Secure Adnxs

Como recuperar cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado

por Carolina Glogovchan

Você já ouviu falar sobre cabelo elástico? O cabelo elástico pode ser considerado um dano capilar profundo decorrente do excesso de química nos fios ou falta de cuidados regulares. Ambos os fatores, além de deixarem os fios elásticos, também podem causar quedas, ressecamento, embaraços, e outros problemas. Quer saber o que fazer com o cabelo […]

Como recuperar cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado

Você já ouviu falar sobre cabelo elástico? O cabelo elástico pode ser considerado um dano capilar profundo decorrente do excesso de química nos fios ou falta de cuidados regulares. Ambos os fatores, além de deixarem os fios elásticos, também podem causar quedas, ressecamento, embaraços, e outros problemas. Quer saber o que fazer com o cabelo […]

Cuidados

Você já ouviu falar sobre cabelo elástico? O cabelo elástico pode ser considerado um dano capilar profundo decorrente do excesso de química nos fios ou falta de cuidados regulares. Ambos os fatores, além de deixarem os fios elásticos, também podem causar quedas, ressecamento, embaraços, e outros problemas. Quer saber o que fazer com o cabelo elástico? Confira nossas dicas.

Como recuperar o cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado?

Os cabelos elásticos, ou emborrachados, são fios que foram danificados por algum procedimento químico ou por falta de cuidados regulares. Sem dúvidas, todos os tipos de cabelo precisam de cuidados, mas cachos e crespos quimicamente tratados exigem ainda mais atenção e tratamentos à base de queratina para permanecer saudáveis.

pexels cottonbro studio 4046303 533x800 - Como recuperar cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado

A queratina é a responsável por reconstruir a fibra capilar danificada. A reconstrução capilar, tratamento que repõe queratina nos fios, pode ser feita de duas maneiras: com máscara ou queratina líquida. O indicado é utilizar os ingredientes a cada 15 dias.

Quem não apresenta elasticidade nos fios, mas deseja prevenir do efeito emborrachado,  deve investir não apenas na reconstrução, mas em um cronograma capilar completo, com hidratação, nutrição e umectação capilar frequentes.

Como recuperar cabelo elástico descolorido?

cortney white 8aoRv0gi5a4 unsplash 630x420 - Como recuperar cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado

Os cabelos tingidos ou descoloridos, devido ao procedimento de mudança, passam por um dano profundo em sua estrutura, e precisam de cuidados para sua recuperação. Assim, para evitar que os fios fiquem elásticos após o processo de descoloração, é importante certificar-se de que o cabelo está forte antes mesmo de iniciar o procedimento.

Vale, portanto, considerar um cronograma capilar antes de ir ao salão mudar as madeixas. Após o procedimento, claro, fica a mesma recomendação: mantenha os cuidados capilares em dia, dando ênfase à reconstrução. 

Receita para tratar o cabelo elástico

pexels samson katt 5255249 533x800 - Como recuperar cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado

Nem sempre a tesoura é a solução. Confira como recuperar os cabelos elásticos com o tratamento correto:

Cronograma capilar

Já sabemos que a reconstrução capilar é fundamental para devolver a saúde dos fios, porém, só ela não consegue repor todas as vitaminas e nutrientes que os fios precisam para ficarem bonitos e macios. O cronograma capilar pode ser considerado o tratamento mais completo para os cabelos danificados, afinal, ele é composto por todos os cuidados fundamentais para os fios: hidratação, nutrição e reconstrução. Confira como fazer cronograma capilar:

Hidratação

Reposição hídrica. A hidratação é rica em vitaminas e devolve a umidade aos fios, ajudando a driblar a opacidade, a falta de movimento e o excesso de embaraço.

Nutrição

Reposição lipídica. A nutrição capilar é a responsável pela reposição de óleo aos fios, trazendo de volta o brilho, a maciez e, também, o fim do frizz e do ressecamento.

