Secure Adnxs

Como cuidar de cabelo crespo infantil? Saiba o que não pode faltar

por Carolina Glogovchan

Quem tem cabelo crespo, sabe que essa curvatura tende a ser mais ressecada que as demais por conta do formato do fio em espiral, que dificulta a distribuição de oleosidade por todo o comprimento. Mas, no caso das crianças, os fios se comportam de forma diferente: a regra do ressecamento natural só vale a partir […]

Como cuidar de cabelo crespo infantil? Saiba o que não pode faltar

Quem tem cabelo crespo, sabe que essa curvatura tende a ser mais ressecada que as demais por conta do formato do fio em espiral, que dificulta a distribuição de oleosidade por todo o comprimento. Mas, no caso das crianças, os fios se comportam de forma diferente: a regra do ressecamento natural só vale a partir […]

pexels cottonbro studio 3662762 533x800 - Como cuidar de cabelo crespo infantil? Saiba o que não pode faltar

Quem tem cabelo crespo, sabe que essa curvatura tende a ser mais ressecada que as demais por conta do formato do fio em espiral, que dificulta a distribuição de oleosidade por todo o comprimento.

Mas, no caso das crianças, os fios se comportam de forma diferente: a regra do ressecamento natural só vale a partir dos 4 anos de idade e é justamente por isso que muitas mães ainda têm dúvidas sobre como cuidar do cabelo crespo infantil.

Segundo especialistas em dermatologia, como a Dra. Joana Barbosa, da mesma forma que os cuidados com os cabelos adultos se diferenciam de acordo com o tipo de fio, o mesmo deve acontecer com os cabelos infantis. Hoje, no mercado, há uma enorme variedade de produtos adequados para os pequenos – e os pais e responsáveis podem direcionar os cuidados para uma linha específica que atenda o tipo de cabelo da criança.

Apesar disso, é importante saber que cabelos infantis são, naturalmente, mais sensíveis e finos e, por este motivo, os cuidados também devem ser mais delicados. Quer saber como cuidar do cabelo crespo do seu pequeno? Então, conheça os cuidados essenciais e como fazer os principais tratamentos capilares no cabelo crespo infantil.

Como lavar o cabelo crespo infantil?

Como as glândulas sebáceas do couro cabeludo só começam a funcionar na puberdade, ou seja, na fase da adolescência, é normal que os bebês apresentem bem pouco suor, o que faz com que o uso de shampoo seja desnecessário para crianças muito pequenas. Durante os primeiros anos do bebê, a lavagem só é indicada em dias mais quentes.

Especialistas recomendam que, até os 3 anos de idade, caso os pais queiram lavar o cabelo da criança, o ideal é optar por shampoos que tenham pH lacrimal, já que são neutros e evitam possíveis reações alérgicas. Além disso, a frequência de lavagem dos fios crespos nunca deve ser diária – no caso das crianças, lavar uma vez a cada 2 dias é suficiente.

Para crianças maiores – a partir dos 4 anos –, a dica é apostar em uma técnica de pré-poo, que consiste em aplicar um produto com ação hidratante ou desembaraçante nos fios, de forma a evitar o ressecamento dos cabelos. Depois de aplicar um co-wash ou um creme para pentear o cabelo, desembarace, enxágue e, depois, lave os fios usando um shampoo infantil.

Hidratação para cabelos crespos ressecados

pexels ketut subiyanto 4544768 532x800 - Como cuidar de cabelo crespo infantil? Saiba o que não pode faltar

Apesar do uso de máscaras capilares de tratamento não ser obrigatório durante a infância, a hidratação para cabelo infantil é praticamente indispensável no caso dos cabelos crespos. Para evitar que os fios fiquem ressecados, o ideal é optar por um tratamento de hidratação, pelo menos, uma vez por semana.

Uma dica para estimular o cuidado por parte da própria criança é usar produtos representativos e lúdicos, como a Máscara de Hidratação Intensa S.O.S Cachos Kids, que conta com uma embalagem divertida e desenvolvida especificamente para as pequenas crespinhas, assim como a fórmula do produto.

Outra dica para garantir a saúde dos fios infantis é investir em umectações a cada 15 dias. A umectação nada mais é do que um tratamento à base de óleos vegetais que tem como função nutrir os fios, repondo a oleosidade deles. Para isso, você pode usar um óleo de coco puro nos cabelos da sua criança, deixar agir por 15 minutos e depois enxaguar.

Como finalizar o cabelo crespo infantil?

pexels vlada karpovich 7031632 630x420 - Como cuidar de cabelo crespo infantil? Saiba o que não pode faltar

Já vimos que o cabelo crespo infantil precisa de cuidados específicos para se manterem saudáveis e bonitos. Mas, qual o procedimento correto para finalização dos crespos?

Desembarace no banho

O processo correto de desembaraço para cabelos crespos é desembaraçar e tirar os nózinhos na hora do banho – seja no chuveiro ou na banheira – com o uso de um desembaraçante ou condicionador. A ideia é soltar os fios de baixo para cima;

Use creme de pentear ou ativador de cachos

Com os cabelos desembaraçados e lavados é hora de entrar com um finalizador bem emoliente e cheiroso. Nessa hora, contar com um creme para pentear ou ativador de cachos específico para a idade e a curvatura vão fazer uma grande diferença no resultado e na experiência dessa criança. Aplique o produto mecha por mecha, do comprimento às pontas.

Finalize com uma escova ou com os dedos

Com os cachinhos emolientes de creme, passe os dedos ou uma escova de dentes largos para finalizar. Deixe secar naturalmente.

Encha seu filho ou filha de palavras de amor e afirmação

Pode parecer pequeno, mas não é: o impacto que você como pai e responsável causa na vida da criança é muito grande. Enquanto os crespinhos secam, diga ao pequeno o quanto ele é amado, forte e verdadeiro e também como os seus cabelos são poderosos, como essa representatividade muda o mundo… enfim, todas as palavras que fortaleçam e reafirmem sua identidade como dono e dona de cabelos crespos.

Qual o melhor produto para cabelo crespo infantil?

pexels barbara olsen 7879492 533x800 - Como cuidar de cabelo crespo infantil? Saiba o que não pode faltar

Hoje não faltam produtos especiais para cuidar da cabeleira da criançada, e a linha #todecacho é expert, né? Sem dúvidas, você sabe que o creme para pentear é o produtinho mais importante para quem tem fios com curvatura tipo 4, seja criança ou adulto. Só que tem muito mais, vem conferir:

Shampoo #todecachinho Baby 

O Shampoo #todecachinho Baby cuida dos cachinhos desde a primeira limpeza, garantindo cuidado de forma suave para os fios. É hipoalergênico, testado dermatologicamente e sem lágrimas! Ideal para crianças de 0 a 3 anos. 

Condicionador #todecachinho Baby

O Condicionador #todecachinho Baby garante desembaraço e maciez para os fios. Ele também é hipoalergênico, testado dermatologicamente e sem lágrimas, e pode ser usado por crianças de 0 a 3 anos.

Creme para Pentear #todecachinho Baby

O Creme para Pentear #todecachinho Baby garante efeito condicionante, além de oferecer hidratação e suavidade na hora de desembaraçar os fios. Ideal para cabelos ondulados, cacheados e crespos, para bebês de 0 a 3 anos.

Creme Multifuncional #todecachinho Baby

O Creme Multifuncional #todecachinho Baby auxilia no desembaraço, na hidratação e maciez dos cabelos do bebê. Pode ser usado como pré-shampoo, condicionador e co-wash. É hipoalergênico, testado dermatologicamente e sem lágrimas! Conta ainda com uma poderosa ação condicionante, ideal para cabelos ondulados, cacheados, crespos e crespíssimos. Pode ser usado pelos bebês de 0 a 3 anos.

Shampoo #todecachinho Kids Aventura no Banho

O Shampoo #todecachinho Kids Aventura no Banho é ideal para pais que procuram limpeza com hidratação capilar, desembaraço e brilho para o cabelo das crianças. É hipoalergênico e testado dermatologicamente, ideal para crianças a partir de 3 anos.

Condicionador #todecachinho Kids Aventura no Banho

O Condicionador #todecachinho Kids Aventura no Banho é perfeito para a hidratação, o desembaraço e o brilho nos fios. É hipoalergênico e testado dermatologicamente, ideal para cabelos ondulados, cacheados, crespos e crespíssimos, a partir de 3 anos.

Creme para Pentear #todecachinho Kids Aventura no Banho

O Creme de Pentear #todecachinho Kids Aventura no Banho foi feito sob medida para o cuidado diário, desde a limpeza até a finalização dos cachinhos e deixa o momentos do banho ainda mais divertido. Ideal para crianças a partir de 3 anos.

Spray Antinós #todecachinho Kids Aventura no Banho

O Spray Antinós #todecachinho Kids Aventura no Banho, além de desembaraçar, auxilia na formatação dos cachos, combate o frizz e hidrata intensamente, recuperando a força dos cabelos. É hipoalergênico e testado dermatologicamente, com uma poderosa ação condicionante.

Gelatina #todecachinho Kids Aventura no Banho

A Gelatina #todecachinho Kids Aventura no Banho garante day after, definição e a possibilidade de fazer diversas misturinhas para deixar os cabelinhos das crianças hidratados e bem cuidados. É hipoalergênica e testada dermatologicamente. O produto é indicado apenas para crianças a partir dos 3 anos de idade.

Bom, agora que você já sabe como cuidar do cabelo crespo infantil, não esqueça que as técnicas de finalização – como a fitagem e o dedoliss, – podem deixar o penteado infantil muito mais lindos. Bora aproveitar essas dicas?

Rate this post

Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual