Entenda a transição capilar
Procedimentos químicos como a progressiva, o relaxamento e o alisamento são irreversíveis e, por isso, modificam a estrutura capilar, deixando os fios com outra textura. A única maneira possível para voltar ao visual natural é passar pela transição capilar: durante esse período, abandonam-se as químicas e corta-se as partes alisadas até que vão embora por completo.
Durante o processo de transição capilar é muito difícil lidar com a autoestima, afinal, o cabelo é a moldura do rosto e está completamente sem formato. Para ajudar, invista em acessórios como turbantes, lenços, brincos grandes e maxi colares, por exemplo.
Outros mecanismos para ajudar a ter paciência e deixar a autoestima elevada são as texturizações que disfarçam as diversas texturas dos fios. Confira algumas:
Enrole mechas de cabelo ao redor do acessório – para cachos mais abertos, separe mechas maiores, se quiser cachos pequenos, use poucos fios. Deixe de preferência durante o período da noite, retire pela manhã e use um spray fixador para finalizar.
Texturização com o dedo (dedoliss)
Outra técnica popular é o dedoliss. Para realizar, separe o cabelo em mechas finas e enrole-as nos dedos até formar cachos. Importante: faça com os cabelos úmidos e use finalizadores (creme para pentear, ativador de cachos, definidor ou leave-in).
Já ouviu falar desse tipo de texturização? Se não, dá só uma olhada no vídeo abaixo e aprenda como fazer!
Quando o cabelo cacheado e crespo está em transição precisa de cuidados redobrados. Ou seja, muita hidratação, nutrição e reconstrução. Veja a seguir como adotar uma rotina de tratamento para não deixar nenhuma das etapas sem atenção.
O cronograma capilar é uma agenda de cuidados composta por três etapas. A hidratação devolve a umidade aos cabelos, a nutrição repõe a oleosidade e a reconstrução restitui a massa e a queratina da fibra capilar que passou por químicas. Aderir ao cronograma garante fios muito mais fortes e saudáveis.
O scab hair é o cabelo “novo” que ainda está danificado pelo excesso de química, por isso, é mais difícil de cuidar e restaurar. Para lidar com ele, basta tratar o cabelo com bastante cuidado e atenção. Isso significa que o cronograma capilar vai ser o seu melhor amigo. Invista!
Não é proibido usar a chapinha na transição capilar, porém, não é indicado. Isso porque esticar o cabelo e expô-lo ao calor excessivo pode deixá-lo ainda mais fragilizado, ressecado e sem definição natural, demorando mais tempo para repará-lo. Caso opte pelo uso dos acessórios quentes, não esqueça de usar produtos próprios, como defrizantes de ação térmica.
O fim da transição capilar geralmente é marcado pela realização do BC ou Big Chop, um grande corte que retira totalmente a química do cabelo. Porém, existe também quem prefira deixar o cabelo natural crescer e tirar as pontas lisas aos poucos. A escolha é sua, o importante é se sentir confortável consigo mesma.
Quer saber mais sobre Big Chop? Então se liga só!
https://www.youtube.com/watch?v=0DB56mfAIn0