Secure Adnxs

Cabelo liso ondulado? Conheça as características e saiba como cuidar

por Talitha Benjamin

Sabe aquele visual de cabelo natural, com movimento e ondas naturais? O cabelo liso ondulado, também conhecido como curvatura 2, fica entre os fios lisos e os cacheados, e é um visual bastante desejado. Esta curvatura é, sem dúvidas, uma das mais bonitas e naturais, já que as ondas dão conta de uma sensação de […]

Cabelo liso ondulado? Conheça as características e saiba como cuidar

Sabe aquele visual de cabelo natural, com movimento e ondas naturais? O cabelo liso ondulado, também conhecido como curvatura 2, fica entre os fios lisos e os cacheados, e é um visual bastante desejado. Esta curvatura é, sem dúvidas, uma das mais bonitas e naturais, já que as ondas dão conta de uma sensação de […]

Sabe aquele visual de cabelo natural, com movimento e ondas naturais? O cabelo liso ondulado, também conhecido como curvatura 2, fica entre os fios lisos e os cacheados, e é um visual bastante desejado. Esta curvatura é, sem dúvidas, uma das mais bonitas e naturais, já que as ondas dão conta de uma sensação de leveza e movimento que destacam o cabelo e valorizam o rosto. 

Mas para mantê-lo sempre saudável e bonito, o cabelo liso ondulado também precisa de cuidados específicos para manter as ondas na medida certa, controlar o frizz, as pontas duplas e a oleosidade excessiva, alguns dos problemas mais comuns desta curvatura. E também, a finalização para esse cabelo é ainda mais importante, já que ela precisa de uma ajudinha especial para manter a curvatura impecável e duradoura durante o dia todo. 

Então, vem com a gente descobrir tudo sobre o cabelo liso ondulado e como cuidar dele!

Cabelo liso ondulado: como identificar?

Quando falamos de um cabelo liso ondulado, é provável que você esteja lidando com duas curvaturas no mesmo cabelo, o que é muito comum para todo mundo. Enquanto a parte lisa corresponde à curvatura 1, as ondas pertencem à curvatura 2, ondulada. O fio ondulado costuma ter formato em “S”, ou seja, é liso na raiz, mas no comprimento ganha curvas. Se o seu cabelo corresponde a essa característica, ele é ondulado.

Cabelo Ondulado 2A: majoritariamente liso, mas possui algumas ondas, começando na metade inferior dos fios, ou seja, do meio para as pontas.

Cabelo Ondulado 2B: possui ondas mais fechadas, mas ainda mantém a sua raiz lisa.

Cabelo Ondulado 2C: já possui espirais definidos em S, e geralmente, são mais volumosos e rebeldes.

Por conta de sua estrutura, o cabelo liso ondulado precisa de uma atenção extra na hora de finalizar e definir. Também podem sofrer com a oleosidade na raiz e ressecamento no comprimento, além de pontas duplas. Para contornar estes problemas, investir em um bom cronograma capilar e caprichar na finalização são soluções para garantir ondas e bastante movimento.

Cabelo liso ondulado: como cuidar?

Independente do efeito desejado no cabelo liso ondulado, para ter madeixas bonitas, hidratadas, saudáveis e nutridas, é preciso investir em um cronograma capilar, uma rotina adequada e benéfica para qualquer tipo de cabelo. Com ela, é possível reparar os danos dos cabelos com cuidados semanais que podem ser montados de forma personalizada, conforme as necessidades do seu fio.

O cronograma capilar consiste em três etapas: a hidratação, que vai repor a água do cabelo; a nutrição, que repõe os nutrientes e a oleosidade natural; e a reconstrução, que vai devolver a queratina e a massa capilar, reparando profundamente os danos. Para criar o seu cronograma, monte uma tabela com todas as lavagens semanais do seu cabelo e, depois, separe produtos especiais para cada etapa. 

Cronograma capilar para cabelo liso ondulado: Salon Line indica

A Salon Line, pensando na necessidade dos cabelos lisos ondulados, oferece um kit de Máscaras de Tratamento para suprir a sua rotina de cronograma capilar: 

Cronograma Capilar Hidra Babosa, Original e Coco Salon Line

Com a Hidratação da linha Original, a Reconstrução da Babosa e a Nutrição do Leite de Coco e Colágeno você garante todos os cuidados de um cronograma capilar para os seus cabelos, proporcionando fios mais fortes, com brilho e saudáveis.

Cronograma Capilar Bomba + Turbinada + Bio-Reconstrução Salon Line

O Kit Cronograma Capilar conta com três produtos para o tratamento completo dos fios: 1 Máscara de Hidratação S.O.S Bomba Original que hidrata, 1 Máscara S.O.S Hidratação Turbinada que nutre e 1 Máscara S.O.S Hidratação Bio-reconstrução Fortalecedora que restaura.

Cabelo liso ondulado: como finalizar e definir?

Por conta da sua estrutura, o cabelo liso ondulado ganha muito mais definição e movimento quando usados produtos e técnicas específicas. Por isso, a finalização e definição são etapas muito importantes, afinal, são elas que determinarão o resultado das madeixas. O ideal é apostar em finalizadores (leave-in, creme de pentear, ativador de cachos ou gelatina) que possuem ativos de hidratação e nutrição, além de fórmulas leves e consistentes que não pesem nos fios, comprometendo o movimento. 

A técnica mais popular para finalizar o cabelo liso ondulado é a fitagem: ela consiste em separar os cabelos em fitas — que podem variar de espessura — e estimular os cachos ao pressionar os cabelos de cima para baixo, para memorizar o formato ondulado. Com ela, você garante uma definição duradoura e marcante, além de evitar o frizz e conseguir controlar o volume.

No entanto, a fitagem para o cabelo liso ondulado deve ser um pouquinho diferente da tradicional. Para começar, o finalizador ideal para esses fios tem consistência leve e a quantidaduantidade a ser aplicada também é menor. Veja abaixo o passo a passo da fitagem em cabelo ondulado:

  • Passo 1) Com os cabelos limpos e úmidos, separe-os em várias mechas. O tamanho das mechas dependerá da quantidade de definição que você deseja: para ondas mais definidas e menos volume, separe mechas menores. Se você gosta de mais volume com menos definição, pode separar mais fios nas mechas.
  • Passo 2) Escolha seu finalizador e aplique uma quantidade pequena sobre a primeira mecha, dividindo-a em fitas com os dedos. Novamente, a quantidade de produto depende do que você deseja para o resultado: quanto mais produto, mais “pesado” e com menos volume o cabelo fica. 
  • Passo 3) Amasse as fitas com as mãos em direção a raiz — perceba que cada fita formará um cacho. Amasse várias vezes, até observar cachos bem definidos. Se sentir os fios muito grudados e deseja mais movimento, vale jogá-los para frente e para trás, até que eles se soltem. 
  • Passo 4) Repita o procedimento em todo o cabelo, até que toda a madeixa esteja finalizada e definida. 
  • Passo 5) Deixe os fios secarem naturalmente, ou se preferir, seque com o difusor para garantir que os fios permaneçam definidos e distribuir melhor o calor. Não se esqueça do protetor térmico!

Finalização para cabelo liso ondulado: Salon Line indica

Para a etapa de finalização, as melhores apostas para o cabelo liso ondulado são os cremes de pentear e os ativadores de cachos. Vem ver os nossos favoritos para essa curvatura:

O Creme para Pentear Hidra Original contém fórmula poderosa que condiciona profundamente os fios danificados, além de desembaraçar, dar brilho intenso nos cabelos e leveza. Tudo sem deixar um efeito umidificado.

O Creme para Pentear Super Leve Salon Line 1L garante controle do frizz, movimento, leveza, brilho intenso e, claro, muita definição. Além disso, é indicado para cabelos desidratados e sem vida, pois proporciona hidratação intensa e nutrição capilar.

O Ativador de Cachos #todecacho Profix 2ABC, 3ABC e 4ABC conta com a tecnologia PROFIX que garante hidratação, força e saúde para cabelos cacheados e crespos. Além de fórmula enriquecida, dá brilho, definição e combate o frizz. Ação condicionante.
O Ativador de Cachos Coco Tratamento Profundo S.O.S Cachos traz fórmula que age, principalmente, na recuperação estrutural dos fios, tornando-os mais saudáveis, nutridos e fortes. Além disso, garante cabelo brilhoso com efeito umidificado. Condicionador sem enxágue.

4/5 - (1 vote)