Secure Adnxs

Como saber se meu cabelo é ondulado?

por Talitha Benjamin

Pode parecer loucura, mas uma parcela muito grande da população não conhece o próprio cabelo. Isso é ainda mais real quando falamos de fios com curvatura, afinal, até pouco tempo atrás, os fios eram separados entre “lisos” e “não-lisos”. Nessa época, qualquer pessoa que tivesse madeixas que não se encaixam no padrão, encontrava bastante dificuldade […]

Como saber se meu cabelo é ondulado?

Pode parecer loucura, mas uma parcela muito grande da população não conhece o próprio cabelo. Isso é ainda mais real quando falamos de fios com curvatura, afinal, até pouco tempo atrás, os fios eram separados entre “lisos” e “não-lisos”. Nessa época, qualquer pessoa que tivesse madeixas que não se encaixam no padrão, encontrava bastante dificuldade […]

como saber se meu cabelo e ondulado 630x788 - Como saber se meu cabelo é ondulado?

Pode parecer loucura, mas uma parcela muito grande da população não conhece o próprio cabelo. Isso é ainda mais real quando falamos de fios com curvatura, afinal, até pouco tempo atrás, os fios eram separados entre “lisos” e “não-lisos”. Nessa época, qualquer pessoa que tivesse madeixas que não se encaixam no padrão, encontrava bastante dificuldade em achar produtos, tratamentos e até mesmo informações sobre como cuidar do cabelo e deixá-lo bonito. 

Felizmente, os tempos mudaram, e atualmente o mercado de cosméticos oferece uma gama gigantesca de produtos para todos os tipos de cabelo, incluindo os com curvatura. No entanto, ainda existe muita gente que ainda não tem certeza sobre qual caminho seguir, especialmente as onduladas. 

Mas calma, isso não é motivo para vergonha e nem desespero, afinal, é muito comum que onduladas não saibam identificar a sua curvatura! Isso acontece porque as características do fio ondulado são muito semelhantes às lisas, e por mais que apresente curvatura, não se comportam como os cabelos cacheados. Isso faz com que esse tipo de fio se encontre em um limbo difícil de reconhecer, mas não impossível. 

Como saber se sou ondulada? 4 sinais para reconhecer:

como saber se meu cabelo e ondulado 1 630x788 - Como saber se meu cabelo é ondulado?

Para saber a resposta dessa pergunta, é necessário fazer alguns exercícios de observação. Isso significa prestar muita atenção em como o seu cabelo se comporta em diversas situações, incluindo quando está molhado, seco, finalizado ou sem produtos.

Abaixo, separamos 4 sinais de cabelos com curvatura que você pode observar nos fios ondulados. Vem ver!

Seu cabelo é mais volumoso do que os outros lisos

Você considera o seu cabelo como um “liso armado”? Muito provavelmente você está na posição 2 da tabela de curvaturas, ou seja, tem o cabelo ondulado. Esse tipo de fio tem um pouco mais de dificuldade em manter a definição, por isso, é difícil de reconhecer. Em geral, técnicas de finalização, hidratação e um bom corte são o suficiente para equilibrar as ondas e o movimento desse tipo de fio. 

Quando está molhado, seu cabelo forma ondas ou cachos

Você já reparou se seu cabelo forma ondas quando está molhado? Então ele é ondulado! Isso acontece porque a água faz com que o cabelo volte ao seu estado normal, ou seja, ele possui umidade o suficiente para formar suas ondas características. Para manter as curvas, o ideal é apostar em um bom finalizador hidratante aliado à sua técnica de definição favorita. 

Você sofre muito com o frizz

O frizz é uma característica de todos os cabelos com curvatura, já que a falta de água – que não alcança o comprimento total dos fios – faz com que a estática e o arrepiadinho fiquem mais evidentes do que nos cabelos lisos, por exemplo. 

Alisamentos com ferramentas de calor não duram no seu cabelo

Já percebeu que, quando você alisa o cabelo com a prancha, ele não fica totalmente liso? Isso porque a espessura e a textura do seu cabelo são naturalmente curvadas, dificultando assim que o calor altere o formato original do fio. Se ele apresenta “resistência” ao alisar, significa que o estado natural dele é ondulado.

Tem cabelo ondulado? Descubra seu tipo!

como saber se meu cabelo e ondulado 2 630x420 - Como saber se meu cabelo é ondulado?

