Secure Adnxs

Cabelo afro masculino: cortes e dicas

por Carolina Glogovchan

Curtos, longos, raspados, degradê… quando o assunto é cabelo afro masculino o que não faltam são opções de cortes. Mas, atenção: para inovar no visual, é preciso estar atento aos cuidados capilares – e quando o assunto são crespos e cacheados, os cuidados são um pouco diferentes. Então, confira agora algumas indicações de corte e […]

Cabelo afro masculino: cortes e dicas

Curtos, longos, raspados, degradê… quando o assunto é cabelo afro masculino o que não faltam são opções de cortes. Mas, atenção: para inovar no visual, é preciso estar atento aos cuidados capilares – e quando o assunto são crespos e cacheados, os cuidados são um pouco diferentes. Então, confira agora algumas indicações de corte e […]

Curtos, longos, raspados, degradê… quando o assunto é cabelo afro masculino o que não faltam são opções de cortes. Mas, atenção: para inovar no visual, é preciso estar atento aos cuidados capilares – e quando o assunto são crespos e cacheados, os cuidados são um pouco diferentes. Então, confira agora algumas indicações de corte e dicas para manter os fios sempre impecáveis.

Cortes afro masculino

Muito além do black power ou do joãozinho, o cabelo afro masculino conta com muitas variações de corte para garantir um visual sempre estiloso:

Topo reto com nudred

elizeu dias 2EGNqazbAMk unsplash 630x420 - Cabelo afro masculino: cortes e dicas

A estilização com nudred já tem feito muita cabeça por aí. Ela cria “dreads fakes” com uma esponja específica (esponja nudred) e é perfeita para quem tem vontade de fazer dreads, mas tem receio de não curtir o resultado final ou estragar o cabelo. O topo reto ou “flat top” que compõe o corte foi muito popular nos anos 1980 e 1990 e voltou com tudo em 2018. Já em 2019, ele ganhou a texturização com nudred para dar um charme extra, e não parou mais de conquistar adeptos.

Coque alto ou top knot

pexels ketut subiyanto 4559769 630x420 - Cabelo afro masculino: cortes e dicas

O coque alto (ou nó alto) tem como característica dois lados raspados, ou em degradê, com os fios compridos no topo, que se assemelham a um rabo de cavalo amarrado com coque. O look combina superbem com uma barba longa e marcada. Dica: se quiser variar o estilo de vez em quando, dá para deixar o volume maior e o coque mais solto.

Buzz cut com desenho em navalha

Meditate 640x427 1 630x420 - Cabelo afro masculino: cortes e dicas

Esse corte esteve em alta em 2019, e no cabelo crespo ele ganha uma pegada mais estilizada ainda. Como os fios são mais grossos, é possível criar um volume discreto e algumas padronagens na parte curtinha. Sem contar que o visual também ganha uma dose extra de estilo com a risca de navalha na lateral, criando uma linha bem marcada. Não por acaso, ele continua fazendo a cabeça de muitos.

Pompadour

pexels andres ayrton 6578448 533x800 - Cabelo afro masculino: cortes e dicas

O corte pompadour é uma clássica referência ao mundo do rock’n’roll quando Elvis Presley trouxe à tona o penteado usado pela amante do Rei Luís XV, a famosa Madame Pompadour. Ele tem como característica os fios puxados e estilizados para trás criando um topete e as laterais um pouco menores.

Afro clássico com nudred

pexels tnarg 3564649 533x800 - Cabelo afro masculino: cortes e dicas

O volumão do afro com nudred também é outro corte muito procurado nos salões e barbearias do país. Isso porque, para alcançar um black de respeito, os fios devem ser cortados em determinada dimensão desde o início de seu crescimento. Em seguida, é só fazer uma estilização com nudred para completar o visual e dar um ar mais moderno ao penteado.

Cuidados com o cabelo afro masculino

O cabelo afro masculino pede cuidados especiais e, antes mesmo de optar pelo corte ideal, é muito importante considerar a saúde capilar um ponto de importância.

O cabelo tipo 4A, 4B e 4C têm uma curvatura mais fechada que dos demais fios. Isso impacta diretamente na passagem de oleosidade da raiz às pontas, o que torna os crespos mais secos naturalmente, exigindo mais reposição de óleos e outros ativos nutritivos. Confira os cuidados essenciais com o cabelo afro masculino: 

Hidratação 

Cuidar do cabelo afro masculino começa com a hidratação adequada. Devido à sua estrutura espiralada, o cabelo afro tende a ser mais seco e propenso à quebra. Portanto, é muito importante manter uma rotina consistente de hidratação, além do uso de produtos específicos para cabelos 4ABC e aplicação de óleos naturais, como óleo de coco ou jojoba, que ajudam a manter a umidade e a saúde dos fios. Além disso, introduzir a hidratação dentro de um cronograma capilar pode ser ainda mais benéfico para os fios crespos, uma vez que serão intercalados tratamentos de nutrição e reconstrução também. 

