Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cauterização no cabelo cacheado alisa? Saiba mais!

Cauterização no cabelo cacheado alisa? Saiba mais!

Se você já ouviu por aí que cauterização no cabelo cacheado alisa o fio e por isso desistiu do tratamento, fique calma! Trouxemos aqui informações importantes sobre o assunto e que vão ajudar super! Se você nunca ouviu sequer falar de cauterização capilar, chegou a hora de conhecer esse tratamento que promete fios saudáveis novamente! Fique por aqui e saiba mais!

O que é a cauterização no cabelo cacheado?

Em termos gerais, a cauterização capilar é um tratamento que recupera a fibra capilar, devolvendo ao fio as proteínas necessárias para repor a sua massa perdida. Ela funciona como uma reconstrução capilar, porém, mais profunda. Isso porque a cauterização é feita com a aplicação de queratina líquida diretamente no cabelo enquanto a reconstrução é realizada com produtos cosméticos reconstrutores –como máscaras hidratantes, por exemplo- que podem ou não ser à base de queratina, desde que sejam ativos capazes de restaurar o fio e devolver a ele suas proteínas. Esse tratamento pode ser feito tanto em cabelos lisos, quanto ondulados, porém, cacheadas e crespas têm a tendência a se beneficiar ainda mais com esse tratamento, mas falaremos disso a seguir! Quer uma dica de produtos reconstrutores poderosos para usar em casa? Experimente a linha Socorro Capilar da Salon Line.

Benefícios da cauterização no cabelo cacheado

Então vamos lá! O cabelo cacheado e crespo, por possuir forma espiral ou mesmo em “Z”, acaba tendo dificuldade para que o óleo natural do couro cabeludo desça pelo fio, atingindo o comprimento e pontas. Por este motivo, a tendência é que estes fios sejam mais ressecados, precisando de mais etapas de nutrição do que os outros tipos de cabelo. Esse óleo produzido pelas glândulas sebáceas tem o poder não apenas de nutrir o fio, mas de protegê-lo de danos externos como ação do sol, vento, poluição, altas temperaturas de ferramentas de calor como secador e modelador e, ainda, de procedimentos químicos, tais como descoloração e coloração, por exemplo. Quando as pessoas não mantém as etapas de nutrição do cabelo cacheado e crespo em dia, o fio fica ainda mais desnutrido e desprotegido em relação a estes fatores. Os danos causados por eles são capazes de retirar tanto a umidade e o óleo dos fios, quanto a sua massa, deixando as madeixas ressecadas, porosas, frágeis, quebradiças, excessivamente elásticas, com pontas duplas e frizz.

Ou seja, todos os fios podem sofrer com estes danos, porém, os cacheados e crespos têm a tendência a serem mais frágeis a eles. Por este motivo é que a cauterização capilar é um tratamento super vantajoso para o cabelo cacheado, afinal, com a aplicação da queratina líquida e, consequentemente, a reposição da massa capilar, o fio fica encorpado e fortalecido novamente, mais maleável, macio, brilhante, cheio de vida e movimento.

Afinal, cauterizar os cachos alisa o cabelo?

Como o resultado da cauterização deixa a cabeleira mais macia e alinhada, as pessoas têm a impressão de que o procedimento alisa os cabelos cacheados e crespos, mas na verdade, é só impressão mesmo. Afinal, a queratina deixa o fio super maleável, mas não é capaz de modificar a estrutura do fio e alisá-lo, ok!? Esse efeito de volume reduzido do cabelo passa após a próxima lavagem, enquanto os fios continuarão saudáveis e belos, além dos cachos e crespinhos que ficarão firmes e fortes, não serão afetados.

A queratina líquida não tem ação alisante, mas deve ser usada com cautela!

Pois é, conforme já dissemos, a queratina líquida não tem propriedades alisantes, portanto, não precisa se preocupar com isso. Entretanto, é importante ter bastante cautela ao utilizar esse ativo durante a cauterização capilar. Isso porque ao exagerar na quantidade de queratina aplicada, o fio pode apresentar efeito reverso, ao invés de ficar macio e maleável, ele pode se tornar rígido. Sendo assim, antes de qualquer coisa, tenha certeza de que o seu fio está mesmo precisando de reposição de proteína, pois, caso seus níveis de massa estejam no lugar e você aplique a queratina o cabelo, ele pode ficar com um aspecto endurecido. Muitas vezes o nosso cabelo não está tão saudável, mas basta algumas etapas de hidratação ou nutrição para que se recupere. Para ter certeza de que é de reposição de queratina que o seu fio precisa faça um teste de porosidade. Solte o clique e descubra como!

Aprenda aqui como fazer a cauterização no cabelo cacheado em casa

É possível sim fazer a cauterização no cabelo cacheado em casa mesmo, basta seguir os passos corretamente e fazer a aplicação com cuidado. De qualquer maneira, nossa sugestão é sempre procurar um profissional, se possível, para evitar qualquer problema. Quer você mesma “enfiar a mão na massa”? Então bora para o passo a passo!

Passo 1: use um shampoo sem sal para lavar as madeixas e repita a operação. É preciso que o couro cabeludo fique bem limpinho.

Passo 2: em seguida, ainda com os cabelos úmidos borrife a queratina líquida em todo o comprimento e pontas dos fios. Caso a sua queratina líquida não venha diretamente em uma embalagem com borrifador, transfira o produto para um recipiente deste tipo, pois facilita muito mais a aplicação.

Passo 3: aguarde por volta de 10 minutos e, na sequência, aplique uma máscara de hidratação por cima da queratina, mechas a mecha, em todo o cabelo.

Passo 4: aguarde mais 3 minutos e enxague muito bem os fios para retirar todo produto do cabelo.

Passo 5: depois disso finalize com o seu condicionador preferido, para selar o tratamento.

Observação: esse é o procedimento de cauterização capilar a frio, entretanto, existe também a cauterização quente, em que a queratina é aplicada nos fios e depois o tratamento é selado com o uso da prancha por cima, sem retirar o produto. Muitas cacheadas preferem não realizar esse procedimento por causa do uso da chapinha, porém, fica à sua escolha. Por ser uma cauterização com selagem em alta temperatura recomendados que você procure um profissional, caso opte por esse tipo de cauterização.
E aí, pronta para investir na cauterização no cabelo cacheado?

Posts Recentes:

Posts mais acessados