Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Como cuidar do cabelo crespo infantil? Saiba quais tratamentos são indispensáveis

Cabelo crespo infantil 630x420 - Como cuidar do cabelo crespo infantil? Saiba quais tratamentos são indispensáveis

Quem se interessa pelo universo capilar já sabe que, devido ao formato do fio em espiral que dificulta a distribuição de oleosidade pelos fios, cabelos crespos tendem a ser mais ressecados. No caso dos cabelos dos pequenos, essa regra só vale a partir dos 4 anos de idade e é justamente por isso que muitas mães ainda têm dúvidas sobre como cuidar do cabelo crespo infantil.

De acordo com a dermatologista Dra. Joana Barbosa, da mesma forma que os cuidados com os cabelos adultos se diferenciam de acordo com o tipo de fio, o mesmo deve acontecer com os pequenos. Felizmente, há no mercado uma enorme variedade de produtos adequados para crianças e os pais podem – e devem – direcionar os cuidados para uma linha específica para o tipo de cabelo do(a) filho(a).

Apesar disso, é importante que o responsável esteja ciente de que cabelos infantis são mais sensíveis e finos e, por este motivo, os cuidados também devem ser mais delicados. Quer saber como cuidar do cabelo crespo do seu pequena ou da sua pequena? Então confira abaixo quais são e como fazer os principais tratamentos capilares nesse tipo de fio.

Como lavar o cabelo crespo infantil

Devido ao fato de as glândulas sebáceas do couro cabeludo só começarem a funcionar na puberdade, é normal que os bebês suem bem pouco, o que faz com que o uso de shampoo seja desnecessário para crianças muito pequenas. Durante os primeiros anos do bebê, a lavagem só é indicada em dias mais quentes.

Dra. Joana Barbosa explica que até os 3 anos de idade, caso os pais queiram lavar o cabelo da criança, o ideal é optar por shampoos que tenham pH lacrimal, já que são neutros e evitam possíveis reações alérgicas. Além disso, a frequência de lavagem dos fios crespos nunca deve ser diária – no caso dos pequenos, lavar uma vez a cada 2 dias é suficiente.

Para crianças maiores – a partir dos 4 anos -, a dica é apostar em uma técnica de pré-poo, que consiste em aplicar um produto com ação hidratante ou desembaraçante nos fios do pequeno – isso vai evitar o ressecamento do cabelo. Depois de aplicar um co-wash ou um creme para pentear, desembarace o cabelo do(a) seu/sua filho(a), em seguida, enxágue e somente depois lave os fios usando um shampoo infantil.

Hidratação para cabelo infantil crespo

Apesar do uso de máscaras capilares de tratamento não ser obrigatório durante a infância, a hidratação para cabelo infantil é praticamente indispensável no caso dos cabelos crespos. Para evitar que os fios do seu pequeno fiquem ressecados, o ideal é apostar em um tratamento de hidratação pelo menos uma vez por semana.

Uma dica para estimular o cuidado por parte da própria criança é apostar em produtos representativos e lúdicos, como a Máscara de Hidratação Intensa S.O.S Cachos Kids, que conta com uma embalagem divertida e desenvolvida especificamente para as pequenas crespinhas, assim como a fórmula do produto.

Outra dica para garantir a saúde dos fios do(a) seu/sua filho(a) é investir em umectações a cada 15 dias. A umectação nada mais é do que um tratamento à base de óleos vegetais que tem como função nutrir os fios, repondo a oleosidade deles. Para isso, você pode usar um óleo de coco puro nos cabelos do(a) pequeno(a), deixar agir por 15 minutos e depois enxaguar.

Como finalizar o cabelo crespo infantil

Sem dúvidas, o creme para pentear é o produtinho mais importante para quem tem fios com curvatura tipo 4 – seja criança ou adulto. No caso do cabelo infantil, ele serve para desembaraçar e hidratar levemente. Apesar disso, é possível investir em outros finalizadores que vão te ajudar muito na rotina de cuidados com o cabelinho do(a) seu/sua pequeno(a).

Ativadores de cachos e sprays desembaraçantes também podem fazer a diferença tanto na saúde, quanto no visual dos fios. Para quem adora molinhas bem definidas, os ativadores são perfeitos. Já para quem busca praticidade no “day after” dos babys, o spray pode ser realmente milagroso.

E agora que você já sabe como cuidar do cabelo crespo infantil, não esqueça que as técnicas de finalização – como a fitagem e o dedoliss, por exemplo – podem deixar o visual do seu filho ou da sua filha muito mais lindos. Aproveite e confira também inspirações incríveis de penteados para crianças.

Posts Recentes:

Posts mais acessados