos externos. Veja o passo a passo:

Você vai precisar de:

– 4 colheres de sopa de mel

– 8 colheres de sopa de azeite de oliva

Lave o cabelo com o shampoo de sua preferência e retire o excesso de água com uma toalha. Misture bem os ingredientes em um recipiente e aqueça no micro-ondas por cerca de 20 segundos. Aplique a hidratação com mel em todo o comprimento e pontas do seu cabelo, sem tocar na raiz. Prenda um coque frouxo, coloque uma touca térmica ou de banho na cabeça e aguarde até 40 minutos. Enxágue com bastante água após o tempo indicado.

Hidratação com babosa e mel

Os benefícios da babosa são diversos: é rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Também conta com 20 minerais, 18 aminoácidos e alta concentração de água. As enzimas presentes na babosa também promovem a renovação celular do couro cabeludo, o que estimula o crescimento capilar e a eliminação da caspa. Veja como preparar uma hidratação perfeita para os seus fios:

Você vai precisar de:

– Polpa de 1 folha de babosa

– 4 colheres de sopa de mel

Corte uma folha de babosa e retire a polpa, depois misture-a com quatro colheres de mel. Aplique nos fios sujos e secos, do comprimento até as pontas. Aguarde 30 minutos para que a hidratação possa agir nos cabelos. Enxágue bem, lave os fios com shampoo e finalize com o condicionador.

Hidratação com amido de milho e mel

O amido no cabelo, quando associado a outros ingredientes que possuem nutrientes, vitaminas e água, potencializa a absorção deles pela fibra capilar. O que isso quer dizer? Que ao misturar o amido de milho na sua receitinha de hidratação, você garante que os fios vão aproveitar tudo o que há de bom na misturinha, e o resultado fica ainda mais poderoso! Veja como fazer em casa:

Você vai precisar de:

– 2 colheres de sopa de amido de milho

– 200ml de água

– 2 colheres de sopa de mel

– 1 colher de sopa de uma máscara de hidratação da sua preferência

Em uma panela, junte o amido de milho com a água e misture, depois leve ao fogo e misture até que a hidratação fique com um aspecto cremoso. Desligue o fogo e espere esfriar. Junte o mel e a máscara de hidratação e mexa bem. Aplique no cabelo úmido já limpo e aguarde 30 minutos. Retire toda a mistura do cabelo com água e aplique o condicionador para selar as cutículas. 

Hidratação com mel e ovo

O ovo é rico em biotina e outras vitaminas que ajudam no crescimento do cabelo. Com o mel, ele proporciona um tratamento que fortalece e dá densidade à fibra capilar, deixando os fios com a aparência mais saudável e macia.

Você vai precisar de:

– 2 gemas de ovo peneiradas

– 2 colheres de sopa de mel

– 1 colher de sopa de uma máscara de hidratação da sua preferência

Em um recipiente, junte os ingredientes e misture bem. Aplique a hidratação em todo o cabelo limpo e úmido, enluvando mecha a mecha. Deixe agir por 15 minutos. Enxágue a hidratação embaixo do chuveiro e finalize com condicionador.

Hidratação com mel e óleo de coco

O óleo de coco é um importante ativo para a saúde dos cabelos: rico em vitaminas, proteínas, ácidos graxos e ferro, ele promove uma nutrição completa dos fios. Além de hidratar e nutrir, o óleo de coco também promove uma renovação do couro cabeludo graças às suas propriedades antibacterianas e anti-fúngicas.

Passo 1: depois de lavar o cabelo com shampoo, retire o excesso de água com uma toalha.

Passo 2: na sequência coloque duas colheres de mel e duas colheres de óleo de coco em um reciente e mecha.

Passo 3: separe o cabelo em mechas e aplique em cada uma delas.

Passo 4: aguarde 40 minutos e enxágue bem.

Passo 5: aplique condicionador e dê uma última enxaguada.

Hidratação com mel e açúcar

O açúcar possui altas propriedades hidratantes, perfeito para repor a água perdida dos cabelos. Este ingrediente também funciona como um poderoso esfoliante capilar, removendo células mortas e agindo para renovar os fios, deixando-os mais brilhantes, macios e alinhados. 

Você vai precisar de:

– 1 colher de sopa de açúcar

– 1 colher de sopa de mel

– 2 colheres de sopa uma máscara de hidratação da sua preferência

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até atingir uma consistência homogênea. Lave os cabelos com shampoo e, depois, use uma toalha para retirar o excesso de água. Separe os cabelos em mechas e aplique a mistura em cada uma delas. Aguarde 20 minutos e enxágue bem. Finalize com condicionador. 

Salon Line indica:

Se você está decidida a apostar nos benefícios do mel no cabelo, invista também em produtos que contenham o ingrediente na composição. A Salon Line também aposta neste ativo em diversas linhas e produtos. Veja só:

O Shampoo e o Condicionador da linha Hidra Mel trazem fórmula enriquecida para reconstruir, nutrir e fortalecer os fios, além de selar as cutículas, garantindo fios resistentes e saudáveis. Com mel, óleo de argan e tutano, a linha age para recuperar os danos sofridos pelo ressecamento.

Já o kit com Shampoo e Condicionador da linha S.O.S Cachos Mel Cachos Intensos traz ativos poderosos e especiais para os cabelos cacheados, que promovem limpeza hidratante e nutritiva. Também reparam os fios e criam uma barreira protetora contra danos externos causados pelo dia a dia. A linha também conta com Creme de Pentear e Ativador de Cachos para fios alinhados, brilhosos, ultra definidos e livres do frizz. 

Posts Recentes: