Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

beneficios do mel no cabelo 630x420 - Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

Você sabe identificar um cabelo danificado? Não é difícil, afinal, suas características são bem visíveis: fios ressecados, rígidos, porosos, frágeis, que apresentam pontas duplas e frizz, além de cair ou quebrar com facilidade. Se o seu cabelo possui algumas dessas características, é bem provável que ele esteja danificado e, no caso de cabelos cacheados, estes danos podem ser mais recorrentes.

Por essa razão, é importante sempre investir em ingredientes que contenham ativos hidratantes e nutritivos para adicionar na sua rotina capilar: o mel é um dos ingredientes mais benéficos para cabelos ondulados, cacheados e crespos, e pode ser facilmente incluído na sua agenda de cuidados. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre este cuidado:

O que define um cabelo danificado?

Antes de qualquer coisa, fica a pergunta: você sabe identificar um cabelo danificado? Não é difícil, afinal, suas características são bem visíveis, pois os fios ficam ressecados, rígidos, porosos, frágeis, apresentam pontas duplas, frizz e costumam cair ou quebrar bastante. Se o seu cabelo possui algumas ou todas essas características, é bem provável que ele esteja danificado. Neste caso, o tratamento com mel pode ser a solução. Falaremos sobre isso já já.

Quais são os fatores que danificam os cabelos?

Nesta matéria vamos contar tudinho sobre como tratar o cabelo danificado com os benefícios do mel, entretanto, porque não entender como é que os fios acabam fragilizados para evitar os danos na próxima vez, hein!?
Diversos fatores podem prejudicar a saúde do fio, como a exposição a ferramentas de calor em excesso e sem proteção, sendo elas o secador ou o modelador, por exemplo. Outro fator que pode fragilizar bastante os fios é o abuso de procedimentos químicos como relaxamento, descoloração e coloração. Além disso, fatores externos como a ação do sol, vento, poluição e até mesmo a água quente do chuveiro podem causar danos ao fio. Por isso é sempre bom evitar todos esses fatores ou ao menos proteger o seu cabelo deles.

Propriedades do mel

mel no cabelo 1 630x420 - Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

O mel é rico em sais minerais, aminoácidos e alfa-hidroxiácidos que proporciona a vantagem de selar os fios porosos e quebradiços, reparando-os e reconstruindo-os. Todo esse poder de tratar os fios danificados se dá justamente pelo fato de ser um ativo com alta carga de proteínas e aminoácidos, responsáveis por recuperar e fortalecer este tipo de fio. Além disso, o mel é super nutritivo, funcionando como um poderoso umectante, capaz de manter a umidade do fio. Isso faz com que ele fique protegido e macio. Os açucares contidos no mel também proporcionam uma hidratação incrível. Ah, e não para por aí! O mel também pode funcionar como um condicionador natural, pois apresenta forte poder emoliente. Por consequência, promove fios selados e super brilhantes. Por fim, você lembra que falamos do açúcar presente no mel? Ele ajuda super no crescimento capilar, pois ao manter a umidade do fio, impede a queda e ainda fortalece os folículos pilosos, mantendo o couro cabeludo sempre limpo e saudável.

Benefícios do mel para o cabelo ondulado, cacheado e crespo

mel no cabelo 2 630x760 - Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

Já deu para entender o que o mel é um ativo super interessante para cuidar da saúde de qualquer fio que apresente algum tipo de dano, não é mesmo!? Mas você sabia que ele pode ser ainda mais importante na vida dos fios com curvatura? Pois é, isso acontece porque os fios ondulados, cacheados e crespos naturalmente são mais frágeis do que os cabelos lisos, por exemplo. Entre estes especialmente os cacheados e crespos, sendo os crespos os mais delicados de todos. Isso porque quanto mais a curvatura do fio se destaca, como em formato em espiral (cacheado) ou em Z (crespo), mais dificuldade o óleo natural encontrado no couro cabeludo tem em descer pelo comprimento e pontas do fio. No final das contas, quando este fio fica sem essa camada de oleosidade, não recebe a nutrição necessária para a sua saúde, além de ficar desprotegido contra os fatores externos que podem o danificar. No caso dos fios ondulados, como a curvatura é mais suave, o óleo consegue descer um pouco mais facilmente e ele acaba não ficando tão fragilizado quanto os fios cacheados e crespos, entretanto, este fio ainda precisa de um cuidado especial, pois apresentam necessidade nutritiva ao menos nas suas pontas.

beneficios do mel no cabelo 2 630x547 - Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

O mel pode ser o ingrediente que faltava na hora de cuidar da saúde de fios danificados, mas você sabia que ele pode ser ainda mais importante na vida dos fios com curvatura? Pois é, isso acontece porque os fios ondulados, cacheados e crespos naturalmente são mais frágeis do que os cabelos lisos. Quanto mais acentuada a curvatura — em espiral, no caso dos cachos, ou em Z, no caso dos crespos — mais dificuldade o óleo natural encontrado no couro cabeludo tem em descer pelo comprimento e pontas do fio. Ou seja, o fio não recebe a nutrição necessária para a sua saúde, além de ficar desprotegido contra os fatores externos que podem danificá-lo.

Usando o mel no cabelo: passo a passo para hidratar

mal no cabelo 3 533x800 - Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

Nós, da Salon Line, somos fãs das receitinhas caseiras, então se liga nessas misturinhas e no passo a passo de como fazer a hidratação com mel!

Aprenda duas maneiras incríveis de usar o mel no seu cabelo e jamais sofrer com fios danificados novamente! Essas duas receitinhas são para você que ama uma hidratação caseira!

beneficios do mel no cabelo 1 630x420 - Benefícios do mel no cabelo: por que ele é tão poderoso na hora de restaurar?

Mel e banana para fios danificados e ressecados

Não é apenas uma combinação deliciosa, mas também super efetiva para cuidar da beleza dos cabelos: rica em potássio, a banana favorece o fortalecimento capilar, além de minimizar a queda, restaurar a elasticidade e dar brilho às madeixas. Veja abaixo como fazer em casa:

Passo 1: amasse meia banana e misture com uma colher de sopa de mel, uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem e duas colheres de sopa da sua máscara de hidratação de preferência.

Passo 2: mexa bem, e aplique no cabelo limpo e úmido.

Passo 3: espalhe bem a mistura por todo o cabelo, mecha a mecha.

Passo 4: prenda o cabelo em um coque, coloque uma touca e deixe agir por 15 minutos.

Passo 5: enxágue bem e finalize com um condicionador.

Mel + maionese contra pontas duplas e fios opacos

Passo 1: misture uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de maionese em um recipiente.
Passo 2: aplique a mistura no cabelo seco, apenas no comprimento e pontas.
Passo 3: massageie suavemente e deixe agir por volta de 20 ou 30 minutos.
Passo 4: após o tempo de pausa, enxágue bem e aplique uma máscara hidratante de sua escolha.
Passo 5: aguarde o tempo indicado na embalagem e enxágue de novo.
Passo 6: finalize com o condicionador.

Mel e maionese para pontas duplas e fios opacos

Com óleos vegetais e ovos em sua composição, a maionese contém antioxidantes e nutrientes riquíssimos para a saúde dos fios, proporcionando brilho, maciez e revitalização para os cabelos.

Passo 1: misture uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de maionese em um recipiente.

Passo 2: aplique a mistura no cabelo seco, apenas no comprimento e pontas.

Passo 3: massageie suavemente e deixe agir por volta de 20 ou 30 minutos.

Passo 4: após do tempo de pausa, enxágue bem e aplique uma máscara hidratante de sua escolha.

Passo 5: aguarde o tempo indicado na embalagem e enxágue de novo.

Passo 6: finalize com o condicionador.

Salon Line indica:

Se você está decidida a apostar nos benefícios do mel, invista também em produtos que contenham o ingrediente na composição. A Salon Line também aposta neste ativo em diversas linhas e produtos. Veja só:

  • O Shampoo e o Condicionador da linha Hidra Mel trazem fórmula enriquecida para reconstruir, nutrir e fortalecer os fios, além de selar as cutículas, garantindo fios resistentes e saudáveis. Com mel, óleo de argan e tutano, a linha age para recuperar os danos sofridos pelo ressecamento.
  • Já o kit com Shampoo e Condicionador da linha S.O.S Cachos Mel Cachos Intensos traz ativos poderosos e especiais para os cabelos cacheados, que promovem limpeza hidratante e nutritiva. Também reparam os fios e criam uma barreira protetora contra danos externos causados pelo dia a dia. A linha também conta com Creme de Pentear e Ativador de Cachos para fios alinhados, brilhosos, ultra definidos e livres do frizz. 

Melhores produtos com mel na composição

Se você quer evitar o trabalho de se aventurar nas receitinhas caseiras e investir em produtinhos poderosos com mel na composição, temos uma dica especial para você! A linha #todecacho Mel tem produtinhos desenvolvidos especialmente para tratar e deixar os cabelos ondulados, cacheados e crespos ainda mais lindos e saudáveis com todos os benefícios do mel. A família conta com um produtinho 2×1 que além de máscara de reconstrução, também funciona como creme para pentear, garantindo a blindagem do fio. Também tem a Gelatina de Geleia Real que promove uma reconstrução poderosa, além de ajudar a formatar os cachos no day after, o resultado é bapho! E não para por aí, pois também tem o ativador de cachos que dá tchau para os fios porosos enquanto ativa e define os cachos com perfeição.
Além de todos os benefícios do mel, que já mencionamos aqui, todos os produtinhos da linha contam com Geleia Real que é enriquecida com vitamina A, C, E e do Complexo B, que também reconstroem e hidratam a fibra. A composição também tem própolis, que é rico em flavonoides e antirradicais livres com efeito antioxidante, cicatrizantes e hidratantes, que ajudam o fio a crescer e ficar mais resistente.

E aí, apaixonada pelos benefícios do mel no cabelo? Então experimenta e conta para a gente aqui nos comentários o que achou! ☺

5/5 - (5 votes)

Posts Recentes: