Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Como finalizar cabelo cacheado: conheça as principais técnicas e os melhores finalizadores

como finalizar cabelo cacheado 2 630x788 - Como finalizar cabelo cacheado: conheça as principais técnicas e os melhores finalizadores

Para as curvaturas acentuadas, sempre é hora de descobrir uma nova forma de valorizar toda a sua beleza natural. A finalização do cabelo cacheado é uma das etapas essenciais para garantir definição, e os produtos escolhidos também desempenham um papel importantíssimo no resultado final. Seja você adepta de um visual bem definido ou não, com pouco ou muito volume, existe sempre uma técnica perfeita para garantir madeixas impecáveis!

A finalização nada mais é do que o processo que acontece no pós-lavagem. Nela, técnicas e produtos específicos são utilizados para definir as curvas e controlar o frizz e o volume dos fios antes da secagem e, assim, garantir cachos dos sonhos. A finalização do cabelo cacheado combina o gosto pessoal e movimentos direcionados para garantir o efeito que você deseja para as suas madeixas. Então, não perde tempo e vem conhecer as técnicas e produtinhos para ajudar você na sua finalização:

Como finalizar cabelo cacheado?

como finalizar cabelo cacheado 1 630x750 - Como finalizar cabelo cacheado: conheça as principais técnicas e os melhores finalizadores
Saiba tudo sobre como fazer a finalização de cabelo cacheado e quais produtos utilizar.

Antes de aprender qual é a técnica de finalização de cabelo cacheado ideal para você, é preciso saber que este processo requer alguns cuidados para ser feito de maneira correta. Primeiramente, os cabelos precisam estar úmidos: se estiverem com excesso de água, os cachos podem se tornar rígidos após secar e, se estiverem secos, o produto não consegue ser absorvido pelo fio, resultando em um cabelo sem definição e com frizz. O certo é finalizar os cabelos após a lavagem, ou utilizar um borrifador com água.

O seu finalizador de preferência também deve ser aplicado no comprimento até às pontas, para não acumular na raiz e causar caspa. Outro ponto importante da finalização é “ativar os cachos”, isto é, ativar a memória das curvas com as mãos, apertando de baixo para cima. Isto facilita a definição e ajuda as ondas a se formarem com mais facilidade.

Além disso, o frizz também pode ser prevenido já na hora de secar: evite esfregar os fios com a toalha, usando-a apenas para absorver o excesso de água.

Tipos de finalização para cabelo cacheado

como finalizar cabelo cacheado 630x788 - Como finalizar cabelo cacheado: conheça as principais técnicas e os melhores finalizadores
As técnicas de finalização ajudam bastante a alcançar a definição poderosa que amamos!

Existem diversos tipos de finalização para cabelos diferentes. A fitagem, que é a mais comum e utilizada, consiste em separar os cabelos em fitas — que podem variar de espessura — e estimular os cachos ao pressionar os cabelos de cima para baixo, para que memorizem o formato ondulado. Uma finalização prática e rápida tanto no seu dia de lavagem, como no day after para revitalizar os cachos. Para reproduzi-la, as únicas ferramentas necessárias são os seus dedos e um excelente finalizador, que pode ser um creme de pentear, ativador de cachos ou gelatina da sua preferência.

Fitagem tradicional

A fitagem tradicional é a mais popular e fácil de reproduzir, proporcionando todos os benefícios desta técnica de primeira:

  1. Passo: com os cabelos limpos e úmidos, separe-os em várias seções;
  2. Passo: pegue o seu creme para pentear ou ativador de cachos preferido e passe uma quantidade considerável sobre a primeira mecha, dividindo-a em fitas com os dedos;
  3. Passo: amasse as fitas com as mãos em direção a raiz – perceba como cada fita formará um cacho;
  4. Passo: repita o procedimento em todo o cabelo.

Fitagem simples estruturada

A fitagem estruturada segue o mesmo padrão da fitagem normal, mas com mechas e fitas ainda menores, separadas minuciosamente. Apesar de demorar mais, a vantagem deste estilo de finalização são cachos ainda mais definidos e modelados, zero frizz, muito brilho e ainda mais day afters.

Finalização plopping

Já a técnica plopping finaliza os cabelos cacheados ao mesmo tempo que retira o excesso de umidade dos fios depois da lavagem. Para esta finalização, utilize uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão.

  1. Passo: lave os cabelos como de costume e retire o excesso de água com a toalha de microfibra ou camisa de algodão;
  2. Passo: separe-os em mechas finas e aplique o creme para pentear;
  3. Passo: estique a toalha ou camiseta em um lugar plano, como sua cama, por exemplo, e jogue as madeixas em cima dela;
  4. Passo: enrole as duas laterais do pano e amarre as pontas na parte de trás, formando uma touca. Espere o cabelo secar completamente antes de remover a touca, ou finalize a secagem com um secador e difusor.

Finalização rake and shake

A rake and shake é uma extensão da fitagem tradicional, mas utiliza as mãos para separar as fitas e, em seguida, adiciona uma “sacudida” (shake) nos cabelos usando os dedos, com o objetivo de soltá-los e dar mais volume. O nome “rake”, faz referência ao formato de pente que você faz com os dedos na hora de soltar os cabelos.

