O corte de cabelo com listra virou tendência entre diversos homens, isso porque dá um toque de estilo e modernidade incríveis ao visual. Além disso, vale destacar que esse corte é democrático e cai muito bem com diversos outros modelos e curvaturas. Quer conferir algumas dicas? Então vem com a gente!
Como fazer corte de cabelo com listra?
Antes de tudo você vai escolher o seu corte de cabelo preferido. Depois disso, decida se quer fazer o risco nas laterais ou na parte da nuca. Certifique-se de que o corte escolhido permite que você faça o detalhe da listra em um desses locais e que haja um bom destaque para ela.
Se você possui um corte de cabelo longo em camadas, por exemplo, não será possível incorporar o risco ao corte, a não ser que você opte por um undercut masculino ou corte parecido. Depois, converse com o seu cabeleireiro e peça para ele fazer a listra usando a maquininha ou navalha.
Para conquistar o corte de cabelo com listra, basta desenhar o risco! Mas, não se engane: parece fácil, porém, a dica é: não tente fazer isso sozinho. Peça para que um profissional reproduza o visual, garantindo, assim, um bom resultado.
Aqui dá para apostar não apenas em uma listra, mas duas ou mais, tudo vai depender do seu gosto, do seu estilo e do modelo de corte adotado. As listras podem ser verticais, horizontais, diagonais, acompanhando o formato do corte… enfim, são muitas opções para renovar o look.
Corte de cabelo com listra e desenho
O corte com desenho é mais uma maneira de realizar as listras, porém, agora elas criam uma forma mais complexa. Dá para investir em diferentes estilos como formatos geométricos ou étnicos. Use a criatividade.
Alguns desenhos que fazem muito sucesso, e combinam bem com o formato da cabeça (esse é um detalhe importante!), são os modelos tribais, ou seja, listras retas que começam na lateral da cabeça e desenhos como teias de aranha. Se você gosta de ousar mais, com um bom profissional, é possível até escrever palavras. Que tal?
O segredo é fazer os desenhos e listras nas regiões da cabeça onde o corte está mais baixo. Cortes que deixam as laterais mais baixas e o topo da cabeça mais alto são ideais: assim os desenhos irão complementar e dar um diferencial ao visual.
Cortes de cabelo masculino degradê
O corte de cabelo degradê é um dos preferidos quando o assunto é listra no cabelo masculino crespo. Isso porque a combinação entre os dois é bastante harmoniosa. Enquanto o risco valoriza o corte, destacando as diferentes graduações de cabelo, o degradê também cria um espaço perfeito para que a listra fique aparente no visual.
Além disso, a listra no cabelo masculino degradê deixa o visual menos “chapado”, pois o efeito degradê permite que a passagem dos fios mais longos para mais curtos seja feita gradualmente e, quando bem feitinho, nem dá para notar os locais nos quais a maquininha passou.
Como fazer listra no cabelo degradê?
O corte degradê é um dos mais indicados para usar com o risco na cabeça. Isso porque, em sua grande maioria, possuem fios no tamanho exato para destacar o modelo da listra. Mas, é preciso considerar alguns cuidados para que isso aconteça.
Quando você opta por um degradê curto, por exemplo, o detalhe do risco fica muito difícil de ser notado ou quase impossível de fazer. Para isso, a melhor opção é investir em um degradê médio, que pode ser feito com a regulagem 3 e 4 da maquininha.
Outros cortes de cabelo masculino com risco
Veja outras opções de cortes incríveis para dar um up usando a listra no cabelo masculino:
- Flat top: inspirado nos cortes militares, este corte pode apresentar listra laterais e traseira curtas, enquanto o topo é alto e reto, cortado simetricamente. É um dos mais pedidos entre os cortes de cabelo masculino crespo.
- Undercut: as características desse corte são laterais e traseiras raspadas ou baixíssimas, enquanto os fios maiores ficam concentrados no topo. Nas áreas raspadas, aposte nas listras.
- Sidecut: esse corte apresenta apenas uma lateral raspada enquanto o resto do cabelo fica jogado para o lado oposto. É justamente nessa lateral que os riscos podem ser feitos.
- Coque samurai: apresenta cabelo longo com coque no topo da cabeça enquanto as partes laterais e traseiras são raspadas. As listras podem ser feitas dos lados e atrás da cabeça.
- Razor part: diferente dos cortes anteriores, neste, ao invés de adicionar o risco nas laterais ou parte traseira, o detalhe vai servir como divisor para o cabelo, independentemente se for um corte de cabelo bem curto ou com fios mais longos.
- Listras no cabelo masculino moicano: essa opção é para quem quer ousar. Para conquistar esse corte é preciso, primeiro, fazer o moicano, deixando uma porção de cabelo da testa até a nuca e ornar as laterais com as listras.
Dicas de crescimento para investir no corte de cabelo com listra longo
Dependendo do estilo de cabelo masculino escolhido, é preciso optar por fios mais compridos para que se alcance o resultado esperado. Para isso, é legal apostar em algumas dicas que ajudam a acelerar esse processo. Veja só:
- Invista uma alimentação saudável e rica em ovos, peixes, grãos, oleaginosas (como nozes e castanhas), além de feijão e frutas cítricas que fortalecem o cabelo e sua raiz;
- Beba bastante água, pois isso colabora para manter todo organismo bem hidratado, o que também inclui o bulbo capilar e os fios. Essa dica é importante para qualquer pessoa, porém para quem tem cabelos cacheados e crespos ela é ainda mais;
- Evite maus hábitos como álcool e cigarro, pois eles sequestram as vitaminas do organismo que, por isso, fica debilitado. Dessa forma, a pouca vitamina que resta no corpo vai ser direcionada para manutenção de órgãos mais vitais e não das madeixas;
- Aposte em um shampoo que acelere o crescimento saudável dos fios, como o S.O.S Bomba Crescimento. Ele conta com fórmula dermatologicamente testada e rica em ingredientes que garantem crescimento comprovado em 15 dias, fios mais fortes e saudáveis.
- Adote uma rotina de massagens capilares usando um tônico fortalecedor, como o Tônico Capilar S.O.S Bomba Crescimento: aplique o produto nos cabelos lavados e ainda úmidos fazendo uma massagem circular. Não precisa enxaguar depois.
Manutenção do corte com listra no cabelo masculino
Ao sair do cabeleireiro você vai notar que suas listras estarão em grande evidência. Mas, com o passar do tempo, elas vão sumindo por conta do crescimento natural dos fios. Isso leva em média duas semanas a depender do ritmo dos cabelos. Por isso, prepare-se para voltar ao salão uma vez a cada 15 dias se quiser manter o efeito das listras no seu corte.
Por ter uma duração curta nos fios, dá para renovar o visual mudando os tipos de listras no cabelo masculino a cada ida ao salão. Por fim, caso você não curta muito, basta esperar que elas vão sumindo com o tempo.
Gostou das dicas? Então, escolha seu corte e parta para o seu novo visual!