Secure Adnxs

Pré e pós-treino: como cuidar dos cabelos com curvatura?

por Talitha Benjamin

As cacheadas e crespas sabem que, se tratando de cabelo, uma dose extra de cuidado nunca é demais. Seja nos tratamentos capilares, na hora de ir dormir, na finalização ou no day after, existem formas de manusear e proteger os cabelos que vão assegurar a beleza e saúde dos fios. Na hora do treino não […]

Pré e pós-treino: como cuidar dos cabelos com curvatura?

As cacheadas e crespas sabem que, se tratando de cabelo, uma dose extra de cuidado nunca é demais. Seja nos tratamentos capilares, na hora de ir dormir, na finalização ou no day after, existem formas de manusear e proteger os cabelos que vão assegurar a beleza e saúde dos fios. Na hora do treino não […]

Cabelos CacheadosCabelos Ondulados
cabelo academia 1 630x788 - Pré e pós-treino: como cuidar dos cabelos com curvatura?

As cacheadas e crespas sabem que, se tratando de cabelo, uma dose extra de cuidado nunca é demais. Seja nos tratamentos capilares, na hora de ir dormir, na finalização ou no day after, existem formas de manusear e proteger os cabelos que vão assegurar a beleza e saúde dos fios. Na hora do treino não é diferente: o cabelo e a academia são assuntos raramente discutidos, mas já podemos antecipar que você pode e deve prestar um pouco mais de atenção em como deve tratar os fios antes e depois da atividade física. 

Como falamos de curvaturas que precisam de mais hidratação e nutrição do que as demais, o acúmulo de suor na raiz pode contribuir ainda mais esse ressecamento, já que prejudica a absorção de nutrientes e impede ainda mais a distribuição da hidratação e oleosidade natural pela extensão do fio. Por isso, antes e depois do treino, com alguns pequenos cuidados, você consegue assegurar a saúde e beleza dos fios, evitando a fragilidade. 

Cuidados com o cabelo pré-treino: o que fazer?

Por serem mais ressecados que as outras curvaturas, os cabelos cacheados e crespos precisam ser mais protegidos para que, durante o treino, a intensa atividade física e o suor excessivo não os danifiquem. Se liga nas dicas que separamos para garantir a proteção das fibras capilares:

  • Sempre prenda os fios antes de fazer atividades físicas, principalmente se forem intensas; 
  • Aposte em coques, tranças ou rabos de cavalo, presos com elásticos ou prendedores leves;
  • Lenços, bonés e outros tipos de “proteção” para os cabelos também são bem-vindos, principalmente em atividades físicas feitas ao ar livre.

Cuidados com o cabelo pós-treino: o que fazer?

Depois do treino, especialmente se você costuma suar muito, ou faz atividades físicas de grande intensidade, o suor acaba acumulando nos fios, o que pode obstruir os poros e causar oleosidade excessiva na raiz, e também impedir que os nutrientes percorram o cabelo, resultando em ressecamento. Veja as dicas abaixo:

  • Evite lavar os cabelos depois de todas as atividades físicas, já que as lavagens constantes retiram óleos essenciais da raiz e ressecam os fios.
  • Programe os dias de lavagem, hidratação e nutrição com os dias de treino. Se você se exercita diariamente, troque a lavagem tradicional para um enxágue rápido apenas com água.
  • Uma boa alternativa à lavagem é usar condicionador e enxaguar com água – técnica conhecida como co-wash, que higieniza sem ressecar.
  • Na hora de lavar, busque por shampoos com fórmulas liberadas, que não contém sulfatos, óleos minerais e nem parafinas que ressecam os fios e enfraquecem a fibra capilar. 
5/5 - (2 votes)
Jackie Siqueira

Jackie Siqueira


Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado