Secure Adnxs

Cabelo ondulado masculino: cortes, cuidados e finalizações

por Carolina Glogovchan

O cabelo ondulado masculino carrega modernidade e movimento único – não é à toa que a cada dia que passa, mais e mais pessoas buscam conhecer o universo dos cuidados capilares. Afinal, apesar de ser uma curvatura que passa um ar despojado, isso não significa que você deva deixar o tratamento de lado. Mas, por […]

Cabelo ondulado masculino: cortes, cuidados e finalizações

O cabelo ondulado masculino carrega modernidade e movimento único – não é à toa que a cada dia que passa, mais e mais pessoas buscam conhecer o universo dos cuidados capilares. Afinal, apesar de ser uma curvatura que passa um ar despojado, isso não significa que você deva deixar o tratamento de lado. Mas, por […]

Cabelos OnduladosCuidados

O cabelo ondulado masculino carrega modernidade e movimento único – não é à toa que a cada dia que passa, mais e mais pessoas buscam conhecer o universo dos cuidados capilares. Afinal, apesar de ser uma curvatura que passa um ar despojado, isso não significa que você deva deixar o tratamento de lado.

Mas, por onde começar? Da lavagem à finalização, saber quais são as especificidades do fio faz toda a diferença para deixá-los sempre bonitos e saudáveis. Assim, para auxiliar você nessa jornada de cuidado com o cabelo ondulado masculino, preparamos um guia completo. Vem ver!

Tipos de cabelo ondulado masculino

shutterstock 469856855 630x421 - Cabelo ondulado masculino: cortes, cuidados e finalizações

O cabelo masculino ondulado não chega a ser liso e também não forma espirais muito fechadas, como os fios cacheados ou crespos. Ou seja, esse tipo de cabelo tem uma característica única: mechas com formatos de ondas.

Para aprender como cuidar do cabelo ondulado masculino é preciso entender como ele difere dos fios femininos. A começar pela sua espessura: os cabelos dos homens costumam ser mais grossos, por isso, sofrem mais com o ressecamento, já que a oleosidade natural e os nutrientes não são distribuídos igualmente no fio.

A testosterona também interfere na produção de oleosidade, portanto, as glândulas sebáceas trabalham mais e deixam o couro cabeludo dos cabelos masculinos mais oleosos. Por isso, conhecer o seu tipo de fio é fundamental para escolher os produtos e os tratamentos de forma mais assertiva. 

No geral, os fios 2ABC apresentam ondulações em formato de S, que podem ser mais ou menos marcados, confira:

Cabelo ondulado 2A masculino

O cabelo ondulado 2A masculino apresenta ondulações leves, pouca definição e pouco volume;

Cabelo ondulado 2B masculino

Já o cabelo ondulado masculino 2 conta com ondas mais definidas e espaçadas, e também é pouco volumoso;

Cabelo ondulado 2C masculino

E o cabelo ondulado 2C masculino exibe ondas marcadas, fios mais grossos e bastante volume.

E aí, ficou mais fácil identificar seu tipo de fio? Então, agora, vamos entender quais os cuidados essenciais. 

Cabelo ondulado masculino: como cuidar?

shutterstock 468787277 630x420 - Cabelo ondulado masculino: cortes, cuidados e finalizações

Todo cuidado começa no banho, e com o cabelo ondulado masculino curto, médio ou longo, não é diferente. A primeira dica é aquela mais básica de todas: evite lavar o cabelo com água quente, pois isso causa ressecamento dos fios. Para o cabelo ondulado masculino, a água quente só agrava a falta de oleosidade ao longo do comprimento.

O couro cabeludo também sofre com a alta temperatura, pois ao ressecar ele irá produzir uma oleosidade rebote para compensar o efeito de ressecamento que a água quente causa. Por isso, no cabelo, água fria, sempre!

Em geral, por conta da sua espessura, excesso de oleosidade e curvatura, o cabelo ondulado masculino apresenta oleosidade na raiz (com frequência, acompanhada de caspa) e ressecamento no comprimento e pontas. Confira algumas dicas para ter um ondulado saudável:

Utilize um shampoo específico, e não dispense o condicionador

Por conta do excesso de oleosidade, o cabelo ondulado masculino pode apresentar caspa. Também chamada de dermatite seborreica, a caspa é uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão, e acontece principalmente no couro cabeludo, dando o efeito de sujeirinhas brancas nos cabelos.

Para combater esse excesso, invista em uma fórmula hidratante específica para fios ondulados e, se necessário, em um shampoo anticaspa, formulado especialmente para tratar esse problema, garantindo limpeza adstringente que remove a oleosidade capilar. O modo correto de usar é aplicar o produto apenas na raiz do cabelo, massageando levemente. E depois do enxágue, não esqueça o condicionador: ele é responsável por selar as cutículas e proteger a fibra capilar, deixando os cabelos mais sedosos e fáceis de pentear.

O uso do condicionador é fundamental para garantir hidratação na medida certa. Isso porque as cutículas fazem parte da camada mais externa do cabelo, e utilizar o condicionador ideal para seu tipo de cabelo pode promover um movimento mais natural e permitir um visual mais alinhado.

Faça hidratações frequentes

Muita gente acredita que os cabelos masculinos e oleosos não precisam de hidratação, quando na realidade, é o oposto: apesar do excesso de oleosidade na raiz, os fios mais espessos sofrem mais com o ressecamento no comprimento.

Por isso, é necessário repor a umidade dos fios pelo menos duas vezes na semana para equilibrar a produção das glândulas sebáceas e distribuir igualmente a água e os nutrientes ao longo do comprimento. Aqui a dica é: use uma máscara de hidratação pelo menos 2 vezes na semana. Para mais praticidade, aplique na hora do banho, após o uso de shampoo, e deixe agir de 3 a 5 minutos, depois é só enxaguar e finalizar com condicionador.

Como finalizar cabelo ondulado masculino?

A finalização correta é fundamental para obter um cabelo ondulado masculino bonito e definido. Alguns passos para finalizar o cabelo ondulado incluem:

  • 1. Aplicar um ativador ou creme para pentear nos cabelos úmidos, do comprimento até as pontas. Isso ajudará a hidratar os fios e a definir as ondas;
  • 2. Amassar suavemente as mechas com as mãos, de baixo para cima, para estimular a formação das ondas;
  • 3. Deixar os cabelos secarem naturalmente ou utilizar um difusor para secar com ar frio. Evite esfregar a toalha nos cabelos, pois isso pode causar frizz;
  • 4. Após a secagem completa, amassar suavemente os cabelos com as mãos para soltar as ondas, desfazer o efeito “durinho” e dar mais volume.

Como ondular o cabelo masculino?

Se você tem cabelo liso e deseja criar ondas, existem várias técnicas que podem ajudar a obter esse efeito. Alguns métodos populares incluem o uso de modeladores de cachos, coques amarrados enquanto os cabelos estão úmidos ou a técnica do dedoliss, que consiste em torcer as mechas de cabelo com os dedos e deixá-las secar naturalmente.

Como pentear o cabelo ondulado masculino corretamente?

shutterstock 1649016781 630x421 - Cabelo ondulado masculino: cortes, cuidados e finalizações

O cabelo ondulado masculino deve ser penteado com cuidado para evitar que as ondas se desfaçam. O ideal é pentear os cabelos úmidos ou com um pouco de creme de  pentear para facilitar o deslizamento dos fios.

Para um resultado bacana, utilize um pente de dentes largos ou os dedos para desembaraçar os cabelos, começando pelas pontas e subindo até a raiz. Aqui ainda cabe uma dica: evite pentear os cabelos quando estiverem secos, pois isso pode causar frizz e desmanchar as ondas.

Quais os melhores cortes para cabelo ondulado masculino?

Existem vários cortes que valorizam o cabelo ondulado masculino e ajudam a destacar a beleza das ondas. Além disso, um bom corte de cabelo e barba podem valorizar ainda mais o visual:

shutterstock 2140133633 630x473 - Cabelo ondulado masculino: cortes, cuidados e finalizações

Corte em camadas

O modelo de corte em camadas é um clássico, e não é por acaso. Esse corte ajuda a dar mais movimento aos fios e a destacar as ondas.

shutterstock 2198834489 630x420 - Cabelo ondulado masculino: cortes, cuidados e finalizações

Corte undercut

O undercut é um corte que deixa a parte de baixo do cabelo mais curta, enquanto a parte de cima é mantida mais comprida e com as ondas em destaque; um charme;

shutterstock 258017849 630x420 - Cabelo ondulado masculino: cortes, cuidados e finalizações

Corte médio

Um corte na altura dos ombros ou um pouco abaixo é ideal para quem quer manter o comprimento dos fios e destacar as ondas.

Melhores produtos para cabelo ondulado masculino

Existem muitos produtos específicos para cabelos ondulados masculinos no mercado. Alguns produtos populares incluem:

Shampoo e condicionador

Essa dupla é indispensável. O shampoo e o condicionador ajudam a manter a hidratação e a definição das ondas. O Kit Shampoo e Condicionador S.O.S Bomba Original é perfeito, e conta com uma fórmula poderosa: Whey Protein, Vitamina A, D-pantenol e Biotina.

Gel ou creme para pentear

Esses finalizadores ajudam a definir as ondas e a controlar o frizz, proporcionando um aspecto mais arrumado aos fios. Destaque para o Creme de Pentear #todecacho Cachos dos Sonhos e a Gelatina #todecacho Hidratante Cremosa, que são excelentes para o dia a dia.

Óleo finalizador

Um óleo finalizador pode ser usado para dar brilho e suavidade aos fios, além de controlar o frizz de manhã ou no fim do dia. Nossa indicação aqui é o Óleo S.O.S Cachos 10 em 1 Multibenefícios que garante blindagem do frizz, reparação imediata, hidratação intensa, umectação absoluta, brilho extremo, controle de volume, redução da quebra, redução das pontas duplas, ação anti-flake e proteção total.

O cabelo ondulado masculino possui uma beleza única e pode ser estilizado de várias maneiras. Com os cuidados adequados, a finalização correta e um corte que valorize as ondas, é possível ter um cabelo ondulado masculino bonito, saudável e muito definido. 

FAQ: Cabelo Ondulado Masculino

Como identificar um cabelo ondulado masculino?

Cabelo ondulado tem um padrão entre reto e cachos. Pode variar de ondas sutis a mais definidas, criando uma textura natural.

Quais são os melhores cortes para cabelo ondulado masculino?

Cortes mais longos, como o undercut, ou médios, como o corte em camadas, tendem a realçar a textura do cabelo ondulado.

Como cuidar do cabelo ondulado masculino?

Use produtos específicos para cabelos ondulados, como shampoos suaves e condicionadores. Evite pentear quando seco para manter a definição das ondas.

Devo usar finalizadores no cabelo ondulado masculino?

Finalizadores como mousses ou cremes definidores podem ajudar a realçar as ondas e controlar o frizz. Use-os com moderação.

Como evitar que o cabelo ondulado masculino fique muito volumoso?

Use um condicionador hidratante para evitar o ressecamento, o que pode aumentar o volume. Também opte por cortes que equilibrem o volume.

4.7/5 - (4 votes)
#todecacho


Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado Botox em cabelo crespo: benefícios e efeitos do tratamento Beach waves: conheça essa tendência praiana que ganhou as ruas