Quem tem cabelo encaracolado pode se considerar muito sortuda! Os fios cheios de cachos são lindos, mas para ostentar um cabelo encaracolado belíssimo por aí, é preciso conhecer muito bem os seus fios e aprender a cuidar deles direitinho!
Cabelo encaracolado: como identificar o seu
Existem vários tipos de curvaturas de fio, e uma das formas mais fáceis de identificar o seu cabelo encaracolado é analisar a tabela abaixo:
Geralmente, os cabelos encaracolados se encaixam no tipo 3, sendo que a subcategoria 3A é a que tem cachos mais soltos e espaçados, a 3B tem cachos médios e mais definidos, e a 3C apresenta caracóis bem acentuados e fechados.
De forma geral, o cabelo encaracolado tende a ser mais seco nas pontas, por conta da curvatura natural, e a formar um pouco mais de frizz do que os outros tipos. Por isso, é importante conhecer bem o seu tipo de cabelo e procurar por produtos específicos para eles, que possam atender suas necessidades específicas.
Cabelo encaracolado: preservando os cachos
Quem tem o cabelo encaracolado e curte os seus cachinhos naturais, normalmente quer preservá-los. E com alguns cuidados bem simples e mudanças na rotina você pode conseguir um cabelo encaracolado bonito e definido por mais tempo.
A melhor forma de definir o cabelo encaracolado é utilizar produtos específicos para essa finalidade e adotar técnicas de finalização.
Você pode, por exemplo, usar o creme para pentear da #todecacho Que Tal? Cachos dos Sonhos, que é perfeito para hidratar e definir os seus cabelos encaracolados! Basta aplicar o produto em toda no comprimento e pontas e amassar suavemente.
Cabelo encaracolado: tratamentos ideais
Para quem tem cabelo encaracolado, os melhores tratamentos são aqueles que combatem o ressecamento e devolvem nutrientes e vitaminas que são fundamentais para a saúde dos fios enroladinhos.
Por isso, procedimentos como a hidratação e a umectação capilar deve ser sempre adotados pelas mulheres com fios encaracolados. A primeira é feita com máscaras específicas que devolvem água e nutrientes. E a segunda baseia-se na aplicação de óleo vegetal, e ajuda a reequilibrar a oleosidade dos fios. Ambas são responsáveis por fios mais macios, brilhantes e muito mais fortes.
Cabelo encaracolado: cuidados no dia a dia
Além dos tratamentos que podem ser feitos uma vez por semana ou a cada 15 dias, existem alguns cuidados diários que você pode ter para manter o seu cabelo encaracolado saudável e bonito. Alguns deles são:
Cuidado com o calor:
O calor intenso acelera o ressecamento capilar, então o ideal é fugir da água quente na hora de lavar os cabelos e usar protetores térmicos quando for se expor ao sol ou utilizar o difusor.
Adotar o cetim:
As toucas e fronhas de cetim podem ser usadas na hora de dormir para evitar o frizz. Como não criam tanto atrito com os cabelos quanto o algodão, o tecido ajuda a manter o cabelo encaracolado definido e sem frizz.
Aposente a toalha:
Ainda pensando em evitar o frizz e evitar que os cachinhos se desmanchem, o ideal é aposentar as toalhas felpudas e optar pelos tecidos mais lisos na hora de secar as madeixas.
Cuidado ao desembaraçar:
O momento de desembaraçar também exige alguns cuidados. O melhor é retirar os nós com os dedos ou com pentes de dentes largos, que são melhores para evitar as quebras e não deixam o cabelo com aquele aspecto inflado.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o cabelo encaracolado? Que tal aprender agora uma hidratação caseira mega power que é ótima para esse tipo de fio? Veja aqui com hidratar os cabelos com amido de milho e máscara de côco.