Secure Adnxs

5 dicas para montar uma rotina capilar que funcione para você

por Talitha Benjamin

Todo mundo tem uma rotina capilar. Seja você adepta apenas aos cuidados essenciais, ou se você curte dar uma atenção especial aos cabelos, o momento de cuidar dos fios é também uma forma de autocuidado e elevação da autoestima. Por isso, a gente quer ajudar a deixar esse momento mais prático e assertivo, com produtos […]

5 dicas para montar uma rotina capilar que funcione para você

Todo mundo tem uma rotina capilar. Seja você adepta apenas aos cuidados essenciais, ou se você curte dar uma atenção especial aos cabelos, o momento de cuidar dos fios é também uma forma de autocuidado e elevação da autoestima. Por isso, a gente quer ajudar a deixar esse momento mais prático e assertivo, com produtos […]

Todo mundo tem uma rotina capilar. Seja você adepta apenas aos cuidados essenciais, ou se você curte dar uma atenção especial aos cabelos, o momento de cuidar dos fios é também uma forma de autocuidado e elevação da autoestima. Por isso, a gente quer ajudar a deixar esse momento mais prático e assertivo, com produtos e etapas essenciais para deixar os fios impecáveis, do jeito que você adora.

No meio da infinidade de produtos e procedimentos de beleza, pode ser desafiador encontrar o mais adequado para você. Aqui, vamos explorar cinco dicas que vão ajudar a montar a rotina capilar que funcione para você, considerando o seu tipo de cabelo, estilo de vida e objetivos específicos. Vamos lá?

Identifique seu tipo de cabelo para começar uma rotina capilar

rotina capilar 1 630x788 - 5 dicas para montar uma rotina capilar que funcione para você

Antes de começar a montar sua rotina, é preciso identificar o seu tipo de cabelo. Observe a curvatura, ou seja, se ele é liso, ondulado, cacheado ou crespo, e também características como a espessura, e o nível de oleosidade, isto é, se os fios são finos, grossos, secos ou oleosos. 

Nessa hora, fica a dica de procurar um profissional cabeleireiro para uma consultoria: ele é a pessoa certa para dar respostas mais assertivas sobre o que o seu cabelo precisa. Vale também usar a internet e as redes sociais ao seu favor, buscando seguir pessoas com os fios iguais aos seus. 

Toda essa identificação será essencial para que você consiga escolher melhor os tratamentos e técnicas mais benéficas para o seu cabelo. Dá uma olhadinha nesse vídeo, e em como a finalização específica para a sua curvatura pode fazer toda a diferença.

Pense nos seus objetivos e necessidades específicas

Agora que você já tem um olhar mais detalhado sobre como é o seu cabelo, fica mais fácil identificar quais são os seus objetivos: se você busca mais definição, menos frizz, reparo de danos, acelerar o crescimento, ou dar um fim a porosidade, e por aí vai. 

Definir metas claras ajuda você a entender quais são os produtos e tratamentos adequados para atender a necessidades específicas, fora aquelas essenciais para a saúde das madeixas de uma forma geral. 

No caso de fios cacheados e crespos, por exemplo, é sempre bom manter hidratações rotineiras na sua semana, de preferência, em todas as lavagens. Nos fios quimicamente tratados, com descolorações ou químicas, o ideal é fazer pelo menos uma reconstrução e nutrição semanais.

Assim, você forma uma rotina que faça sentido para o seu cabelo e seu estilo de vida. E já fica de olho: aprender tudo sobre o cronograma capilar ajuda você a facilitar esse processo.

Dá uma olhada nessas dicas de tratamento:

Pesquise e experimente produtos e técnicas

rotina capilar 2 630x788 - 5 dicas para montar uma rotina capilar que funcione para você

Experimentar é a palavra-chave para ajudar você a descobrir quais são as melhores formas de cuidar dos cabelos. Teste produtos novos, como shampoos, condicionadores, máscaras, óleos e leave-ins, e descubra quais funcionam melhor para o seu cabelo e para a sua rotina. 

É importante também experimentar novas formas de lavar, condicionar, tratar e finalizar os cabelos, afinal, elas fazem muita diferença na aparência e saúde dos fios. Métodos como pré-shampoo, umectação, diferentes finalizações, como a fitagem ou dedoliss, além de misturinhas que unem os melhores benefícios, também entram nessa fase de experimentação em que você explora todo o potencial dos seus cabelos.

Aproveita para ver como a finalização impacta no resultado dos fios, aperte o play e experimente também!

Crie uma rotina consistente

A chave para montar uma rotina capilar ideal é manter a consistência. Por isso, não adianta incorporar inúmeros tratamentos super elaborados e demorados se eles não são compatíveis com o tempo que você tem disponível para esse momento. 

A dica é adotar a simplicidade: aproveite os benefícios de produtos multifuncionais, leve o momento do tratamento para a hora da lavagem (as máscaras de hidratação com ação rápida quebram o maior galho), e invista em bons finalizadores, com ativos hidratantes que tratam enquanto definem. 

Salon Line indica:

A marca S.O.S Cachos Salon Line conta com diversas linhas de tratamento capilar, com ativos poderosos para todos os momentos do cuidado com o cabelo, da lavagem à finalização – ou seja, hidratação, nutrição e reconstrução profunda contínuas para cabelos impecáveis.

Ajuste a rotina capilar conforme suas necessidades mudam

As suas necessidades capilar mudam, junto com o seu próprio cabelo, de acordo com diversos fatores: a alimentação, o ritmo diário, a ingestão de água, o estresse, e até mesmo os fatores ambientais (vento, poluição, luz solar) impactam na saúde dos cabelos. 

Por isso, esteja aberta para adaptar sua rotina para manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis. Por exemplo, no inverno, os fios tendem a sofrer mais com o ressecamento, pela falta de água e banhos mais quentes. Já no verão, vale pensar na proteção dos fios do sol e na reposição dos nutrientes que sofrem com a exposição ao mar e piscina. Assim, você garante a beleza e a saúde dos cabelos de janeiro a janeiro, com a rotina capilar correta para você. 

5/5 - (6 votes)

Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual