Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Aprenda como pentear cabelo cacheado e crespo sem danificar o fio

ConhecimentoCuidadosDicas

Você sabia que a forma como você costuma pentear o cabelo cacheado pode interferir diretamente no resultado da definição e também na extensão de danos? Acredite, uma atitude tão básica quanto passar o pente, se feita de forma incorreta ou descuidada, pode fazer toda a diferença na hora de obter cabelos bonitos e alinhados do jeito que você gosta, além de também poder comprometer a saúde das madeixas. 

como pentear cabelo cacheado 630x793 - Aprenda como pentear cabelo cacheado e crespo sem danificar o fio

Para desembaraçar os fios, trazer a oleosidade natural e outros nutrientes do couro cabeludo para a extensão e pontas e também remover as impurezas acumuladas ao longo do dia, a escovação capilar é essencial. Mas para isso, ela precisa ser feita de forma correta: a forma como você penteia o cabelo deve diferir dependendo do tipo de fio. No caso dos cabelos cacheados e crespos, por exemplo, isso é ainda mais importante, já que falamos de um fio que é relativamente mais frágil do que os outros. 

No guia abaixo, você encontra tudo o que você precisa saber sobre como pentear o cabelo cacheado e crespo corretamente, sem causar danos e para garantir que a definição e day after permaneçam impecáveis.

Como pentear o cabelo cacheado e crespo corretamente? 5 dicas práticas:

Quer aprender de uma vez por todas a forma correta de garantir fios bem alinhados na escovação? Veja só essas dicas de como pentear o cabelo cacheado corretamente sem causar danos:

Comece das pontas para a raiz

Esta é a primeira dica, e a mais básica de todas: você, em algum momento, já deve ter começado a pentear os cabelos seguindo da raiz até às pontas, afinal, é apenas uma ordem natural. No entanto, este é um erro básico que pode comprometer a saúde das madeixas, já que a tração excessiva pode fazer os fios quebrarem ou serem arrancados da raiz. O ideal é sempre começar a pentear pelas pontas, e ir gradualmente subindo até chegar á raiz.

Acerte na escolha do pente ou escova

Você sabia que a escolha do acessório (pente ou escova) usado na escovação fazem toda a diferença no resultado? São inúmeros modelos, feitos especificadamente para todos os gostos. Procure sempre por escovas e pentes indicados para cabelos cacheados e crespos: em geral, elas são feitas com materiais mais resistentes e cerdas mais largas, para não danificar o fio ressecado. Ainda, dá para investir em escovas específicas para ajudar na finalização, como a escova polvo, ou as de formato redondo, que já separam os cabelos em mechas para facilitar a hora da fitagem.

Desembarace com os dedos durante o banho

O condicionador e as máscaras de tratamento utilizadas na lavagem capilar podem facilitar ainda mais o ato de pentear os cabelos: isto porque elas oferecem um efeito de emoliência, que deixa os fios mais maleáveis e fáceis de desembaraçar, facilitando ainda mais o ato de pentear. Se quiser economizar tempo, pode utilizar até mesmo os dedos para desembaraça-los ainda no banho, assim, reduzindo o tempo da finalização.

Nunca force os fios

Quando se deparar com nós, ou partes do cabelo onde eles são mais ásperos e difíceis de soltar, nunca force o pente! Isto é garantia de que os fios vão quebrar, ficando ainda mais fragilizados e causando ainda mais frizz. Ao invés disso, dedique um pouco mais de paciência e firmeza para desfazer os nós, e abuse do condicionador ou creme de pentear para deixar as madeixas mais maleáveis.

Aplique sempre um creme para pentear

Nada de começar a desembaraçar o cabelo sem antes aplicar um creme para pentear ou ativador de cachos, ok? Sem o produto, o pente ou escova ficará mais difícil de deslizar pelas madeixas, fazendo com que você seja obrigada a aplicar mais força no pente, o que causa a quebra dos fios. Aposte em um bom finalizador para ajudar você a pentear os cabelos com mais facilidade.

