Boa parte das mulheres sabe como fazer trança tradicional, mas nem desconfiam que existe uma infinidade de modelos de tranças. É possível fazer penteados incríveis e que funcionam para diversas ocasiões.
A seguir, vamos aprender como fazer tranças básicas e complexas com passo a passo completo. Assim você pode reproduzir aí na sua casa!
Trança tradicional
A trança tradicional é provavelmente a mais simples de todas. Saber como fazê-la é o primeiro passo para aprender outros tipos de tranças.
Para fazer a trança tradicional, você só precisa dividir o cabelo em três mechas. Sobrepor as mechas laterais por cima daquela que está no centro, revezando entre as mechas da direita e da esquerda.
A trança tradicional pode servir de base para diversos penteados, como coques e rabos de cavalo com trança. Basta usar a sua criatividade!
Trança espinha de peixe
A trança espinha de peixe (ou escama de peixe) também é bem básica e a principal diferença com relação ao modelo tradicional, é que você não deve separar os cabelos em três, mas em duas partes.
Com os fios divididos em dois, separe uma pequena mechinha da parte externa de cada lado e cruze no centro do cabelo, fazendo um “x”. Continue separando as mechas de cada um dos lados e cruzando até as pontas.
O efeito é uma trança mais segmentada e com gomos fininhos que é perfeita para eventos mais formais, como para ser madrinha de um casamento.
Trança embutida
Apesar de ser um modelo bem conhecido, muitas pessoas não sabem como fazer trança embutida, e se você é uma delas não tem problema porque você vai aprender agora!
O princípio é o mesmo da trança tradicional: dividir os cabelos em três mechas e cruzar as laterais no centro. Porém, a trança embutida fica próxima da raíz e mantém todos os cabelos presos.
Para conseguir esse efeito, separe três partes de cabelo próximas da testa e comece a trançá-las. Aos poucos, vá incorporando mais fios nas três mechas principais, de forma que todo o cabelo fique preso. Quando chegar à nuca, continue fazendo uma trança tradicional e prenda as pontas.
Trança nagô
Esse tipo de trança é uma herança da cultura africana e se baseia em trançar os fios desde as raíz, mantendo o trançado rente ao couro cabeludo. É um excelente penteado para quem está vivendo a transição capilar e quer disfarçar as duas texturas que os cabelos podem apresentar.
O jeito mais simples de fazer a trança nagô é começar usando um pente para separar uma mecha dos cabelos. Essa mecha deve deve começar perto de uma das orelhas, e terminar próxima a nuca.
Depois, divida a mecha em três partes e comece a trançar os cabelos. Conforme a trança cresce, acrescente mais fios. Quando chegar na nuca você pode escolher deixar o restante dos cabelos soltos ou trançá-los até as pontas.
Trança boxeadora
A boxeadora se tornou febre há alguns anos e nunca mais saiu de moda! E agora que você já aprendeu como fazer embutida, reproduzir a boxeadora vai ser muito fácil.
Isso porque esse penteado é formado por duas tranças embutidas, uma em cada lateral! Basta dividir os cabelos ao meio, escolher uma das metades para começar e ir trançando os fios desde a região da testa até as pontas!
Ainda não se sente 100% segura? Então confira o passo a passo em vídeo de como fazer a trança boxeadora:
Box braid
Muito adotadas pelas crespas e cacheadas, as box braids são tranças sintéticas. Elas podem ser feitas com fios da mesma cor que os naturais, ou com materiais coloridos, que dão ainda mais estilo para o visual.
O ideal é fazer suas box braids com um cabeleireiro especializado nesta trança afro. Assim você consegue garantir um visual mais bonito e a integridade dos seus fios.
Agora que você já sabe como fazer box braid, aproveite e veja também esse penteado babado que a Amanda Mendes ensinou: