Secure Adnxs

Choveu e molhou os fios? Veja como lidar com os cachos na chuva

por Tayla Pinotti

Muitas cacheadas pensam que, depois de se livrarem da prancha, também vão parar de ter medo da chuva. Isso pode até ser verdade, afinal, os cachos não alteram sua estrutura por conta da água, mas mesmo assim, algumas chegam a sentir os efeitos desse fenômeno da natureza antes mesmo dele acontecer de fato, mas, calma: […]

Choveu e molhou os fios? Veja como lidar com os cachos na chuva

Muitas cacheadas pensam que, depois de se livrarem da prancha, também vão parar de ter medo da chuva. Isso pode até ser verdade, afinal, os cachos não alteram sua estrutura por conta da água, mas mesmo assim, algumas chegam a sentir os efeitos desse fenômeno da natureza antes mesmo dele acontecer de fato, mas, calma: […]

cabelo cacheado na chuva 1 630x354 - Choveu e molhou os fios? Veja como lidar com os cachos na chuva

Muitas cacheadas pensam que, depois de se livrarem da prancha, também vão parar de ter medo da chuva. Isso pode até ser verdade, afinal, os cachos não alteram sua estrutura por conta da água, mas mesmo assim, algumas chegam a sentir os efeitos desse fenômeno da natureza antes mesmo dele acontecer de fato, mas, calma: isso é mais normal do que você imagina.

Essas mudanças capilares afetam todos os tipos de cabelo, mas são ainda mais notáveis nos fios com curvatura. Quer entender melhor como proteger os cachos da chuva, e o que fazer se for pega desprevenida? Vem descobrir!

O que acontece quando o cabelo cacheado molha com a água da chuva?

Simples: interação da umidade do ar com as madeixas, mais especificamente, com a queratina, a proteína que forma o fio de cabelo, muda o formato dos fios quando exposto à umidade do ar – isso acontece porque a queratina é sensível à água. O mesmo acontece com as cutículas capilares, que também se abrem quando o fio molham, deixando-os mais sensíveis. 

A água da chuva também contém minerais e outros poluentes que podem ressecar o cabelo. O resultado de todas essas interações é o tão temido frizz, os fios arrepiados que podem arruinar o seu dia de cabelo. Então, quer aprender como evitar? Se liga nas dicas abaixo!

Faça o pré-poo

O pré-poo (ou pré-shampoo), é uma técnica de tratamento que antecede a lavagem com shampoo, e geralmente envolve a aplicação de fórmulas hidratantes e nutritivas para proteger o fio do ressecamento causado pela lavagem. 

Como nos dias de chuva as lavagens ficam mais frequentes, apostar nessa técnica é uma boa opção para minimizar o ressecamento, que pode ser ainda mais danoso para os fios cacheados.

Só saia de casa com o cabelo seco

Além de prevenir gripes e resfriados, sair com o cabelo seco em um dia de chuva é uma ótima forma de evitar que o cabelo fique cheio de frizz por causa da umidade. Além disso, os cachos molhados na chuva podem acabar absorvendo sujeira, poeira e poluição do ar.

Outra alternativa para não precisar sair com os cabelos molhados é reduzir as lavagens rotineiras, apostando em penteados e acessórios para estender o seu day after sem precisar lavar os fios. 

Ande com um guarda-chuva e com um óleo capilar na bolsa

Não é papo de avó: você precisa andar com um guarda-chuva na bolsa! Esse acessório é o que há de melhor para te proteger (e proteger seu cabelo, é claro) da chuva. Existem opções de modelos práticos e compactos, que cabem na bolsa e não atrapalham o seu trajeto. 

E por falar em bolsa, que tal deixar um óleo capilar sempre disponível? Fazendo isso, você garante que poderá dar um “up” nos fios sempre que precisar. Aplicar algumas gotas de óleo reduz o ressecamento dos fios, que, em contrapartida, não irão ficar frizzado por conta da umidade do ar e da chuva. 

Invista em uma hidratação especial para dias chuvosos

Além de ser um componente altamente hidratante, nutritivo e emoliente, a glicerina tem o poder de atrair a umidade do ar para dentro do fio e retê-la por mais tempo lá. Dessa maneira, a água absorvida do ar demora mais para evaporar, promovendo um efeito hidratante para os fios.

Por isso, vale muito a pena investir em uma hidratação com glicerina no cabelo nos dias de chuva. Lembrando que esse agente só funciona quando o tempo está com umidade relativa acima de 80% ou mais. Para se certificar, basta dar uma olhada na previsão do tempo para a sua cidade.

Rate this post

Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado Botox em cabelo crespo: benefícios e efeitos do tratamento Beach waves: conheça essa tendência praiana que ganhou as ruas Como proteger o cabelo do cloro da piscina?