Como pentear o cabelo cacheado e crespo: mitos, verdades e dúvidas frequentes

Mesmo sendo extremamente corriqueiro, o ato de pentear os cabelos é envolto em diversos mitos e confusões sobre como fazê-lo corretamente. Abaixo, reunimos as principais dúvidas sobre como deixar os cabelos ainda mais bonitos penteando, e como evitar a quebra e outros danos.

Pentear o cabelo estimula o crescimento dos fios?

Pentear o cabelo com frequência estimula a circulação sanguínea, o que pode favorecer o crescimento capilar. No entanto, é necessário que o ato de pentear as madeixas seja feito corretamente: com o cabelo molhado, começando pelas pontas e delicadamente. Quando não feita corretamente, a escovação pode fragilizar ainda mais os cabelos, deixando-os quebradiços e causando a queda de cabelo.

É normal cair cabelo ao pentear?

Sim! Normalmente, perdemos cerca de 50 a 70 fios por dia. O que acontece, é que a queda destes cabelos não são perceptíveis diariamente, portanto, é normal que eles se acumulem, e só caiam no dia da escovação. No entanto, é bom ficar de olho: se você passar a perder uma quantidade maior do que o normal, é bom investigar, já que a queda excessiva de cabelo pode ser sintoma de diversas condições perigosas, incluindo doenças físicas, emocionais, estresse, imunidade baixa, etc.

Pode pentear o cabelo seco?

Se tratando de cabelos cacheados e crespos, todo o cuidado para não ressecar e fragilizar ainda mais os fios é pouco: ao pentear este tipo de curvatura, esteja sempre com as madeixas úmidas ou molhadas, de preferência, com a ajuda de um condicionador ou finalizador que facilite o desembaraço. Isto porque este cabelo é mais ressecado que o normal, portanto, mais suscetível à quebra.

Qual a melhor escova para pentear o cabelo cacheado e crespo?

Sim, a escolha da escova ou pente faz toda a diferença na escovação. Para os fios crespos e cacheados, prefira sempre as escovas de materiais resistentes e de cerdas largas. Quanto ao formato, fique atenta ao seu tipo de cabelo: as redondas são perfeitas para uma definição impecável, enquanto as retangulares e com a área das cerdas maiores são perfeitas para quem tem dificuldade em desembaraçar as madeixas. Aqui, é válido ir testando e escolher o modelo que vai dar o resultado que você ama.

Devo pentear meu cabelo todos os dias?

Muita gente acha que pentear os cabelos todos os dias, é essencial para a saúde dos fios, mas no caso dos cabelos cacheados e crespos, essa regra é um pouquinho diferente: desembaraçar as madeixas no dia da lavagem já é o suficiente para evitar a formação de nós muito densos e garantir cachos e crespos impecáveis.

Salon Line indica: produtos para facilitar o desembaraço

Se você é cacheada ou crespo, então sabe que na hora de desembaraçar, definir e finalizar os cabelos, um bom creme de pentear faz toda a diferença. A boa notícia é que a Salon Line tem linhas completas com diversas fórmulas para atender todas as necessidades das madeixas. Veja abaixo os nossos queridinhos do momento:

O Creme para Pentear Hidratação Profunda 1kg proporciona hidratação profunda, controle do frizz, definição e brilho aos fios em uma embalagem de 1kg que rende até 30 aplicações.

Exclusivo para cabelos crespos e crespíssimos, o Creme para Pentear #todecacho Crespíssimo Poderoso conta com tecnologia PROFIX que proporciona definição intensa, controle do frizz e volume extra, além de garantir 72h de formatação, fixação dos cabelos e duração dos cachos e crespos.

O Creme para Pentear Coco Tratamento Profundo S.O.S Cachos conta com óleo e manteiga de Coco para promover hidratação intensa dos cabelos cacheados e crespos. Sua fórmula age, principalmente, na recuperação estrutural dos fios, tornando-os mais saudáveis, nutridos e fortes. Além disso, garante desembaraço, controle de frizz e brilho extremo. Condicionador sem enxágue.

4.5/5 - (13 votes)

Posts Recentes: