Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Corte bordado: Solução para eliminar pontas duplas sem perder comprimento

Cortes de cabeloCuidadosDicas

cortebordado1 Shutterstock 630x420 - Corte bordado: Solução para eliminar pontas duplas sem perder comprimento

Provavelmente você já foi ao salão cortar apenas as “pontinhas”, certo? Tanto para manter o corte em dia, como para eliminar as temidas pontas duplas, quem nunca? É aí que entra o corte bordado, amiga!

As pontas duplas, conhecidas por seus pontinhos brancos, com certeza é um dos fatores mais preocupantes das mulheres, afinal, o cabelo pode estar bem cuidado e hidratadíssimo, mas se as pontinhas estiverem espigadas já estraga todo o resto.

Por isso, antes que elas apareçam é importante manter o cuidado em dia e, se ela já estiver aí, uma forma de eliminá-las sem perder o comprimento das madeixas é a partir do corte bordado – uma técnica capaz de tirar o aspecto ressecado do fio.

O que é corte bordado

Os produtos capilares protegem os fios das pontas duplas, tanto hidratando como criando uma camada protetora dos fatores externos como sol, água, poluição e até secador e chapinha. Mas, quando as pontas duplas e ressecadas surgem, o mais indicado é cortar.

Entretanto, quem é apegada com o cabelo, sabe a dificuldade que é cortar sem perder o comprimento, né? Especialmente quando pedimos para tirar dois dedinhos e o profissional acaba tirando a mais. No caso das cacheadas, principalmente, é indicado que o cabelo seja cortado a seco, devido o fator encolhimento. Por isso, se livrar das temidas pontas duplas nem sempre é tão fácil.

Contudo, a técnica do corte bordado chegou para acabar de vez com esse medo e eliminar as pontas duplas e aspecto danificado sem mexer no tamanho do cabelo. Ufaaaa!

Para quem o corte é indicado?

A técnica é indicada para todas as mulheres que sofrem com as pontas duplas e que identificam o aspecto ressecado e danificado do fio, seja lisa ou cacheada, tenha o cabelo curto ou longo, não importa. O importante é: querer tirar as pontas duplas sem perder o tamanho.

Mas as cacheadas têm pontas duplas?

Sim! Todo mundo tem, pode acreditar. Os cabelos lisos acabam por mostrar mais esse dano devido sua textura. Além disso, pode acontecer de ficarem mais danificados por conta do uso excessivo do secador e prancha. Mas quem tem o cabelo cacheado pode ter pontas duplas por sua característica mais ressecada, por conta da sua curvatura mais fechada, que dificulta a chegada do óleo natural até as pontas.

Por isso, pela falta de nutrição, reconstrução e cuidados com o cronograma capilar, por exemplo, os fios cacheados também podem sofrer com pontas duplas e ressecamento.

Corte bordado cabelo cacheado

Com a falta de hidratação, óleo natural e às vezes até mesmo massa capilar do cabelo cacheado, fatores como opacidade, ressecamento e pontas duplas acabam sendo comuns também para esse tipo de curvatura, como já dissemos.

Por isso, o corte bordado traz muitas vantagens não só para as lisas. Afinal, embora as pontas duplas não estejam tão visíveis no cabelo cacheado, elas ainda estão ali e prejudicam os fios. Isso porque, além de atrapalhar a estética, levam a quebra, deixando-os ainda mais frágeis. Ou seja, pode apostar no corte bordado sem medo para livrar seus cachos deste problema.

Vantagens do corte bordado

-Elimina de forma eficiente as pontas duplas, frizz e aspecto ressecado e danificado;

-Desembaraço mais fácil;

-O comprimento é mantido;

-Fios revitalizados e com melhor caimento;

-Procedimento fácil de ser feito;

-Promove fios macios ao toque e com aparência saudável;

-Cachos mais definidos.

Corte bordado: como funciona

O corte bordado pode ser feito tanto com tesoura como com a máquina de corte. Para realizá-lo é necessário que os fios estejam limpos e secos.

Apesar de a técnica ser fácil de fazer, principalmente usando a máquina própria para corte bordado, o ideal é procurar um profissional, caso não tenha experiência.

Máquina de corte bordado

Para quem optar pelo corte com a máquina, é necessário pegar mecha por mecha e passar dentro da máquina devagar, como se estivesse passando uma prancha. A máquina seleciona apenas as mechas que estão com pontas duplas, removendo as pontinhas e consertando o aspecto “espetado” sem tirar o comprimento.

Corte bordado com tesoura

Para fazer a técnica com tesoura, é necessário dividir o cabelo em seções e selecionar mecha por mecha. Depois pegue uma mecha começando pelo alto da cabeça até as pontas, levante de forma que as pontas duplas fiquem para cima. Feito isso, basta cortar as pontinhas. Repita o processo até finalizar em todo cabelo.

Dicas essenciais para fazer o corte bordado

-Apesar de ser uma técnica fácil, é preciso ser feita com um profissional qualificado que entenda o procedimento;

-Quem tem cabelo cacheado precisa escovar antes as madeixas para deixar as pontas duplas mais aparentes;

-Antes de fazer, o cabelo precisa estar limpo e seco;

-Para manter as pontas em dia, é indicado que o corte bordado seja feito a cada 40 dias ou dependendo da sua necessidade;

-Para apostar na técnica, é necessário ter paciência, pois o corte pode durar mais de uma hora;

-O corte com a tesoura precisa de maior precisão, além de um local

iluminado para evitar cortar os fios errados.

-Não tente fazer sozinha.

Como evitar as pontas duplas

-Como dito acima, as pontas duplas podem aparecer em qualquer tipo de cabelo, mas existem formas de prevenir, conheça abaixo algumas das dicas:

-Faça hidratações ao menos de 15 em 15 dias ou sempre que surgir a necessidade. Para isso indicamos o uso da Máscara de Babosa #todecacho que promove 5 super benefícios: hidratação, revitalização, rejuvenescimento, crescimento saudável e brilho.

-Use também óleos vegetais em sua rotina, seja como umectação tradicional, umectação noturna ou misturinha com máscara de hidratação para recuperar o brilho e saúde dos fios;

-Aposte no cronograma capilar para um tratamento ainda mais completo composto por: hidratação, nutrição e reconstrução;

-Cuidado ao lavar os fios. Opte por fazer uma lavagem com água fria ou morna para selar as cutículas e evitar o dano com água quente;

-Antes de usar secador, prancha ou difusor, aplique sempre um protetor térmico;

-Em caso de uso de química, certifique-se que o cabelo está forte para receber outra transformação. Além disso, mantenha todo o cuidado após o processo;

-Faça uma manutenção nas madeixas pelo menos de 3 em 3 meses, ou sempre que surgir a necessidade, para que o corte seja mantido, assim como remover as pontas duplas e fios ressecados.

Corte bordado antes e depois

Após o procedimento feito com o corte bordado para retirar as pontas duplas, o resultado é ultra positivo e também muito nítido. É fácil observar fios mais macios, com aspecto encorpado e saudável. Além disso, as pontinhas ficam também mais brilhantes e cheias de movimento.

As pontas duplas são terríveis, né? Mas com o corte bordado e com os cuidados diários elas podem ser evitadas ou removidas sem estresse.

#todecacho

Posts Recentes: