Inspirações de penteados para formatura semi preso
Por Rafaela Oliveira
por Carolina Glogovchan
Você já ouviu falar sobre cabelo elástico? O cabelo elástico pode ser considerado um dano capilar profundo decorrente do excesso de química nos fios ou falta de cuidados regulares. Ambos os fatores, além de deixarem os fios elásticos, também podem causar quedas, ressecamento, embaraços, e outros problemas. Quer saber o que fazer com o cabelo […]
Você já ouviu falar sobre cabelo elástico? O cabelo elástico pode ser considerado um dano capilar profundo decorrente do excesso de química nos fios ou falta de cuidados regulares. Ambos os fatores, além de deixarem os fios elásticos, também podem causar quedas, ressecamento, embaraços, e outros problemas. Quer saber o que fazer com o cabelo […]
Você já ouviu falar sobre cabelo elástico? O cabelo elástico pode ser considerado um dano capilar profundo decorrente do excesso de química nos fios ou falta de cuidados regulares. Ambos os fatores, além de deixarem os fios elásticos, também podem causar quedas, ressecamento, embaraços, e outros problemas. Quer saber o que fazer com o cabelo elástico? Confira nossas dicas.
Os cabelos elásticos, ou emborrachados, são fios que foram danificados por algum procedimento químico ou por falta de cuidados regulares. Sem dúvidas, todos os tipos de cabelo precisam de cuidados, mas cachos e crespos quimicamente tratados exigem ainda mais atenção e tratamentos à base de queratina para permanecer saudáveis.
A queratina é a responsável por reconstruir a fibra capilar danificada. A reconstrução capilar, tratamento que repõe queratina nos fios, pode ser feita de duas maneiras: com máscara ou queratina líquida. O indicado é utilizar os ingredientes a cada 15 dias.
Quem não apresenta elasticidade nos fios, mas deseja prevenir do efeito emborrachado, deve investir não apenas na reconstrução, mas em um cronograma capilar completo, com hidratação, nutrição e umectação capilar frequentes.
Os cabelos tingidos ou descoloridos, devido ao procedimento de mudança, passam por um dano profundo em sua estrutura, e precisam de cuidados para sua recuperação. Assim, para evitar que os fios fiquem elásticos após o processo de descoloração, é importante certificar-se de que o cabelo está forte antes mesmo de iniciar o procedimento.
Vale, portanto, considerar um cronograma capilar antes de ir ao salão mudar as madeixas. Após o procedimento, claro, fica a mesma recomendação: mantenha os cuidados capilares em dia, dando ênfase à reconstrução.
Nem sempre a tesoura é a solução. Confira como recuperar os cabelos elásticos com o tratamento correto:
Já sabemos que a reconstrução capilar é fundamental para devolver a saúde dos fios, porém, só ela não consegue repor todas as vitaminas e nutrientes que os fios precisam para ficarem bonitos e macios. O cronograma capilar pode ser considerado o tratamento mais completo para os cabelos danificados, afinal, ele é composto por todos os cuidados fundamentais para os fios: hidratação, nutrição e reconstrução. Confira como fazer cronograma capilar:
Reposição hídrica. A hidratação é rica em vitaminas e devolve a umidade aos fios, ajudando a driblar a opacidade, a falta de movimento e o excesso de embaraço.
Reposição lipídica. A nutrição capilar é a responsável pela reposição de óleo aos fios, trazendo de volta o brilho, a maciez e, também, o fim do frizz e do ressecamento.
Reposição proteica. A reconstrução capilar é responsável por restaurar a fibra capilar, devolvendo força e resistência aos fios.
Além dos procedimentos químicos, a prancha e o secador também danificam o cabelo com curvatura e os tornam elásticos. Isso porque, o calor desses aparelhos atinge as camadas mais profundas da fibra capilar, fazendo com que mude as estruturas mais internas do fio, prejudicando os nutrientes essenciais.
Sem dúvidas, a queratina é a principal aliada dos fios contra a elasticidade, e ela deve ser usada sem medo, pois ajuda muito no processo de reconstrução da fibra. A linha S.O.S Cachos Rícino e Queratina, da Salon Line, é ideal para recuperar os fios emborrachados, pois promove reconstrução profunda, nutrindo e selando a estrutura das fibras capilares, além de garantir maciez e brilho.
Cabelo elástico é um termo usado para descrever fios de cabelo muito danificados e frágeis, que se esticam facilmente ao serem puxados.
O cabelo pode ficar elástico devido a processos químicos agressivos, como alisamentos, descolorações ou uso excessivo de calor. A falta de cuidados regulares com as madeixas também pode provocar um efeito emborrachado nos fios.
Em alguns casos, é possível reverter o problema do cabelo elástico com tratamentos adequados e cuidados específicos, como um cronograma capilar. Além disso, usar produtos ricos em proteínas e queratina podem ajudar a fortalecer e reconstruir os fios danificados pelo excesso de elasticidade.
Com certeza! Hidratar regularmente os fios ajuda a melhorar sua saúde geral e a reduzir a elasticidade excessiva. Dentro de um cronograma capilar completo (hidratação, nutrição e reconstrução), a hidratação faz milagres.
Sim! É recomendado reduzir ou evitar completamente o uso de ferramentas térmicas durante o tratamento do cabelo elástico.
Sim, evitando processos químicos agressivos e mantendo uma rotina adequada de cuidados capilares é possível prevenir ou minimizar os danos ao cabelo.
O tempo de recuperação do cabelo varia de pessoa para pessoa e depende da gravidade dos danos. Pode levar semanas a meses para que os fios voltem à sua elasticidade natural com um tratamento adequado e consistente.
Os cabelos elásticos precisam de cuidados específicos para restaurar a fibra capilar. Se você sente os seus fios elásticos, é hora de colocar essas dicas em prática!