Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Como cuidar dos cachos durante e após o treino da academia

Cabelos CacheadosCabelos OnduladosDicas

Você precisa cuidar do corpo, mas também tem que cuidar dos cabelos não é mesmo, e como cuidar dos cachos durante e após o treino da academia?


Como cuidar dos cachos durante e após o treino da academia

Acho que 99% das vezes eu treino com os cabelos presos, pois me incomoda cabelo caindo no olho, suor escorrendo e grudando o cabelo no pescoço, além do fato de que a cor/tinta do meu cabelo desbota muito e logo meu suor fica rosado com o pigmento da tinta e acaba manchando a roupa :/

Depois de suar lavar os cabelos ou ficar com os cabelos sujos? E agora?

Começo explicando no que acarretará lavar os cabelos todos os dias por causa do suor da academia e o que implicaria manter os cabelos sujos somente porque não é dia de lavagem.

Essa é realmente uma questão complicada. O cabelo cacheado não pode ser lavado todos os dias por questão de hidratação. A oleosidade dos fios pode ir se perdendo aos poucos.

Visando que seus cabelos tenha os danos causado pelo suor minimizados, fazendo os cabelos obterem melhores resultado na lavagem pós academia.

Para finalizar os cachos você pode fazer a técnica conhecida como LOC: líquido (água) + creme de pentear com algumas gotinhas de óleo vegetal de sua preferência.

O intuito é exatamente criar uma barreira de hidratação e lipídeos nos fios para que o cabelo não sofra, tão intensamente, as ações do suor em contato com nossos fios.

Nosso suor é composto basicamente de água + sais mineiras + cloreto de sódio e quando você faz uma atividade física mais intensa seu corpo produz muito suor, principalmente na região do cabelo e do couro cabeludo que precisa respirar.

O Cloreto de Sódio nada mais é do que o sal, eu nem preciso explicar da relação de sódio com nossos cabelos. Ele danifica os fios deixando-os com aspecto ressecado e sem brilho e isso é proveniente da ação dele em nossos fios.

Quando o suor começa a secar que é onde está o problema, depois que o suor secar o que sobrará na superfície da nossa pele, fios e couro cabeludo é exatamente uma camada de sal agindo sobre nosso corpo. Por isso que devemos revestir os fios antes da academia permitindo que quando o sal secar sobre seus fios eles estejam protegidos com uma leve camada de lipídeos (óleo vegetal)

Você tem que estar à vontade seja com os cabelos soltos, presos ou com um coque

  • Se for um dia mais friozinho você pode usar turbantes e tiaras para segurar o volume e o frizz;

Como cuidar dos cachos durante e após o treino da academia

  • Prenda o cabelo prefira grampos ou elásticos plásticos tipo ‘molinha’ e evite prender muito forte;

Como cuidar dos cachos durante e após o treino da academia

  • Se você soa muito faça coques-abacaxi (o cabelo todo amarrado para cima num coque), evitando com que você transpire na nuca;

 

Como cuidar dos cachos durante e após o treino da academia

  • Após o treino NUNCA passe água (somente água) nos cabelos após os exercícios. Isso misturado com o suor só piora o frizz dos cachos. Leve sempre um borrifador com uma misturinha caseira para ajudar a definir os cachos. Ou use o Gel Day After

Como cuidar dos cachos durante e após o treino da academia

Mais e aí vai trabalhar/estudar depois da academia, o que fazer?

Lave os cabelos com shampoo e condicionador hidratante

Como cuidar dos cachos durante e após o treino da academia

É complicado mesmo pois alguns exercícios amassam os fios e a transpiração gera bastante frizz!

  • Faça co-wash! (Lavagem apenas com o condicionador) – Ele limpa tanto quanto o shampoo e ainda mantém intacta a oleosidade dos fios; Tem dica aqui sobre a técnica.

 

Como cuidar dos cachos durante e após o treino da academia

Programe-se:

Evite ir para a academia com cabelo molhado. Além de deixar o cabelo não secar direito e perder a definição, o cheiro do suor pode piorar ao secar;

Se for lavar o cabelo logo depois, certifique-se de lavá-lo com shampoo (ou condicionador, caso você siga a técnica co-wash), mas NUNCA passe somente água. Isso também piora o frizz e o cheiro do suor;

Faça um cronograma. Se você faz academia todos os dias, nos dias que não for lavar o cabelo pegue leve e faça exercícios de menor intensidade para não suar tanto!;

Tem alguma outra dica então conta pra gente nos comentários o que você faz para cuidar dos seus cabelos depois da academia e aquela suadeira toda!

Jackie Siqueira

Jackie Siqueira

Posts Recentes:

Posts mais acessados