Cabelo cacheado ressecado nunca mais! Saiba como fugir dessa!

O cabelo cacheado tem toda aquela definição e volume de dar inveja, porém, pode apresentar maior ressecamento do que os fios ondulados ou lisos, por exemplo. Por isso é preciso levar os cuidados com as molinhas a sério, valorizando ainda mais a beleza da sua cabeleira! Se você quer saber como cuidar direitinho do cabelo cacheado ressecado é só ficar com a gente por aqui!
Quais são os fatores que definem um cabelo cacheado ressecado?
Bom, para começar, é bacana explicar porque o cabelo cacheado acaba sofrendo mais com o ressecamento do que os outros tipos que mencionamos antes. Isso acontece porque o seu formato em espiral dificulta a passagem do óleo natural do couro cabeludo pelo comprimento do fio e pontas. Sendo assim, o cabelo cacheado fica desprovido de nutrição, deixando-o fraco e frágil. Isso porque esse óleo produzido pelas glândulas sebáceas também tem a função de proteger o fio de danos externos causados pela ação do sol, poluição, vento, poeira, água quente e altas temperaturas de ferramentas elétricas como secador e modelador, além dos procedimentos químicos.
Juntando esses fatores, o cabelo cacheado que está ressecado apresenta características como opacidade, falta de movimento, pouca definição, frizz em excesso, pontas duplas e em casos mais graves até mesmo fios elásticos e quebradiços.
Melhores dicas para evitar o ressecamento dos cachos
Para evitar que a sua cabeleira fique ressecada e gritando por socorro há um método especial e que é o mais eficiente de todos. Entretanto, vamos falar dele daqui a pouco.
Por enquanto, deixaremos aqui uma listinha de dicas que você deve seguir se quiser que os seus fios fiquem longe da secura. Se liga só:
-Evite lavar o cabelo com água quente;
-Diminua o uso do secador, difusor ou modelador;
-Nunca deixe de aplicar protetor térmico nas madeixas antes de submeter os fios à ferramentas de calor;
-Use sempre um leave-in hidratante e, de preferência, com óleos nutritivos para tratar a fibra capilar durante o dia;
-Escolha sempre finalizadores com proteção UV (indicamos o Ativador de Cachos Mel #todecacho que, além de proteger dos raios solares, ainda repara e reconstrói fios porosos, promovendo uma mega definição);
-Hidrate os fios ao menos uma vez por semana;
-Integre a umectação capilar à sua rotina;
-Use shampoos de limpeza suave, como os liberados;
-Substitua o shampoo pelo co-wash de vez em quando, caso prefira;
-Invista no pré-shampoo para preparar os fios antes da higienização;
-Siga um cronograma capilar e não largue mais!
Monte um cronograma capilar e evite um cabelo cacheado ressecado!
É isso aí, o cronograma capilar é a melhor maneira de fazer com que o seu cabelo cacheado não apresente ressecamento. Isso porque esse tratamento não apenas devolve a umidade dos fios, como também repõe o óleo necessário e a massa capilar que é perdida por causa dos danos sofridos. Para isso, o cronograma conta com etapas de hidratação, nutrição e reconstrução intercalados, assim as madeixas ficarão sempre saudáveis. Quer saber mais sobre cronograma capilar? Solta o clique!
Receitas caseiras para diminuir o ressecamento dos fios cacheados
Se você ama receitinhas caseiras, pegue a caneta e o lápis, pois trouxemos duas que você vai amar!
Leite de coco e abacate
-Amasse um abacate e coloque em um liquidificador com leite de coco e bata até virar um creme.
-Aplique a mistura no cabelo seco e sujo, passando desde a raiz até as pontas.
-Massageie bem o couro cabeludo ao acabar e aguarde 30 minutos.
-Depois disso enxágue bem, lave com um shampoo suave e finalize com condicionador.
-Deixe secar naturalmente.
Cerveja, ovo e azeite de oliva
-Misture meio copo americano de cerveja com um ovo cru e uma colher de chá de azeite de oliva.
-Lave o cabelo com shampoo e então aplique a mistura nos fios por completo com um pincel.
-Coloque uma touca de banho e aguarde 15 minutos.
-Lave com shampoo de novo e finalize com condicionador. Se ao final ainda estiver sentindo cheiro de ovo no cabelo, use um pouco mais de condicionador do que o normal, mas não aplique na raiz.
Agora não tem mais desculpa para andar com o cabelo cacheado ressecado por aí, não é mesmo!? Bora desfilar essa cabeleira linda, migs!
Eu tenho dificuldade de definir meus cachos
Adeus ressecamento, Amélia.
Me surpreendi com a receita com a cerveja kkkk
Mais uma dica inusitada para anotar e testar, Lu. ❤️
O meu cabelo tem partes beeem ressecadas, quase nada faz cachear essas partes. As vezes eu tento fazer alguma texturização mas elas acabam dando uma quebradinha kkk. Passo óleo, sigo cronograma faz 3 meses, e mesmo assim 🙁
Lu, que tal testar a linha “S.O.S Cachos Ultra Cachos”?! Ela combate ao ressecamento, proporciona nutrição profunda, cutículas seladas e brilho extremo. Vem conferir! https://www.lojadasalonline.com.br/tratamento/nossas-marcas/sos-hidratacao/#/linha-ultra-cachos