O corte feminino curto ganhou seu espaço entre as adeptas da praticidade na hora de cuidar das madeixas. Além disso, para quem atravessa a fase de transição capilar, contar com inspirações para optar ou não pelo big chop é uma ótima forma de se adaptar ao novo visual. Quer apostar em um corte de cabelo curto feminino? Confira 100 modelos de cortes incríveis!
Corte feminino curto: principais inspirações de cortes curtos
Antes de considerar as melhores ideias de cortes curtos de cabelo feminino, é importante destacar que, durante muito tempo, os cabelos cacheados e crespos curtinhos foram evitados por apresentarem o fator encolhimento, que promovia um resultado menor que o esperado.
Contudo, com a liberdade conquistada pela transição capilar, uma série de padronizações referentes aos fios com curvatura foram abolidas e, desde então, o corte feminino curto vem ganhando muitos corações e madeixas.
Entre os modelos que conquistam as cacheadas e crespas, destacam-se: as variações do moderno corte bob hair, como o modelo em camadas ou repicado; o estiloso corte wavy bob, que favorece um efeito mais “bagunçadinho” aos fios; o clássico cabelo chanel, que pode, por exemplo, apresentar as mechas frontais maiores (chanel de bico); além de outros modelos incríveis.
Corte feminino curto para cabelos em transição
A transição capilar é a fase que marca o abandono das químicas de alisamento para ter de volta os cabelos cacheados e crespos naturais. Há duas formas de atravessar este período. A primeira é cortando os fios gradativamente para tirar a parte alisada, enquanto a raiz cresce. Nesta opção, é necessário lidar com as duas texturas presentes nos fios, aplicando sua técnica de texturização favorita. A segunda forma é realizar o big chop, isto é, um grande corte que retira de uma única vez toda a parte quimicamente tratada dos fios.
Quem opta pela primeira opção pode apostar em um dos modelos de corte feminino curto que já apontamos acima. Já para quem decide fazer o big chop, as melhores inspirações de corte são: o pixie hair, ou seja, um modelo “joãozinho” mais moderno; o tapered hair, que apresenta as bases do cabelo mais baixas e o topo mais volumoso; o baby hair, para quem já tem uma tendência natural ao belo black power; o corte assimétrico, que favorece um estilo mais despojado às madeixas; e mais diversas opções lindas.
Corte feminino curto e o fator encolhimento
Como dissemos, o fator encolhimento foi um grande empecilho para que o corte feminino curto fosse adotado. No entanto, ainda há muitas pessoas que têm receio de que o corte apresente um resultado diferente do esperado. Para driblar essa questão, contar com um bom profissional especializado em corte de cabelo cacheado e crespo é fundamental, já que este hairstylist irá executar corretamente o corte a seco dos fios, respeitando o fator encolhimento e garantindo um resultado impecável e na altura desejada.
Corte feminino curto: como manter?
A manutenção do corte feminino curto requer atenção especial. Observar o crescimento dos fios é importante para que nenhuma mecha se destaque do todo. Caso isso aconteça, o indicado é voltar ao salão para acertar o corte. Outro ponto de atenção importante para exibir cabelos cacheados e crespos curtos bonitos, brilhantes e cheios de vida é manter tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução constantes, especialmente para quem é adepta das técnicas de clareamento, como as mechas platinadas.
Agora que você já conhece diversas inspirações de corte feminino curto, aposte no modelo que mais combina e favorece seu estilo. Busque um bom hairstylist e apresente sua ideia. O resultado só pode ser um visual encantador e cheio de personalidade!