Corte 

Escolher o corte certo é igualmente importante para o cuidado do cabelo afro masculino. Manter um comprimento adequado e realizar cortes regulares para evitar pontas duplas e quebra é crucial. Além disso, escolher um profissional que seja especializado em cabelos afro pode garantir que o corte seja feito com precisão, e um resultado satisfatório. 

Proteção 

Para proteger o cabelo crespo é fundamental evitar o uso excessivo de calor. Em vez disso, optar por penteados naturais ou tranças pode ajudar a preservar a saúde do cabelo. Usar acessórios, como bonés, para proteger o cabelo dos elementos externos, como o sol e o vento, pode ser benéfico, mas sem exagero. 

Como alisar cabelo afro masculino

Antes de alisar o cabelo afro masculino de maneira permanente, é essencial conhecer a estrutura e saúde do cabelo afro. Por ser um fio mais fino e sensível, é sempre bom contar com uma avaliação profissional sobre a saúde dos fios, de forma a garantir que a cabeleira vai resistir bem ao procedimento. 

Quando falamos em produtos de transformação, há uma variedade de opções para alisamento destinados especificamente ao cabelo afro, com destaque para os relaxamentos e tratamentos à base de queratina. Ao escolher um produto, opte por aqueles que tenham ativos nutritivos e protetores na fórmula, pois ajudam a minimizar os riscos associados ao processo químico. 

Se você não deseja uma mudança permanente na estrutura do fio, os métodos térmicos, como pranchas e secadores, podem ser uma opção. Lembre-se de usar um protetor térmico para proteger os fios do calor excessivo. Mas, vale ainda dizer que, o uso frequente de calor pode danificar o cabelo, por isso, é importante respeitar intervalos regulares e garantir uma hidratação adequada entre as sessões de alisamento.

FAQ 

Como deixar o cabelo crespo masculino sempre bonito?

Para um cabelo afro masculino sempre saudável e bonito, é essencial adotar práticas adequadas de cuidado. Produtos ricos em óleos naturais são ideais para essa textura de fio, além de acrescentar na rotina os tratamentos de hidratação e umectação, que são fundamentais para prevenir o ressecamento. Quando se trata de finalizar os fios, considere produtos que sejam específicos para o seu próprio tipo de curvatura. 

Como cuidar do seu cabelo afro masculino?

Para ter um cabelo afro masculino bem cuidado, comece escolhendo um corte que favoreça a sua textura. Opte por shampoos especialmente formulados para cabelos secos ou crespos e sempre aplique condicionador ou uma máscara após a lavagem. Utilize um bom creme para pentear para sua curvatura, seque os fios ao natural e proteja o cabelo da exposição solar excessiva, com bonés e lenços. 

Qual o período de lavagem ideal para os cabelos crespos masculinos? 

Quem possui cabelos ondulados e cacheados deve considerar lavar o cabelo cerca de três vezes por semana. Já para os que possuem cabelo crespo e mais denso, lavar duas vezes por semana é o ideal para manter a integridade dos fios.

Qual é o melhor óleo para cabelo crespo?

Os óleos naturais são extremamente benéficos para fios crespos e cacheados. Algumas das melhores opções incluem óleo de coco, argan, jojoba, karité e linhaça. Nossa indicação vai para o Óleo S.O.S Cachos Super Óleos Salon Line, que conta com um mix de 12 óleos: argan, karité, algodão, coco, macadâmia, chá-verde, camomila, aloe, cálamo, mirra, oliva e canela, que promove nutrição extrema e reparação das pontas duplas. Além disso, age no combate contra o ressecamento e promove brilho intenso.

Quanto tempo o cabelo demora para crescer 4 dedos?

De maneira geral, os cabelos crescem aproximadamente um milímetro a cada três dias. Isso se traduz em um crescimento de quase 1 centímetro por mês, totalizando em torno de 12 centímetros anualmente. Nos cabelos afro, que têm uma curvatura mais fechada, o processo é o mesmo, mas devido ao fator encolhimento, pode parecer que os fios demoram mais ou que não crescem. 

Rate this post
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo