Como soltar os cachos: dicas para evitar o fator encolhimento
Por Rafaela Oliveira
por Salon Line
Se você está se perguntando como tirar o vermelho do cabelo, significa que você recentemente passou por uma transformação envolvendo a coloração, certo? Então pode imaginar como o vermelho pode ser uma pigmentação um pouco mais trabalhosa de se remover. Isto porque os reflexos avermelhados da cor podem permanecer tanto em tonalidades mais escuras quanto […]
Se você está se perguntando como tirar o vermelho do cabelo, significa que você recentemente passou por uma transformação envolvendo a coloração, certo? Então pode imaginar como o vermelho pode ser uma pigmentação um pouco mais trabalhosa de se remover. Isto porque os reflexos avermelhados da cor podem permanecer tanto em tonalidades mais escuras quanto […]
Se você está se perguntando como tirar o vermelho do cabelo, significa que você recentemente passou por uma transformação envolvendo a coloração, certo? Então pode imaginar como o vermelho pode ser uma pigmentação um pouco mais trabalhosa de se remover. Isto porque os reflexos avermelhados da cor podem permanecer tanto em tonalidades mais escuras quanto nas mais claras. Mas a boa notícia é que existe um passo a passo de como retirar o vermelho das madeixas, e nós vamos te mostrar como!
Antes de tudo, é importante ressaltar que, para garantir que a remoção de tinta vermelha seja feita de forma segura, toda e qualquer correção de coloração deve ser feita por um profissional cabeleireiro. Isto porque qualquer procedimento que envolva cor, pigmentos e descoloração interferem na estrutura do fio, por se tratarem de substâncias químicas. Portanto, se feitos de forma incorreta, podem causar danos graves, incluindo o corte químico.
Fique atenta às recomendações do seu cabeleireiro e não realize procedimentos de correção de cor por conta própria. Agora, vem com a gente para entender melhor como este procedimento funciona:
– 1º passo: para neutralizar os reflexos vermelhos, o profissional deverá utilizar uma tinta de base verde ou mate. Uma mistura é feita com a tinta e um diluidor protetor, levando sempre em consideração o resultado desejado pela cliente, além do presente estado do seu fio.
– 2º passo: na sequência, vem a parte do teste de mecha. O cabeleireiro deverá aplicar a mistura em uma mecha da nuca e aguardar o tempo adequado. Depois disso, ele avaliará se o cabelo permanecerá saudável depois do procedimento e se o resultado foi satisfatório. Se sim, ele poderá continuar. Se não, ele recomendará que você trate os fios com um cronograma capilar (cuidados capilares alternados envolvendo hidratação, nutrição e reconstrução) por algumas semanas e volte depois para continuar o processo.
– 3º passo: se tudo der certo com o teste, essa é a hora em que o profissional aplicará a mistura em todo o cabelo. Após aguardar o tempo determinado conforme o estado dos fios e o resultado desejado, o cabeleireiro deverá enxaguar o produto.
– 4º passo: por fim, é o momento de avaliar o resultado e finalizar o procedimento.
A técnica da shampoozada é uma das mais utilizadas para retirar a pigmentação dos fios, junto com a decapagem, que remove os pigmentos escuros e artificiais. A shampoozada consiste em uma espécie de lavagem especial usando pós descolorante, água-oxigenada e shampoo, e também precisa ser feita por um profissional. Veja abaixo como funciona:
– 1º passo: o cabeleireiro aplicará a mistura de shampoo, água-oxigenada e pó descolorante nos cabelos.
– 2º passo: As quantidades de cada ingrediente e o tempo de ação vão depender da saúde dos fios (por esse motivo, é importante consultar um especialista) mas, em geral, a mistura fica no cabelo de 15 a 30 minutos.
– 3º passo: quando passar o tempo de pausa, o cabeleireiro irá enxaguar os fios com água quente para ajudar a retirar a cor.
– 4º passo: novamente, o colorista irá avaliar o resultado e deverá partir para a finalização.
A shampoozada pode não apresentar resultado visível em apenas uma aplicação, portanto, é importante aguardar por um resultado progressivo. Lembre-se também de que, para realizar o procedimento novamente, é necessário aguardar alguns dias.
Por se tratar de mudanças na estrutura do fio, é necessário que você invista no cronograma capilar para garantir que as madeixas estejam fortalecidas para a correção de cor. Além disso, caso note que os fios estão mais opacos, ressecados e quebradiços capriche na etapa de reconstrução para que a fibra capilar seja restaurada.
O Kit Cronograma Capilar Babosa + Óleo de Coco + Vinagre de Maçã Salon Line conta com 1 Máscara de Hidratação #todecacho Babosa, 1 Máscara de Hidratação #todecacho Vinagre de Maçã e 2 Óleos #todecacho Coco Puro. Juntos, garantem um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução. Além disso, aliados à tecnologia PROFIX, esses produtos proporcionam força intensa, revitalização completa e combate ao frizz para os cabelos ondulados, cacheados e crespos.
O tempo necessário para remover a cor vermelha do cabelo pode variar. Depende da intensidade da cor, dos produtos usados e da saúde dos fios. O desbotamento pode ocorrer gradualmente ao longo de semanas ou meses.
Sim, é possível remover a cor vermelha em casa, mas é importante escolher produtos suaves e realizar testes de mecha para evitar danos. Se não se sentir confiante, buscar ajuda profissional é recomendado.
Após remover a cor vermelha, é possível aplicar uma nova cor, mas é aconselhável esperar alguns dias para permitir que os cabelos se recuperem.
Após remover a cor, hidrate profundamente os cabelos e use produtos específicos para cabelos danificados. Evite o uso frequente de ferramentas de calor.
Métodos suaves como uso de shampoos antirresíduos e enxágue com vinagre são considerados mais seguros. A descoloração é eficaz, mas pode causar danos, sendo melhor feita por um profissional.