Castanho-médio, claro e escuro são tonalidades muito comuns entre as brasileiras. As três cores são versáteis e combinam perfeitamente com todos os tons de pele e tipos de cabelo. Comumente confundidas, elas apresentam algumas características específicas que as diferenciam, por isso, preparamos algumas dicas para as cacheadas e crespas que estão pensando em mudar o visual. Confira!
Castanho-médio: características das tonalidades 3.0, 4.0 e 5.0
O castanho-escuro (3.0) é a cor mais próxima do preto. Ele proporciona um aspecto bem natural e discreto ao cabelo e é perfeito para quem deseja mudar a cor dos fios sem precisar radicalizar. Mas, assim como os fios loiros precisam de um bom matizador, os castanhos também necessitam de cuidados específicos. A dica para manter as madeixas sempre brilhantes e com aspecto saudável é fazer hidratação caseira periodicamente e, uma vez ao mês, investir em uma hidratação mais profunda no salão. Isso evita que os fios fiquem opacos ao longo do tempo.
O castanho-médio (4.0) é a escolha certa para as donas de cabelos cacheados e crespos que não querem uma cor nem tão escura, nem tão clara. Essa é uma tonalidade que se adequa perfeitamente a todos os tons de pele e que se caracteriza por ter a base quente e iluminar sutilmente as madeixas.
Para valorizar ainda mais a cor, opte por um corte de cabelo com as pontas desconectadas, que dão mais movimento aos fios e favorecem as madeixas com curvatura. Um cabelo curto feminino como o bob crespo ou o tapered hair podem ser excelente opções. Já para quem prefere o comprimento médio, o blunt cut é escolha certa. E para as cacheadas e crespas que gostam do cabelão, o corte com a base em V é uma ótima escolha.
O castanho-claro é uma cor que transita entre o castanho-médio e o loiro escuro. Essa tonalidade tem um aspecto iluminado natural incrível e é ideal para quem quer os fios mais claros sem precisar optar pelo loiro. Para as mulheres que têm um tom de pele mais claro, uma dica é fazer algumas mechas mais escuras para criar um fundo e evitar que o visual fique empalidecido.
Castanho-médio: como obter o tom certo?
Castanho-médio, claro ou escuro não são tonalidades tão difíceis de obter, e dificilmente será necessário descolorir os fios, a não ser que você tenha cabelo preto. Entretanto, alguns cuidados são necessários antes de aplicar a tinta castanho-médio ou de outra cor. Isso porque fios porosos, ressecados e sem vida não absorvem o pigmento de forma adequada e podem ficar ainda mais danificados, caso não sejam tratados antes da coloração.
No caso de cabelos cacheados e crespos, esses cuidados são ainda mais importantes, já que os fios com curvatura são naturalmente mais ressecados. Por isso, capriche no cronograma capilar um mês antes de aplicar a coloração para garantir que seus fios estejam fortes no dia.
Além disso, conte com um bom hairstylist para realizar o procedimento. Ele será responsável por escolher a melhor técnica e fazer o procedimento de forma correta e segura.
Castanho-médio é uma ótima cor base para técnicas de clareamento
Se a sua ideia é apostar nos tons de castanho como cor base para alguma técnica de clareamento, o castanho-médio é uma boa escolha. Babylights, luzes, bronde hair, ombré hair, californianas e balayage são algumas das opções mais pedidas nos salões e ficam lindas com essa tonalidade, por isso, pode apostar sem medo de errar!
Castanho-médio: dicas para manter a beleza e a saúde dos fios
Independentemente de escolher o castanho-médio, o castanho-claro ou o tom mais escuro, os cuidados para manter a beleza e a saúde das suas madeixas são fundamentais. Essas tonalidades costumam ficar opacas ao longo do tempo, caso não sejam bem cuidadas, por isso, realize um cronograma capilar periodicamente, utilize shampoo e condicionador específicos para cabelos coloridos, e um dos cuidados mais importantes: utilize produtos com proteção térmica para prevenir a oxidação causada pelos raios solares.
Curtiu as dicas? Abaixo separamos várias fotos lindas com inspirações de mulheres com os fios castanho-médio, castanho-claro e castanho-escuro. Dá uma olhada!