Finalização dedoliss

Já a técnica dedoliss consiste em enrolar os cabelos com os dedos, como se fosse um modelador, para criar cachos definidos. Veja abaixo o passo a passo:

  1. Passo: aplique o seu finalizador nos fios úmidos e separe-os em mechas (bem finas se desejar mais volume e mais grossas se menos volume);
  2. Passo: torça as mechas ao redor do dedo, no sentido horário ou anti-horário, segure por alguns segundos e solte;
  3. Passo: faça isso em todo o cabelo e deixe secar naturalmente.

Finalização COG (ou creogel)

A finalização COG utiliza creme para pentear, óleo vegetal e gelatina em camadas para finalizar os cachos. Essa técnica cria camadas para garantir um cabelo selado e definido: o creme hidrata, enquanto o óleo retém o líquido e a gelatina define de forma prolongada. Para reproduzir, basta aplicar um de cada vez no comprimento e pontas (é importantíssimo respeitar a ordem citada) e caprichar na fitagem tradicional.

Finalização LOC

Na técnica LOC, é utilizado líquido (água), óleo e creme para definir os fios e promover uma hidratação profunda. Aqui, é a mesma dica da finalização COG: aplique os produtos na ordem correta, separe o cabelo em fitas e amasse com as mãos, de baixo para cima, para ativar a memória das curvas.

Salon Line recomenda:

Deu para ver como as técnicas de finalização fazem toda a diferença na hora de garantir aquele cabelão cacheado que nós amamos, né? Então, se liga nesses vídeos do canal Salon Line para ver melhor as técnicas em ação:

https://www.youtube.com/watch?v=bN6xYP__sTw

Aline Reitter ensina como garantir aquela definição maravilhosa com a Gelatina Linhaça #todecacho Definição e Brilho.

https://www.youtube.com/watch?v=dRf9uTzBF9s

A Tay Santana também é apaixonada pelas gelatinas e escolheu a Gelatina Babosa #todecacho Volumão e Hidratação para a sua fitagem.

https://www.youtube.com/watch?v=IGwTna70sTc

Sabia que dá para misturar os seus produtos favoritos na hora de finalizar? A Grazi Max escolheu a Gelatina #todecacho Super Transição Capilar e o Ativador de Cachos #todecacho Coco para potencializar ainda mais a definição!

Geovanna Andrade também apostou na misturinha para garantir a definição: Creme para Pentear #todecacho Cachos dos Sonhos e o Gel Modelador #todecacho Estilização são perfeitos para ativar e prolongar as curvas do cabelo cacheado.

Finalizadores para cabelos cacheados: Como escolher o ideal?

O finalizador é responsável pelo resultado final das madeixas: é ele que vai proporcionar definição, brilho, fixação e fios radiantes. É essencial para os cabelos cacheados, já que é a esta etapa que vai definir como vão ficar os fios. Existem diversas técnicas de finalização, mas o mais importante de tudo é investir em produtos próprios para atingir o resultado desejado. Veja abaixo:

Cremes para finalizar cabelo cacheado

O creme de pentear para cabelo cacheado é o finalizador mais popular, utilizado pela maioria das pessoas com fios desta curvatura, justamente por ser o mais eficaz. Democrático, o produto é indispensável na sua rotina de finalização, já que é ele que vai garantir uma definição perfeita. Para aplicar, evite a raiz e invista apenas no comprimento dos cabelos, espalhando e enluvando bem cada mecha para garantir que todo o cabelo esteja envolvido com o produto.

Salon Line recomenda:

Creme Para Pentear Azeite de Oliva
Gel Creme para Pentear SOS Cachos Colágeno
Creme para Pentear #todecacho Definição Prolongada

Óleos finalizadores para cabelos cacheados

Como os cabelos cacheados são mais ressecados do que o normal, uma ótima alternativa para recuperar os nutrientes perdidos, é investir em um óleo vegetal. O banho de óleo (também chamado de umectação) faz um tratamento instantâneo de nutrição. Na finalização, este ingrediente proporciona também muito brilho e selagem das cutículas.

Salon Line recomenda:

Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro! Salon Line
Óleo de Umectação #todecacho Uhulll! Coco Puríssimo Salon Line
Óleo de Umectação Babosa #todecacho Salon Line

Ativador para finalização de cachos

Ideal para definir o cabelo cacheado, o ativador de cachos estimula a memória dos fios para ativar uma definição potente. Sua fórmula garante cachos bem formatados, além de uma aparência bem cuidada, com hidratação, brilho e efeito antifrizz. Aplique em todo comprimento dos fios, espalhando e enluvando bem cada mecha, e evitando a raiz.

Salon Line recomenda:

Ativador de cachos Day After #todecacho
Ativador de Cachos SOS Cachos Coco Tratamento Profundo
Ativador de Cachos SOS Cachos Super Óleos

Gelatina para cabelos cacheados

A gelatina é um finalizador capilar em formato de gel, que garante uma definição perfeita para os cabelos, além de conter ativos nutritivos para hidratar enquanto dá o efeito desejado. Elas podem ser utilizadas sozinhas, ou aliadas a outro produto finalizador, e o seu efeito varia conforme a gelatina escolhida. Em geral, elas deixam os cachos e crespos definidos, hidratados e alinhados.

Salon Line recomenda:

Gelatina #todecacho Super Definição
Gelatina #todecacho Super Transição
Gelatina Super Fixação #todecacho

Rate this post

Posts Recentes: