Secure Adnxs

Descoloração masculina: dicas para descolorir e preservar os fios

por Carolina Glogovchan

O cabelo descolorido masculino é um dos estilos mais em alta entre os homens. O motivo? É moderno, diferente e sempre chama muita atenção. Mas antes de sair clareando os fios é fundamental entender melhor como funciona a descoloração. Além disso, é essencial pensar sobre qual estilo adotar e os cuidados que devem ser observados […]

Descoloração masculina: dicas para descolorir e preservar os fios

O cabelo descolorido masculino é um dos estilos mais em alta entre os homens. O motivo? É moderno, diferente e sempre chama muita atenção. Mas antes de sair clareando os fios é fundamental entender melhor como funciona a descoloração. Além disso, é essencial pensar sobre qual estilo adotar e os cuidados que devem ser observados […]

ColoraçãoCuidados
cabelo descolorido masculino 4 630x420 - Descoloração masculina: dicas para descolorir e preservar os fios

O cabelo descolorido masculino é um dos estilos mais em alta entre os homens. O motivo? É moderno, diferente e sempre chama muita atenção. Mas antes de sair clareando os fios é fundamental entender melhor como funciona a descoloração.

Além disso, é essencial pensar sobre qual estilo adotar e os cuidados que devem ser observados antes e depois de conquistar os cabelos loiros. Ainda não tem todas essas informações? Vamos detalhar tudo o que você precisa para ter um cabelo descolorido masculino cheio de estilo e de saúde! Bora?

Cabelo descolorido masculino: como saber o tom ideal

Descolorir o cabelo significa retirar, gradativamente, o pigmento através de uma mistura de pó descolorante e água oxigenada. Quanto maior for o volume da água oxigenada e mais tempo a mistura permanecer nos cabelos, mais claros eles ficarão.

Além disso, depois de descolorido, o cabelo ainda pode receber uma tintura ou tonalizante para ficar no tom desejado. Mas, você já sabe qual tom é esse? Se a resposta é não, você deve pensar se deseja uma mudança mais drástica ou mais sutil.

Em fios escuros, por exemplo, os tons de mel e castanho claro ajudam a renovar o visual sem causar tanto contraste, então você pode optar por uma água oxigenada com volume mais baixo – volume 20 ou 30 – e deixar o produto agir menos tempo nos cabelos para não clarear demais.

Por outro lado, se a ideia é apostar no contraste, os tons de loiro dourado e platinado podem ser as melhores opções. Para atingir essas cores provavelmente será necessário usar uma água oxigenada com volume mais alto – como a 40 – e deixar a mistura agir mais tempo.

O que avaliar antes de descolorir?

cabelo descolorido masculino 2 533x800 - Descoloração masculina: dicas para descolorir e preservar os fios

O cabelo descolorido masculino fica bem em qualquer homem, incluindo os que ostentam fios ondulados, cacheados e crespos. A única restrição diz respeito à saúde capilar.

A descoloração é um processo altamente agressivo para os cabelos e, por isso, eles precisam estar fortes e saudáveis para passar por ele. Se notar que a cabeleira está com aspecto seco, quebradiço e frágil, ela não está pronta para ser descolorida.

Adote um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução e, só depois que ele estiver mais saudável, poderá ser clareado. Além disso, antes de começar o processo em busca do cabelo descolorido masculino será preciso fazer um teste de mecha.

O teste consiste em aplicar o descolorante em uma pequena mecha da nuca e deixar alguns minutos. Se os fios se tornarem elásticos ou se partirem vai ser necessário cuidar deles por mais algumas semanas. Se a mecha clarear sem prejudicar a estrutura e aparência, você pode seguir!

Como ficaram os cabelos após o teste de mecha?

Se você percebeu que os cabelos ficaram esquisitos depois do teste de mecha, será preciso tratar os fios para que eles fiquem saudáveis e fortalecidos antes da descoloração. Recomendamos adiar o procedimento por, pelo menos, 15 dias e seguir o seguinte tratamento:

  1. Evite o uso de bonés, secador e ferramentas de calor para não sobrecarregar os fios. Se possível, lave os cabelos apenas com água fria ou morna e penteie-os com cuidado para que não quebrem. Se os fios forem cacheados ou crespos, use um pente garfo;
  2. Faça um cronograma capilar por 15 dias e invista na etapa de nutrição. Aproveite as linhas de máscara de hidratação e nutrição da Salon Line;
  3. Muitos homens sofrem com a caspa e alterações no couro cabeludo. Se esse é o seu caso, aposte em shampoos e condicionadores que controlam o problema e evite o uso de gel e pomadas que podem estimular o surgimento desses quadros.

Depois de tratar os fios, você deve repetir o teste de mecha: se os cabelos estão bem cuidados, há grandes chances de os fios não ficarem severamente danificados por conta do descolorante. Agora sim, você pode transformar seu visual.

Passo a passo para descolorir o cabelo masculino

cabelo descolorido masculino 3 533x800 - Descoloração masculina: dicas para descolorir e preservar os fios

O ideal é descolorir o cabelo em um cabeleireiro porque ele vai saber a volumagem certa para atingir o tom desejado e fazer todo o procedimento com segurança. Mas, se quiser entender como descolorir o cabelo masculino, veja o passo a passo abaixo:

Passo 1: misture o pó descolorante e a água oxigenada;
Passo 2: divida os cabelos em mechas finas para facilitar a aplicação;
Passo 3: com ajuda de um pincel para cabelos, aplique a mistura sobre os fios;
Passo 4: deixe agir por alguns minutos e lave abundantemente.

Ao final desse processo, você já vai ter conquistado o cabelo loiro descolorido masculino, porém é comum que apenas o descolorante não deixe os cabelos num tom natural. O mais recorrente é os fios estarem meio amarelados e com uma cor artificial.

Para resolver esse ponto, o cabeleireiro irá aplicar um tonalizante nos cabelos na cor desejada (seja ela mel, castanho claro, cinza, loiro acinzentado, platinado etc.). Dessa forma, eles ficarão mais naturais, uniformes e brilhantes.

A finalização fica por conta da hidratação, que vai repor água e nutrientes perdidos na descoloração. Todo processo leva algumas horas para ser finalizado e requer o uso de diferentes produtos, como descolorante, água oxigenada, tintura ou tonalizante, cremes e máscaras.

Cuidados pós-descoloração

cabelo descolorido masculino 587x800 - Descoloração masculina: dicas para descolorir e preservar os fios

Agora você já tem o seu tão sonhado cabelo descolorido masculino, mas ainda precisa de alguns cuidados para mantê-lo bonito e saudável! O primeiro deles é matizar os fios se perceber que eles ficaram amarelados ou manchados.

O matizador é um produto usado para corrigir o tom do cabelo que pode mudar de cor ao longo do tempo e ficar cinza, amarelo ou até verde por conta de reações químicas do descolorante com agentes externos, como luz solar, cloro da piscina e até mesmo algumas tinturas.

Existem shampoos, condicionadores e máscaras que matizam, ou seja, neutralizam o amarelado, deixando um aspecto mais bonito e natural. A depender do tom de loiro alcançado, você deverá utilizar um matizador compatível. Por exemplo, tons amarelados podem ser neutralizados por matizadores com pigmentos roxo e violeta. Já se os fios penderem para o laranja, é o matizador azul que irá resolver esse problema. Fios esverdeados podem ser matizados por produtos com pigmentos vermelhos.

Para garantir que os cabelos continuem saudáveis entre uma descoloração e outra também é fundamental seguir um cronograma capilar. Depois de descolorir, invista pesado na etapa de reconstrução para que a fibra capilar se recupere e as cutículas fiquem seladas.

Como o cabelo descolorido masculino é mais sensível que os outros, também é importante evitar expor os fios ao calor intenso de secadores, difusores, da água quente e do sol. Além disso, para os cabelos cacheados descoloridos masculino vale a pena ainda investir na umectação.

Você pode umectar seus cachos enquanto dorme! Para isso, com os cabelos secos, aplique uma quantidade moderada de óleo vegetal nos fios, como o Óleo de Umectação Rícino Puro e o Óleo de Umectação Babosa da linha #todecacho. A dica aqui é sempre evitar a raiz. Envolva os cabelos com uma touca de cetim ou um lenço e vá dormir. Pela manhã, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

Produtos que ajudam a manter o cabelo descolorido saudável

Agora que você já sabe como descolorir cabelo masculino, é hora de conhecer alguns produtos indispensáveis para mantê-los sempre saudáveis, brilhantes e fortes. Tenha em mente que essas dicas ajudam não só a manter a cor dos fios, mas ainda evitam problemas como queda e ressecamento.

Shampoo e condicionador para o dia a dia

Cuidar dos cabelos é como cuidar do corpo, uma tarefa contínua, por isso não subestime a importância de investir no shampoo e no condicionador certos. O primeiro critério é optar por aqueles desenvolvidos para o seu tipo capilar: cacheado ou crespo. Depois, opte por aqueles que possuem os nutrientes que você precisa. Uma boa dica é apostar na dupla shampoo e condicionador S.O.S Bomba Crescimento Salon Line, que é rica em Whey protein, Vitamina A, D-pantenol, Biotina e Óleo de rícino.

Creme de pentear e finalizador

O creme de pentear ajuda a manter os fios hidratados e facilita o desembaraçar logo após o banho – o Creme para Pentear #todecacho Cachos dos Sonhos é ótimo. Para fechar com chave de ouro, vale também apostar nos finalizadores, como o Spray Finalizador Vinagre de Maçã #todecacho que ajuda a manter os fios hidratados e ainda define os cachos para que eles fiquem mais bonitos e estilosos o dia inteiro.

Óleos e umectantes

Por conta do uso da água oxigenada e do pó descolorante, o cabelo masculino descolorido fica mais ressecado, pois perde umidade e pigmento. Por isso, inclua na sua rotina de cuidados os óleos vegetais para aplicar nos fios e fazer a umectação – essa última ideal para os crespos.

A dica é não exagerar na aplicação do óleo e evitar que ele caia na raiz. Além disso, sempre opte pelos óleos orgânicos, pois são livres de silicone, derivados de petróleo e sulfatos, que podem até reagir químicamente com a tintura e descoloração e alterar a cor dos fios.

Prefira os de coco, óleo de rícino, óleo de argan, abacate e babosa. Para fios grossos, os óleos em gel são mais indicados por aderir melhor à estrutura capilar. Você também pode apostar na pré-lavagem aplicando um pouco de óleo nos fios meia hora antes de lavar os cabelos;

Máscara de hidratação

Sua nova melhor amiga será a máscara de hidratação, que deverá ser aplicada ao menos uma vez por semana para manutenção da umidade no interior do fio. A máscara contém ingredientes que irão nutrir as madeixas e recuperá-las de possíveis danos.

Por fim, na hora de escolher o produto ideal leve em consideração os seguintes critérios: tipo capilar, se há ou não manchas da descoloração (nesse caso prefira uma máscara matizadora para fazer a hidratação) e possíveis problemas capilares (fios quebradiços, secos, porosos, elásticos). Entre as mais amadas estão a Máscara Matizadora #todecacho Marsala Roxo e a Máscara de hidratação S.O.S Bomba Crescimento.

Cabelo descolorido masculino: inspirações

cabelo descolorido masculino 5 630x420 - Descoloração masculina: dicas para descolorir e preservar os fios

Agora você já sabe como conseguir o seu cabelo descolorido masculino, mas ainda não decidiu qual o estilo ideal? Então inspire-se nesses caras que aderiram o estilo e faça sua escolha!

Gostou das dicas? Então, leia também sobre os melhores cortes de cabelo masculino crespo para ter novas ideias e continuar arrasando no visual!

Rate this post
#todecacho