Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Black Power: conheça o termo!

Dicas

Black Power: conheça o termo!

 

Do inglês, “Poder Negro”, mas traduzido à realidade do Brasil, será que a expressão Black Power traz toda esta conotação?

O assunto é complexo, pois a expressão remete tanto à ideologia política do movimento Black Power oriundo dos Estados Unidos, fruto dos movimentos sociais pela reivindicação de direitos civis da população negra daquele contexto, bem como o penteado estilizado, nos cabelos crespos e cacheados naturais que reforçavam esta ideologia.

Hoje o termo Black Power ganhou mais conotação no estilo e modelagem de cabelos crespos, principalmente pelo formato do corte em fios do tipo 4b e 4c. Em geral o corte é mais visível em cabelos do tamanho curto e médio, que tendem à forçar volume, definição e modelagem, com ou sem frizz e pouco se importando com definição da ondulação. Este formato de cabelo, penteado ganhou várias interpretações, inclusive no contexto da moda, da beleza e da política.

Hoje penso que é perfeitamente possível misturar os termos, as conotações, seus significados e ressignificar o uso. Black Power é a força de mulheres e homens negros sim, independente do gênero e origem, que podem ser simbolizados ou não, pelo estilizado dos cabelos crespos e cacheados, naturais ou não.

O poder do black precisa ganhar força não apenas no cabelo, mas também na identificação da sua história, da sua trajetória. É compreendermos que, mesmo com alguns avanços, ainda precisamos caminhar muitas milhas para romper com o preconceito, a discriminação e o racismo e promover ações, reflexões e atitudes que gerem igualdade, equidade e empatia entre nós.

Beijos e obrigada!

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados