Com origem na África, especificamente na Etiópia, os dreadlocks são usados desde a antiguidade pré-bíblica e bíblica.
Os dreads masculinos são símbolos de resistência e luta do negro pela afirmação de sua cultura. Eles trazem histórias, principalmente dentro do movimento Rastafári. Um dos principais influentes da cultura rastafári foi o cantor e compositor jamaicano Bob Marley. Famoso pelas suas letras atemporais e seus dreads enormes.
A partir da popularização do dreadlocks, os dreads masculinos passaram a fazer parte da vida e cultura mundial.
O que são os dreads masculinos?
Os dreads masculinos são semelhantes a tranças longas ou curtas. Porém, são praticamente um emaranhado de cabelo em mechas, com todo movimento, beleza e particularidade que só os dreads tem.
Geralmente os dreads são feitos em cabelos crespos, isso porque, foram as primeiras curvaturas que aderiram e apresentaram essas madeixas ao mundo.
Os cabelos lisos também conseguem um resultado significativo com os dreads, porém, não tão cultural e característico dos antepassados.
Quais são os tipos de dreads?
Os dreads além de serem feitos com o próprio cabelo, é possível adicionar materiais para ajudar na formação do visual.
Confira os tipos de materiais que podem ser feitos os dreads:
Dread de lã masculino
O Dread de lã masculino é o queridinho para quem não tem o cabelo comprido e deseja dreads grandes.
A lã é um dos materiais mais acessíveis e com imensas possibilidades de cores, deixando o visual mais moderno e jovem.
Dread de agulha
Esse modelo de dread masculino é o mais comum de ser usado, afinal, precisa apenas de uma agulha de crochê para ser feito.
Os profissionais que realizam esse procedimento embaraçam o cabelo com a agulha, unindo as mechas e formando os dreads.
Dread de cera
Esse tipo de dread não é tão utilizado quanto o modelo com agulha. Afinal, ele é mais prejudicial ao cabelo, visto que, ele é feito com cera de abelha e dificulta a higienização dos fios.
Quais cuidados devem ser tomados com os dreads?
É imprescindível realizar manutenções periodicamente nos dreads. É indicado que as precauções com os dreads sejam tomadas a cada dois meses no máximo.
A manutenção ajuda a reduzir o frizz e enrolar nos dreads a raiz do cabelo crescida, além disso, os cuidados evitam que o cabelo natural fique danificado.
A higienização também deve existir neste tipo de cabelo. Mesmo sendo mais trabalhoso lavar o cabelo com dread, é possível limpar apenas a raiz, porém, deve-se secar o cabelo muito bem após a higienização, evitando assim mau cheiro e agressão aos fios naturais.
Deve-se hidratar o cabelo com dread?
Todo cabelo deve receber hidratação regularmente, principalmente os trançados e com dreads, afinal, eles precisam de cuidados para se manterem fortes e saudáveis dentro dos materiais sintéticos.
A hidratação pode ser feita apenas na raiz do cabelo, deixando a máscara de hidratação penetrar nos fios naturais e enxaguando em seguida.
A hidratação de babosa é ideal para fortalecer os fios, é a mais indicada para cabelos que precisam de um “help” nesses momentos de transformações.
Gostou das dicas de dread masculino?! Que tal mais dicas de tratamentos e cortes para cabelo masculino? Confira!