Se você já observou todos os sinais acima no seu cabelo, então há grandes chances de você ser uma ondulada. Mas não para por aí: todos os cabelos, incluindo os lisos, ondulados, cacheados e crespos, possuem diferentes níveis de curvatura. Veja abaixo:

Cabelo ondulado tipo 2A: majoritariamente liso, mas possui algumas ondas, começando na metade inferior dos fios, ou seja, do meio para as pontas.

Cabelo ondulado tipo 2B: possui ondas mais fechadas, mas ainda mantém a sua raiz lisa.

Cabelo ondulado tipo 2C: já possui espirais definidos em S, e geralmente, são mais volumosos e rebeldes.

Saber qual é o seu tipo de fio é importante, pois assim você entenderá melhor sobre quais cuidados são necessários, e principalmente, quais os métodos de finalização, produtos e técnicas são os mais indicados para dar o resultado que você busca. 

Como cuidar do cabelo ondulado? 5 dicas práticas!

como saber se meu cabelo e ondulado 3 630x788 - Como saber se meu cabelo é ondulado?

Já sabe tudo sobre a sua curvatura? Então chegou a hora de investir nos cuidados! Para os fios ondulados, é importante saber equilibrar as hidratações com as técnicas de finalização, além de um bom corte para valorizar as ondas. Abaixo, reunimos as 5 principais dicas para ter ondas apaixonantes!

Invista em um cronograma capilar

Os cabelos ondulados ficam no meio-termo entre lisos e cacheados, por isso, sofrem com ambos os problemas enfrentados por essas curvaturas: o ressecamento e a oleosidade. Para equilibrar, é necessário estar com a hidratação e a nutrição em dia – tratamentos que vão garantir que toda a extensão do fio receba a quantidade necessária de água, vitaminas e nutrientes. Também, a reconstrução ajuda a proteger os cabelos de danos externos, como a química, as ferramentas de calor, entre outros. 

Aposte em um corte para valorizar as ondas

Um bom corte de cabelo é essencial para valorizar as ondas do fio ondulado. Isso porque a estrutura do cabelo da curvatura 2, que possui cachos apenas no comprimento, pesa muito, e não promove o movimento dos fios. Um bom corte de cabelo vai evitar esse problema e, de quebra, e dar o volume ideal para as madeixas.

Cuidado na hora de escolher os produtos

Uma boa rotina capilar envolve usar os produtos corretos para o seu tipo de curvatura. Por isso, após analisar a textura predominante do seu cabelo, invista em produtos desenvolvidos especialmente para os fios ondulados, principalmente na hora de escolher o seu finalizador. 

Capriche na finalização 

A finalização é a etapa pós-lavagem, e é extremamente importante, já que é ela a responsável pela ativação dos cachos, que vão secar e se transformar em ondas maravilhosas. Busque a técnica que mais seja compatível com o resultado que você busca. A gente dá a dica: a fitagem é universal e promove uma definição completa e duradoura. 

Cuidado com as altas temperaturas

Se você usa ferramentas de calor como secador, prancha ou modelador de cachos, ou se tem costume de lavar os cabelos com água quente, atenção: as altas temperaturas podem ser bastante prejudiciais para os fios, já que elas ressecam o couro cabeludo e fazem com que ele produza ainda mais oleosidade – é o que chamamos de efeito rebote. Ah, e não esqueça do protetor térmico sempre que for usar os aparelhos, e lave o cabelo com água morna ou fria. 

Salon Line indica: 3 produtos para cabelo ondulado para testar

Por aqui, nós somos apaixonadas por todas as curvaturas, e com a ondulada não iria ser diferente! Se você busca aquela definição incrível, com volume na medida certa, movimento e muito brilho, então vem com a gente testar esses produtinhos que vão fazer você se apaixonar pelo seu cabelo!

O Creme para Pentear Brilho Máximo proporciona definição dos cachos, controle de frizz, extra brilho, hidratação para cabelo cacheado, força e reparação das fibras capilares.

O Ativador de Cachos Manga Tradicional S.O.S Cachos conta com ingredientes especiais que promovem brilho e hidratação para os cabelos, além de ativar e definir os cachos e os crespos, controlar o frizz e umidificar os fios. 

A Gelatina #todecacho Alta Definição proporciona cachos com definição máxima, brilho e ação antifrizz. Contém proteção UV para os cabelos.

5/5 - (1 vote)