O cabelo crespo e crespíssimo, também conhecido como afro, predomina em muitas cabeças brasileiras. É um fio de presença marcante e inconfundivelmente bonito. Você é dona de um belo cabelo crespo ou crespíssimo? Então, você está no lugar certo! Confira aqui dicas incríveis para cuidar dos seus fios de forma correta.
A principal característica do cabelo crespo está na estrutura da fibra capilar, que é mais frágil do que nos demais tipos de fio. Classificados como 4ABC, os cabelos crespos apresentam aparência marcante e diferem do cabelo 3C, pois não apresentam formatação definida dos cachos.
Outra característica dos cabelos crespos e crespíssimos está no fator encolhimento. Esse tipo de fio pode aparentar ser até 80% menor do que realmente é. Esse aspecto deve ser considerado na hora de escolher o corte ideal.
Apresenta laterais bem aparadas e um topete volumoso que pode ser modelado para trás ou para um dos lados. É um corte elegante e ideal para quem quer estar na moda.
Conhecido como “falso moicano”, esse corte de cabelo mantém um topo bem alto e laterais baixas, que muitas vezes vão sendo aparadas gradualmente. Em cabelo crespos e cacheados, a parte mais alta pode ser texturizada e penteada para frente, formando uma franja falsa.
Um corte adorado pelos donos de cabelos crespos e crespíssimos, o flat top, é um corte de volume médio e bem reto tanto no topo quando nas laterais
O long bob já é um corte amado pelas mulheres pela sua beleza e versatilidade, mas com uma franja na altura dos olhos o corte médio ganha ainda mais charme!
Amado pelas celebridades, esse corte na altura do queixo é um bob levemente repicado nas laterais para ganhar textura e movimento.
Quem deseja tirar volume do cabelo crespo pode optar pelos cortes repicados com comprimento longo. O repicado ajuda a distribuir melhor o volume e a manter as mechas alinhadas.
Esse penteado pode ser feito de duas formas. A primeira é dividir os cabelos em mechas e transformar cada uma delas em uma trança. Depois é só juntá-las e formar um coque no topo da cabeça.
A outra maneira é prender um rabo de cavalo alto, separar uma pequena mecha dele e trançar. Use o restante do cabelo para formar o coque e prenda com um elástico. Para finalizar, enrole a trança no coque de forma a cobrir o elástico.
Esse é um penteado fácil e ótimo para eventos sociais. Comece dividindo os cabelos pela lateral, deixando uma parte com mais cabelo e outra com menos. Separe uma mecha da parte com menos cabelo e faça uma trança embutida seguindo desde a parte da frente da cabeça até a nuca. Tome o cuidado de manter o trançado bem próximo do couro cabeludo. Repita o processo até ter trançado toda a parte com menos cabelo. Texturize o outro lado para ficar mais definido e volumoso.
Para fazer o half bun comece separando uma porção de fios da parte de cima da cabeça. Faça um pequeno coque usando elástico ou grampo e deixe o restante solto. Para dar mais charme ao penteado, separe das mechinhas da frente e enrole-as no dedo no estilo “pega rapaz”.
Os cabelos crespos e crespíssimos são, naturalmente, mais propensos ao ressecamento. Isso porque sua curvatura impede que a oleosidade produzida no couro cabeludo chegue às pontas. Dessa forma, para exibir um cabelo crespo saudável é preciso investir em uma rotina de cuidados intensa, um cronograma capilar, intercalando tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução.
A nutrição do cabelo crespo e crespíssimo é fundamental para conceder brilho e revitalização, pois repõe lipídios e protege a fibra capilar de danos e quebras. Essa etapa também pode ser alternada com umectações com óleo vegetal.
A #todecacho é uma linha expert em produtos para cabelos cacheados, crespos e crespíssimos. Em seu portfólio, é fácil encontrar os produtos ideais para manter o cabelo crespo e crespíssimo sempre saudável, bonito e brilhante. Entre os finalizadores, o creme de pentear Black Power Crespíssimo Poderoso é perfeito para desembaraçar os fios e, ainda, auxiliar naquele penteado mara!
Além disso, para umectações incríveis, estão disponíveis os óleos de umectação #todecacho, que irão promover um brilho maravilhoso nos fios: Rícino Puro, Óleo de Coco Puríssimo, Blend de Óleos (Argan, Coco e Manga) e Mix de Óleos (Girassol, Oliva e Coco).
Sabemos que o cabelo crespo é naturalmente um pouco mais ressecado e quando tingimos ele pode ficar ainda mais frágil, principalmente no caso da descoloração.
Para garantir que além de um visual novo seus cabelos vão continuar saudáveis, é fundamental tomar alguns cuidados.
Antes de descolorir os cabelos, sempre teste o produto em uma mecha da nuca para avaliar como os fios se comportam.
Depois de aplicar a tintura, siga com o seu cronograma capilar para repor os elementos que podem ter sido perdidos depois da coloração. Se quiser uma cor mais viva por mais tempo também é importante adotar produtos específicos para cabelos coloridos.
Agora que você já sabe as características e como cuidar do cabelo crespo, crespíssimo e afro, bora arrasar com esses fios sensacionais!