Reconstrução

Reposição proteica. A reconstrução capilar é responsável por restaurar a fibra capilar, devolvendo força e resistência aos fios.

Tchau, quentura!

Além dos procedimentos químicos, a prancha e o secador também danificam o cabelo com curvatura e os tornam elásticos. Isso porque, o calor desses aparelhos atinge as camadas mais profundas da fibra capilar, fazendo com que mude as estruturas mais internas do fio, prejudicando os nutrientes essenciais.

Tratamentos com queratina

Sem dúvidas, a queratina é a principal aliada dos fios contra a elasticidade, e ela deve ser usada sem medo, pois ajuda muito no processo de reconstrução da fibra. A linha S.O.S Cachos Rícino e Queratina, da Salon Line, é ideal para recuperar os fios emborrachados, pois promove reconstrução profunda, nutrindo e selando a estrutura das fibras capilares, além de garantir maciez e brilho.

Perguntas frequentes

O que é cabelo elástico?

Cabelo elástico é um termo usado para descrever fios de cabelo muito danificados e frágeis, que se esticam facilmente ao serem puxados.

 Como o cabelo fica elástico?

O cabelo pode ficar elástico devido a processos químicos agressivos, como alisamentos, descolorações ou uso excessivo de calor. A falta de cuidados regulares com as madeixas também pode provocar um efeito emborrachado nos fios.

É possível reverter o cabelo elástico?

Em alguns casos, é possível reverter o problema do cabelo elástico com tratamentos adequados e cuidados específicos, como um cronograma capilar. Além disso, usar produtos ricos em proteínas e queratina podem ajudar a fortalecer e reconstruir os fios danificados pelo excesso de elasticidade.

Hidratação ajuda no tratamento do cabelo elástico?

Com certeza! Hidratar regularmente os fios ajuda a melhorar sua saúde geral e a reduzir a elasticidade excessiva. Dentro de um cronograma capilar completo (hidratação, nutrição e reconstrução), a hidratação faz milagres.

Devo parar de utilizar ferramentas térmicas no meu cabelo elástico?

Sim! É recomendado reduzir ou evitar completamente o uso de ferramentas térmicas durante o tratamento do cabelo elástico.

É possível evitar que o cabelo fique elástico?

Sim, evitando processos químicos agressivos e mantendo uma rotina adequada de cuidados capilares é possível prevenir ou minimizar os danos ao cabelo.

Quanto tempo leva para o cabelo recuperar sua elasticidade natural?

O tempo de recuperação do cabelo varia de pessoa para pessoa e depende da gravidade dos danos. Pode levar semanas a meses para que os fios voltem à sua elasticidade natural com um tratamento adequado e consistente.

Os cabelos elásticos precisam de cuidados específicos para restaurar a fibra capilar. Se você sente os seus fios elásticos, é hora de colocar essas dicas em prática!

cropped CARD 1 CAPA 2024 04 22T155745.618 - Como recuperar cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado
Dicas e inspirações de como fazer a trança nagô
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 2024 04 19T145947.922 - Como recuperar cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado
Como fazer o cabelo crespo crescer: dicas para sua rotina de cuidados
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 2024 04 17T091353.802 - Como recuperar cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado
Matizador Salon Line: qual devo usar para o meu tipo de cabelo?
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 2024 04 15T145051.099 - Como recuperar cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado
Moreno iluminado em cabelo ondulado: tudo sobre a técnica que vai iluminar os fios
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 100 - Como recuperar cabelo elástico e evitar o efeito emborrachado
Creme de uva: sua finalização com cheirinho de fruta
Por Rafaela Oliveira
Rate this post
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Dicas e inspirações de como fazer a trança nagô Como fazer o cabelo crespo crescer: dicas para sua rotina de cuidados Matizador Salon Line: qual devo usar para o meu tipo de cabelo? Moreno iluminado em cabelo ondulado: tudo sobre a técnica que vai iluminar os fios Creme de uva: sua finalização com cheirinho de fruta
Pular para o conteúdo