Os cabelos crespos, ou cabelos tipo 4, são fios que apresentam muito volume e excesso de frizz, e são suas características naturais que os fazem ainda mais lindos, atraentes e poderosos.
O cabelo crespo é a curvatura mais ressecada de todas, isso porque os cachos são mais fechados, prejudicando a trajetória do óleo natural em todo o comprimento dos fios.
A hidratação é responsável por repor a umidade dos fios, por isso é tão importante que os crespos apostem nesse cuidado.
Esse tratamento deve ser feito pelo menos uma vez por semana, mas geralmente é possível substituir pela nutrição, aliada poderosa dos crespos.
Este tipo de fio é mais opaco, embaraçado, ressecado e frisado, por isso a atenção deve ser redobrada no quesito nutrição.
Usar máscaras com óleos vegetais na composição é fundamental, porém, se o cabelo estiver precisando de uma ajuda a mais, será preciso apostar nos óleos vegetais puros para a recuperação desse crespinho.
A técnica de nutrição usando óleo vegetal puro nos fios é conhecida como umectação capilar e há duas maneiras de fazê-la. A primeira é realizada antes do banho, aplicando o óleo nos fios e deixando-os completamente umedecidos por, pelo menos, 30 minutos. Lave completamente e condicione na sequência.
A segunda maneira é feita durante a noite, chamada de umectação noturna. Aplique o óleo vegetal em todo o cabelo, da mesma maneira que explicamos antes, e depois coloque uma touca térmica ou prenda. Deixe o produto agir durante toda a noite e lave apenas na manhã seguinte.
Muitas pessoas acreditam que o cabelo crespo tem mais dificuldade de crescimento, mas acreditem isso só acontece porque este tipo de fio precisa de mais cuidados para se manter saudável. Por isso, siga à risca as dicas que deixamos aqui, certo?
O tratamento é responsável por devolver todas as necessidades dos fios, pois é composto por hidratação, nutrição e reconstrução. Ou seja, tudo o que os cabelos, principalmente os crespos, precisam.
É possível encontrar exemplos de cronogramas prontos na internet, mas você pode criar o seu próprio modelo, apenas lembre-se de não incluir muitas reconstruções nos tratamentos – o ideal é realizar esta etapa, no máximo, três vezes ao mês para não enrijecer os fios.
https://www.youtube.com/watch?v=hq2oLTu_poA
CORTE EM CAMADAS:O estilo é muito indicado para cabelos crespos devido o controle e a maleabilidade que proporciona. Ele permite controlar o volume ou aumentá-lo, dependendo apenas da forma em que as camadas são feitas. Para mais volume aposte nas desconectadas, caso o objetivo seja o oposto, opte por camadas sutis.
https://www.youtube.com/watch?v=ZrcVunmMf84
BLACK POWER: Black Power para dar um up no visual. Ele precisa ser cortado com o cabelo seco e em formato arredondado. Dica: o pente garfo deve fazer parte da vida desse tipo de corte para garantir um super volume! Se gostou das dicas e quer mais informações sobre cuidados com o crespo e o Black Power, confira aqui mais segredinhos e não perca nada.