Olá meus amores, hoje vamos falar sobre um assunto que eu particularmente domino: fios elástico.
Eu costumava pintar bastante o cabelo, não hidratava regularmente, torcia muito os fios e fui notando que eles estavam ficando elásticos e cheios de frizz, sabe?
Confesso que fiquei em PÂNICO.
Fui lá eu pesquisar sobre essa elasticidade e dei de cara com uma questão: CABELOS ELÁSTICOS X CABELOS RESSECADOS.
É superfácil você distinguir do que seu cabelo está sofrendo, mas às vezes, nos confundimos. Para saber exatamente a diferença, é só você prestar atenção se a fibra capilar está áspera: se tiver é porque as madeixas estão ressecadas.
Outra característica é que os fios ficam rígidos, com um embaraçado fora do comum. O que acontece é que o cabelo fica elástico quando recebe algum tipo de química, além de ficar muuuuito frágil e também ressecado. Ou seja, você precisa hidratar muito seu cabelo e ter uma rotina para que ele tenha saúde de novo.
Mas não é só isso, o cuidado com os cabelos elásticos pede ainda mais ativos e bons ingredientes, pois a fibra capilar precisa ser reconstituída. Mas, fiquem tranquilas que conseguimos fazer tudo isso no conforto da nossa casa, sem ter que gastar milhões.
A primeira dica é: dê um tempo na química, pois como falei lá em cima, ela é a principal causadora da elasticidade do cabelo. Deixar ela um pouco de lado irá fazer muuuuito bem!
Tchau, quentura
A chapinha e o secador também danificam a forma do nosso cabelo. O calor desses aparelhos atinge as camadas mais profundas da fibra capilar, fazendo com que mude as estruturas mais internas do fio, prejudicando de maneira negativa a presença dos nutrientes essenciais.
Eu ouvi umectação capilar?
Sejam bem-vindos, óleos. Eles ajudam demais na reconstrução dos fios. Você pode combiná-los com seu creme de pentear ou aplicá-los com os cabelos limpos. É só passar o óleo que preferir ao longo de todo o comprimento, mas em especial, fazer a chamada e a amada umectação noturna. A Salon tem vááááários óleos maravilhosos, puros e misturados.
Queratina
A queratina deve ser usada sem medo, pois ajuda muito no processo de reconstrução da fibra. O meu produto queridinho é o Hidra Babosa – além de ser um produto super acessível, ele traz também a babosa, que ajuda na hidratação do cabelo.
E por último, mas não menos importante, a paciência. Tenha paciência com seu cabelo, não desista dele, ele sofreu tanto para te deixar bonita, tadinho. Saiba que ele demora de 5 meses a 1 ano para voltar a ter saúde.
Então nada de desistir, viu?!
Beijos!