Secure Adnxs

Caspa no cabelo cacheado? Veja como evitar

por Talitha Benjamin

A caspa é uma condição que pode atingir pessoas de todos os tipos de cabelo, e lidar com ela pode ser desafiador. Coceira, aquela temida “sujeirinha” visível, e o acúmulo de oleosidade são apenas alguns dos problemas associados com a caspa, que, ao contrário do que se pensa, também atinge os fios com curvatura. Para […]

Caspa no cabelo cacheado? Veja como evitar

A caspa é uma condição que pode atingir pessoas de todos os tipos de cabelo, e lidar com ela pode ser desafiador. Coceira, aquela temida “sujeirinha” visível, e o acúmulo de oleosidade são apenas alguns dos problemas associados com a caspa, que, ao contrário do que se pensa, também atinge os fios com curvatura. Para […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos em transição
caspa no cabelo cacheado 1 630x409 - Caspa no cabelo cacheado? Veja como evitar

A caspa é uma condição que pode atingir pessoas de todos os tipos de cabelo, e lidar com ela pode ser desafiador. Coceira, aquela temida “sujeirinha” visível, e o acúmulo de oleosidade são apenas alguns dos problemas associados com a caspa, que, ao contrário do que se pensa, também atinge os fios com curvatura.

Para os cabelos cacheados, eliminar a caspa pode ser ainda mais desafiador. Isso porque essas texturas possuem características únicas, que fazem com que a oleosidade tenha ainda mais dificuldade em ser distribuída igualmente pelo comprimento do fio.

A boa notícia é que é possível eliminar a caspa com algumas mudanças na sua rotina capilar, além de tratamentos específicos para equilibrar a oleosidade natural. Abaixo, reunimos dicas e informações para se livrar de vez da caspa. 

O que é a caspa, e como ela acontece em cabelos cacheados?

A caspa é uma condição comum do couro cabeludo, que ocorre quando a pele da região se torna seca e começa a descascar, e acumula células mortas. Ela pode acompanhar irritação da pele, coceira e, às vezes até mesmo exalar odor. Ela pode atingir todos os tipos de cabelo, inclusive os cacheados, por conta da característica do fio, que favorece o ressecamento. 

Os cachos tendem a ser mais ressecados e porosos, dificultando a viagem da oleosidade natural pelo comprimento do fio, e também comprometendo a nutrição do couro cabeludo. Isso faz com que a pele da região não receba os nutrientes necessários, resultando na caspa. 

Além disso, os cachos facilitam a retenção de células mortas e de resíduos de finalizadores e outros produtos, agravando o problema. Outras práticas como shampoos agressivos, pentear o cabelo com frequência, ou prender demais os fios também contribuem para a formação de caspa. 

Como evitar a caspa em cabelo cacheado? Veja as dicas abaixo:

Agora que você já sabe quais são as condições e maus hábitos que levam ao acúmulo de caspa, chegou a hora de saber como evitar essa condição. Veja as dicas que separamos abaixo para nutrir um cabelo hidratado e bonito, livre de caspa!

Cuidado na lavagem

Os cuidados para evitar a caspa podem começar na lavagem capilar, que você faz rotineiramente. Evite usar água quente, já que a alta temperatura resseca o couro cabeludo e favorece o aparecimento da caspa. Além disso, o uso de shampoos leves e liberados também evitam o acúmulo de resíduo de substâncias no couro cabeludo que possam ressecar ou causar irritação no couro cabeludo.

Massagear o couro cabeludo e enxaguar muito bem os fios também ajudam a estimular a circulação sanguínea, distribuindo melhor a oleosidade natural. Ah, não esqueça do condicionador apenas no comprimento, e lave o cabelo de 2 a 3 vezes por semana. 

Invista em hidratações e nutrições para equilibrar a oleosidade

As cacheadas já sabem que as hidratações e nutrições recorrentes só têm a oferecer benefícios aos fios, e um deles é evitar a caspa. Repor a água, os óleos e os nutrientes naturais mantém a pele do couro cabeludo hidratada e nutrida e também reduz a irritação causada pelo uso de shampoos ou outros danos externos.

Além disso, a hidratação e a nutrição também reforçam a resistência da fibra capilar, e ajudam a manter o couro cabeludo limpo, evitando o acúmulo de pele morta e o crescimento de microorganismo que também causam a caspa.

Evite o acúmulo de produtos na raiz

Com a quantidade de produtos que se usa rotineiramente no cabelo, resíduos de substâncias presentes nesses finalizadores podem acumular na raiz. Por isso, é importante lavar os fios corretamente (shampoo apenas na raiz, e condicionador, máscaras e finalizadores do comprimento às pontas). 

Além disso, fazer lavagens profundas, com shampoos anti-resíduos, sempre que sentir os fios carregados e com excesso de oleosidade na raiz – isso significa que não pode ser usado sempre, também ajuda a evitar a caspa. 

Cuide do organismo 

Por ser uma condição causada e agravada pela falta de água e de nutrientes, a caspa também pode aparecer caso você não beba a quantidade recomendada de água, ou não se alimenta bem. Alimentar e nutrir o organismo com todos os elementos que ele precisa também influencia muito na aparência e na saúde das madeixas, já que a manutenção do sistema imunológico e da circulação sanguínea também promovem a saúde e a beleza dos cabelos. 

4.9/5 - (14 votes)
Radija Pereira


Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado