Secure Adnxs

Dicas e truques de como tirar caspa do cabelo

por Talitha Benjamin

Quando se fala em caspa, bastante gente precisa lidar com esse problema indesejado nos fios. Ela pode ser sazonal ou periódica – e resolvida apenas com uma lavagem mais intensa – ou aparecer de forma frequente. Em geral, a caspa é considerada um problema quando se torna persistente, ou causa coceira e irritação intensa, podendo […]

Dicas e truques de como tirar caspa do cabelo

Quando se fala em caspa, bastante gente precisa lidar com esse problema indesejado nos fios. Ela pode ser sazonal ou periódica – e resolvida apenas com uma lavagem mais intensa – ou aparecer de forma frequente. Em geral, a caspa é considerada um problema quando se torna persistente, ou causa coceira e irritação intensa, podendo […]

caspa no cabelo 596x800 - Dicas e truques de como tirar caspa do cabelo

Quando se fala em caspa, bastante gente precisa lidar com esse problema indesejado nos fios. Ela pode ser sazonal ou periódica – e resolvida apenas com uma lavagem mais intensa – ou aparecer de forma frequente. Em geral, a caspa é considerada um problema quando se torna persistente, ou causa coceira e irritação intensa, podendo chegar até níveis mais graves, com feridas no couro cabeludo. 

Mas calma que esse problema, apesar de comum, tem solução. É totalmente possível eliminar a caspa de uma vez por todas, mas antes, é preciso entender o que exatamente são essas pequenas escamas brancas, e como elas chegam se acumular nos fios. Aqui, nós vamos te contar tudo sobre a caspa, o que pode estar causando essa condição, e o mais importante, é claro, como eliminá-la de uma vez por todas do seu cabelo. 

O que pode dar caspa no cabelo?

Antes de descobrir como eliminar a caspa do seu cabelo, é importante descobrir, primeiro, o que pode estar causando. São diversos fatores que podem resultar nessa condição, mas, em geral, é importante saber que a caspa persistente é um sinal de alguma coisa errada na saúde do cabelo ou do couro cabeludo. Por isso, é aconselhável a consulta a um médico tricologista, ou um profissional cabeleireiro de sua condição. 

Abaixo, estão alguns dos causadores mais comuns da caspa no cabelo. 

Pele ressecada

Uma das razões mais comuns para o aparecimento da caspa é a falta de nutrientes e de umidade natural na área do couro cabeludo. Por conta do ressecamento, a pele da região passa a se descamar e a soltar resquícios de pele e células mortas, que são os pequenos pontos brancos. 

E não é só: o excesso de oleosidade também pode causar caspa, já que ela “prende” as peles e células mortas nos fios da raiz do cabelo. 

Dermatite seborreica

A dermatite é uma inflamação crônica bem comum, que pode atingir qualquer região do corpo rica em glândulas de oleosidade, incluindo o couro cabeludo. Ela causa irritação, vermelhidão, coceira, produção de oleosidade excessiva, e claro, caspa.  

Crescimento de fungos

Pode parecer um pouco estranho, mas existe uma flora de microorganismos que vivem no couro cabeludo. Um deles é o fungo Malassezia que, ao crescer de forma desequilibrada, causa sintomas similares ao da dermatite, inclusive o aparecimento da caspa. O crescimento fora de controle do Malassezia é ocasionado, principalmente, pelo excesso de umidade, oleosidade e acúmulo de produtos no couro cabeludo e na raiz do cabelo. 

Alergia ou hipersensibilidade à produtos de cabelo

Algumas pessoas podem apresentar reações adversas a certos produtos, incluindo shampoos, condicionadores e finalizadores. O ideal é que você observe as reações, e caso constate alguma irritação, suspenda o uso imediatamente. Além disso, usar produtos na raiz também pode causar caspa, já que eles podem acumular na pele do couro cabeludo. 

Como tirar caspa do cabelo cacheado, ondulado e crespo?

Agora que você já sabe quais são as causas da caspa no cabelo, chegou a hora de acabar com ela. Abaixo, separamos hábitos que vão reduzir a caspa do cabelo com curvatura. Vem ver!

Aposte em shampoos hidratantes

Já que uma das principais causas da caspa é o ressecamento do couro cabeludo, o ideal é investir em produtos que reponham a hidratação da raiz capilar. Também, busque por itens livres de sulfatos, silicones e óleos minerais, que limpam com menos agressividade, deixando a região menos fragilizada. 

Não lave os cabelos em excesso

Você sabia que a recomendação ideal de lavagens é de, no máximo, 3 vezes por semana? Muita gente que está lutando contra a caspa acredita que lavar os cabelos mais vezes vai resolver o problema, mas, na verdade, o contrário pode acontecer, já que o processo de higienização pode ressecar ainda mais a região. 

Evite água quente

O uso da água quente durante o banho também faz toda a diferença! Isso porque as altas temperaturas são prejudiciais para a saúde do cabelo, já que ressecam as fibras capilares. Então, já sabe: lembre-se de usar sempre água morna ou fria. 

Cuidado com os restos de produtos na raiz

O acúmulo de produtos na raiz também pode ser um grande causador da caspa, já que os resíduos obstruem os poros e impedem que a oxigenação e a umidade dos fios circulem normalmente. É importante lembrar que, na raiz, o único produto rotineiro permitido é o shampoo – e o restante, deve ser sempre aplicado da raiz até às pontas. 

Faça hidratações frequentes

E como sempre, fica a dica de ouro para todas as curvaturas: reponha sempre a hidratação do seu cabelo. Os fios precisam de constante reposição de água e nutrientes para se manterem saudáveis e bonitos, e evitar problemas como a caspa. 

Rate this post

Quem leu gostou dessas:

Dicas e inspirações de como fazer a trança nagô Como fazer o cabelo crespo crescer: dicas para sua rotina de cuidados Matizador Salon Line: qual devo usar para o meu tipo de cabelo? Moreno iluminado em cabelo ondulado: tudo sobre a técnica que vai iluminar os fios Creme de uva: sua finalização com cheirinho de fruta
Pular para o conteúdo